Melhores formas de aprender Java
quais as melhores, "infaliveis" formas de aprender Java? a tecnologia evolui bastante e por conta disso pode surgir mais duvidas do que se imagina, no inicio.
quais as dicas para nós?
quais as dicas para nós?
Janaina Mendes
Curtidas 0
Melhor post
Daniel Volpato
10/06/2014
Suponhando que você já tenha uma noção de lógica de programação, uma sugestão pra quem tá iniciando no mundo OO é a Guia de Java.
Tem uma guia que te ensinar como se tornar um programador Java, que aliás, são ótimas pra quem quer começar com OO aliado às boas práticas.
Agora se você tá com sua lógica um pouco "enferrujada", sugiro fazer um [url:descricao=curso de lógica de programação]https://www.devmedia.com.br/curso/logica-de-programacao/1945[/url]. Tem bastante conteúdo teórico e prático.
#ficaadica
Tem uma guia que te ensinar como se tornar um programador Java, que aliás, são ótimas pra quem quer começar com OO aliado às boas práticas.
Agora se você tá com sua lógica um pouco "enferrujada", sugiro fazer um [url:descricao=curso de lógica de programação]https://www.devmedia.com.br/curso/logica-de-programacao/1945[/url]. Tem bastante conteúdo teórico e prático.
#ficaadica
GOSTEI 1
Mais Respostas
Rodrigo Pereira
10/06/2014
Não existe uma forma infalivel de aprender java.. vai da sua dedicação!
1° vc sabe alguma linguagem de programação?
Pra quem nunca teve contato com a programação, o ideal é:
1 - Lógica de programação
2 - C - Procedural
3 - Orientação a Objetos
A melhor coisa é aprender como funciona um programa, a parte da sintaxe é o mais facil de aprender!
2 - C - Procedural
3 - Orientação a Objetos
A melhor coisa é aprender como funciona um programa, a parte da sintaxe é o mais facil de aprender!
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
2 - C - Procedural
3 - Orientação a Objetos
olá Rodrigo, antes de mais nada obrigada.
respondendo,
1 - sei apenas o basico do basico, ainda caminhando, lendo/estudando java, diretamente orientado a objetos, mas com algumas dificuldades.
GOSTEI 0
Rodrigo Pereira
10/06/2014
Daniel volpato é defensor nato da Caellum né? rsrs
Então.. tbm gosto de lá tbm..
pega algum desses livros
Java Como programar
ou
Use a Cabeça Java
Então.. tbm gosto de lá tbm..
pega algum desses livros
Java Como programar
ou
Use a Cabeça Java
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
10/06/2014
Gostei do conteúdo dos links Daniel!
No Caelum tem umas apostilas bem interessantes.
Obrigada!
No Caelum tem umas apostilas bem interessantes.
Obrigada!
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
Daniel e Rodrigo, obrigada mais uma vez. abraço.
GOSTEI 0
Alex Oliveira
10/06/2014
Aqui do devmedia tem um curso de Java Orientação a Objetos, dá uma conferida.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
O curso a que se refere é esse? Tem um [url:descricao=Curso de Java com Orientação a Objetos]https://www.devmedia.com.br/curso/basico-de-java-e-orientacao-a-objetos/360[/url].
Mas se preferir você também pode encontras centenas de cursos de Java aqui.
Mas se preferir você também pode encontras centenas de cursos de Java aqui.
GOSTEI 0
Alex Oliveira
10/06/2014
Este mesmo Janaina, O Robson que foi o autor das aulas consegui passar bem o conteúdo. Outro bom curso é esse [url:descricao=curso de java básico]https://www.devmedia.com.br/curso/curso-basico-de-java-aplicado/367[/url], agora o segredo e sempre testar para fixar, um erro de muitos que estão começando e achar que ler, assistir, debater vai te tornar um programador, a tentativa-erro-tentativa-acerto é o melhor estudo, escrever código é a arte do desenvolvedor.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
estou percebendo isso, programação é algo que exige estudos e testes(pratica) de forma incansavel!!!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
10/06/2014
Verdade! Se não pratica não aprende, acaba esquecendo até a lógica de programação.
Já vi esse curso Alex, indiquei pra um amigo que está aprendendo e ele falou que é muito bom!
Já vi esse curso Alex, indiquei pra um amigo que está aprendendo e ele falou que é muito bom!
GOSTEI 0
Alex Oliveira
10/06/2014
Ele e bom bem conceitual, é o tipo de material que você toma por referência, ao encontrar uma dúvida e só rever as aulas.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
Verdade! Se não pratica não aprende, acaba esquecendo até a lógica de programação.
verdade, como o Alex descreveu...
GOSTEI 0
Roniere Almeida
10/06/2014
Java é um mundo, por isso merece um estudo bem detalhado, a ainda puxa para o lado O.O que não é simples.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
só a parte de orientação a objeto é bastante conteudo, exige bastante atenção e paciencia.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
10/06/2014
Este mesmo Janaina, O Robson que foi o autor das aulas consegui passar bem o conteúdo. Outro bom curso é esse [url:descricao=curso de java básico]https://www.devmedia.com.br/curso/curso-basico-de-java-aplicado/367[/url], agora o segredo e sempre testar para fixar, um erro de muitos que estão começando e achar que ler, assistir, debater vai te tornar um programador, a tentativa-erro-tentativa-acerto é o melhor estudo, escrever código é a arte do desenvolvedor.
concordo em genero, numero e grau, perfeita colocação do nosso amigo Alex.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
gente, obrigado, muito mesmo!!!
GOSTEI 0
Alex Oliveira
10/06/2014
Agora quer se tornar um bom programador em qualquer linguagem?
1 - Use um bom editor de Scripts ( Ex: NotePad++, Gedit ou Sublime text.)
2 - Estude algorítimos e estrutura de dados aplicado à linguagem.( Conceitos de pilha e fila por exemplo )
3 - Compile e rode seus arquivos pelo terminal.
Esqueça a sensualidade das ferramentas, Isso é igual xarope da vovó, infalível...
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
Obrigada Eduardo, ja tinha visto algumas do site.
eu sei que IDE facilita demais, mas por que esses editores? o que vc usou?
pelo visto estou um pouco ruim mesmo, pilha e fila, vi apenas por cima. em que isso pode me ajudar mais?
estou com o java instalado e tentei rodar um simples "hello world" e não consegui, por isso parti logo para IDE, está funcionando.
1 - Use um bom editor de Scripts ( Ex: NotePad++, Gedit ou Sublime text.)
eu sei que IDE facilita demais, mas por que esses editores? o que vc usou?
Estude algorítimos e estrutura de dados aplicado à linguagem.( Conceitos de pilha e fila por exemplo )
pelo visto estou um pouco ruim mesmo, pilha e fila, vi apenas por cima. em que isso pode me ajudar mais?
3 - Compile e rode seus arquivos pelo terminal.
estou com o java instalado e tentei rodar um simples "hello world" e não consegui, por isso parti logo para IDE, está funcionando.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
10/06/2014
Infelizmente não existe uma receita de bolo, cada um tem uma forma diferente de aprender. MAS, uma forma que quase nunca falha é praticar, praticar e praticar. Pegar projetos pequenos e começar a desenvolver e aprender ao mesmo tempo, você vai ganhando expertise e melhorando cada vez mais.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
começando com aqueles exercicios basicos que são de costume em apostilas ou aqueles que já façam algo mais complexo, com acesso a dados?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
10/06/2014
Bom, se você está iniciando do zero mesmo, não sabe nem como instanciar uma classe, criar métodos e etc, então aconselho você a criar a aplicações simples, aqui vai algumas aplicações que são ótimas para aprendizado (você tem que correr atrás para desenvolve-las, o importante é começar):
1 - Calculadora com Operações de Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão
2 - Calculadora de Bhaskara (x1 e x2)
3 - Faça uma aplicação misturando os itens 1 e 2 com menu para deixar o usuário escolher
e etc... As aplicações acima não envolvem banco de dados mas lhe farão vislumbrar um pouco mais do Java.
1 - Calculadora com Operações de Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão
2 - Calculadora de Bhaskara (x1 e x2)
3 - Faça uma aplicação misturando os itens 1 e 2 com menu para deixar o usuário escolher
e etc... As aplicações acima não envolvem banco de dados mas lhe farão vislumbrar um pouco mais do Java.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
um dia tente, mas faz um tempinho, fazer a tradicional que está no windows. ja vi algumas video aulas, mas não consegui fazer bem.
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/362748-20140704-134814.jpg[/img]
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/362748-20140704-134814.jpg[/img]
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
10/06/2014
Pode ser um pouco rude mas: "Tente denovo até conseguir". Tenho certeza que quando conseguir, de tanto tentar, vai aprender muito.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
10/06/2014
tudo bem Ronaldo, irei tentar. muitissimo obrigada pela opinião, ajuda...
GOSTEI 0