Mineração de Textos
Dese já agradeço muito
Franciele Manica
Melhor post
Marisiana Battistella
13/09/2014
Esses dados são encontrados em documentos de texto como: livros, jornais, revistas, páginas Web, blogs, perfis de redes sociais, e-mails, arquivos PDF, documentos XML, arquivos JSON, etc.
Com a mineração de texto pode-se extrair informação relevante de uma grande base de textos, sem precisar lê-los previamente. Outra utilização, seria o auxílio na navegação para encontrar o que se deseja.
Mais Respostas
Marisiana Battistella
11/09/2014
Do que exatamente você precisa?
Você precisa de material de apoio, estudo?
Mariana Carvalho
11/09/2014
Franciele Manica
11/09/2014
Isso, preciso saber como minerar textos com ela, como gerar relatórios, como aplicar duas técnicas em sequência, como utilizar o complemento do Weeka que tem disponível... na verdade preciso de tudo! hehehehe
Se puder me ajudar te agradeceria muito!
Marisiana Battistella
11/09/2014
Eu não conheço essa ferramenta que vc está utilizando, mas, por experiência própria, as melhores informações então nos manuais da própria ferramenta ([url]http://rapidminer.com/documentation/[/url]). Por mais que as vezes não tenha versões em português, vale utilizar o google translator (no caso de ter dificuldades com inglês) pra tentar entender as idéias principais pra saber pra onde direcionar as pesquisas sem q os assuntos fiquei tão desligados uns dos outros.
Encontrei este tutorial que parece ter um conteúdo mais completo: [url]http://www.dataprix.com/rapidminer-tutorial-online-operadores[/url]
Você também pode utilizar os videos disponíveis no youtube, por mais que sejam outro idioma, assistindo sempre se consegue assimilar alguma coisa nova.
Canal do youtube: [url]https://www.youtube.com/user/RapidIVideos[/url]
Tem esse tutorial: [url]https://www.youtube.com/user/neuralmarkettrends1/videos[/url]
Espero que esse material te ajude...
Marisiana Battistella
11/09/2014
Mariana Carvalho
11/09/2014
Alex Lekao
11/09/2014
Desconhecia. rsrsr
Acho que a IBM tem ferramentas para fazer isso tambem. rsrsr
Se nao me engano isso foi utilizado na copa aqui no Brasil para tentar prever e "monitorar" comportamentos na web a respeito da copa, a ferramenta monitorava os Twits e com uma padrao iria medindo grau de satisfacao, contentamento, raiva, entre outros, a respeito dos jogos, etc.
Sei que aparentemente nao tem nada a ver com o post, mas acho que reforca a explicacao dada pela Marisiana. rsrsr
Abraco.
Mariana Carvalho
11/09/2014
Alex Lekao
11/09/2014
Normalmente os arquivos respeitam uma padronizacao, pensando em csv, a tabulacao define a troca de campos, ou o pipe( | ), ou o ponto e virgula( ; ), e tudo isso sera tomado como parametro para fazer a coleta, terceira coluna, vigesima linha, essas coisas.
Como disse, imagino que seja dessa forma, afinal desconheco as ferramentas e a metodologia. rsrsr
Abraco.
Mariana Carvalho
11/09/2014
Franciele Manica
11/09/2014
Realmente nos sentimos bem perdidas no começo.
Estou usando o translate sim, pois meu inglês não é dos melhores.
Estou com dificuldade em estruturar os dados a serem minerados. A aplicação das técnicas está bem complicado.
OS tutorias estou revirando para ver ser encontro algo que me ajude.
Muito obrigado pela ajuda!
Alex Lekao
11/09/2014
Ele eh mais um arquivo de estrutura padronizada para exportacao e importacao de dados ou compartilhamento de dados, etc.
No caso listas de contatos, arquivos de dados, como vc mencionou do excel, entre outros.
nao sei se esse tecnica/ ferramente seja especificamente para retirar dados de arquivos word ou pdf, mas acredito que nao seja dificil, visto que ja eh feito isso de muitas formas, inclusive pesquisas do google por exemplo, ja leem os arquivos.
Marisiana Battistella
11/09/2014
São as próprias ferramentas que fazem isso, elas possuem os recursos necessários para isso...
O que se precisa saber, de um modo mais geral, é utilizar a ferramenta, entender as funcionalidades dela e saber refinar as informações.
Marisiana Battistella
11/09/2014
Desconhecia. rsrsr
Se nao me engano isso foi utilizado na copa aqui no Brasil para tentar prever e "monitorar" comportamentos na web a respeito da copa, a ferramenta monitorava os Twits e com uma padrao iria medindo grau de satisfacao, contentamento, raiva, entre outros, a respeito dos jogos, etc.
Sei que aparentemente nao tem nada a ver com o post, mas acho que reforca a explicacao dada pela Marisiana. rsrsr
Abraco.
Tem a ver com o post sim, Alex!
A IBM tem ferramentas para diversas finalidades inclusive essas que vc citou, uma delas é a SmarterAnalytics que é utilizada para extrair informações dos Big Data, utilizando análises preditivas, probabilidades, etc.
Marisiana Battistella
11/09/2014
Realmente nos sentimos bem perdidas no começo.
Estou usando o translate sim, pois meu inglês não é dos melhores.
Estou com dificuldade em estruturar os dados a serem minerados. A aplicação das técnicas está bem complicado.
OS tutorias estou revirando para ver ser encontro algo que me ajude.
Muito obrigado pela ajuda!
Por nada Franciele!
Vc utiliza a modelagem multidimensional de dados?
Alex Lekao
11/09/2014
Sabia que eles atuam em Big Data entre outras areas, mas nao conheco as ferramentas. rsrsr
Vejo a IBM como se consolidando cada vez mais no BI e BigData.
Obrigado pelas informacoes.
Abraco.
Desconhecia. rsrsr
Abraco.
Tem a ver com o post sim, Alex!
A IBM tem ferramentas para diversas finalidades inclusive essas que vc citou, uma delas é a SmarterAnalytics que é utilizada para extrair informações dos Big Data, utilizando análises preditivas, probabilidades, etc.
Marisiana Battistella
11/09/2014
Eu não sei muito sobre as estatísticas, mas IBM tá investindo fortemente na Análise de Dados e possui soluções com recursos bem evoluídos.
Quando comecei a conhecer o trabalho da IBM fiquei fascinada com a atuação deles, pois eu sempre via a IBM relacionando com hardware.
Marisiana Battistella
11/09/2014
Eu não sei muito sobre as estatísticas, mas IBM tá investindo fortemente na Análise de Dados e possui soluções com recursos bem evoluídos.
Quando comecei a conhecer o trabalho da IBM fiquei fascinada com a atuação deles, pois eu sempre via a IBM relacionando com hardware.
Mariana Carvalho
11/09/2014
Marisiana Battistella
11/09/2014
Alex Lekao
11/09/2014
eu tambem tinha a impressao do Hardware, comecei a perceber essa atuacao depois da faculdade e materiais e comerciais em radio, e tal.
Sou suspeito para falar em IBM, digamos que seja meu sonho de consumo profissional. rsrsr
Eu gosto demais de dados, analise e mineracao, organizacao, transformacao, etc. rsrsr
Pena nao poder me envolver mais e evoluir mais.
Marisiana Battistella
11/09/2014
Se você que isso mesmo, faça acontecer e vá alterando a rotina até conseguir encaixar isso no teu dia-a-dia.
Com o tempo vc substitui e fica fazendo só o que vc gosta de fazer.
Mariana Carvalho
11/09/2014
Por uma simples leitura da pra perceber que a area é outra, apesar de ser ligada a banco de dados, a forma como se trabalha é diferente!
Marisiana Battistella
11/09/2014
Em geral, podemos entender que os sistemas OLTP fornecem dados para os data warehouse e os sistemas OLAP ajudam a analisar os dados dos data warehouse .
Lembra que a gente estuda sobre OLTP e OLAP em uma disciplina da graduação?
Mas na graduação o foco são os sistemas OLTP, pois eles são a origem.
Mariana Carvalho
11/09/2014
Marisiana Battistella
11/09/2014
Alex Lekao
11/09/2014
Feliz ou infelizmente, tenho que ir devagar, tenho alguns processos a cumprir primeiro antes de colocar alguns outros em pratica.
Como hj tenho que coordenar o departamento, entao acabo perdendo bastante tempo, assim que conseguir que o pessoal ande mais sozinho e ter alguem cuidando de outras areas relacionadas a infra estrutura, e suporte no caso, acredito que vou conseguir me dedicar mais a isso.
Sem contar que vou precisar de alguem para me ajudar com a parte leve do tratamento dos dados, os scripts basicos para os relatorios, que aparecem todo dia quase. kkkk
Obrigado pelo incentivo.
Abraco.
Se você que isso mesmo, faça acontecer e vá alterando a rotina até conseguir encaixar isso no teu dia-a-dia.
Com o tempo vc substitui e fica fazendo só o que vc gosta de fazer.
Alex Lekao
11/09/2014
=b
P.S.: So uma piadinha que sempre faziamos nos lugares onde trabalhei. rsrsr
Marisiana Battistella
11/09/2014
Marisiana Battistella
11/09/2014
Mas sempre têm-se vantagem, seja em termos de organização, ganho de tempo, controle de qualidade, performance dos projetos, etc.
Alex Lekao
11/09/2014
Eh claro que a expressao era uma piada que o pessoal costumeiramente usava.
Porque muito daquile conteudo teorico passado por professores etc, na pratica era diferente, e em alguns casos "extremos" nao funcionava mesmo. rsrsr
Marisiana Battistella
11/09/2014
Alex Lekao
11/09/2014