Lógica de programa com Orientação a Objetos

Off Topic

19/11/2016

Acabei de ver um video bastante interessante, indico para quem está começando(ainda sou iniciante). Sobre a lógica, iniciar com a básica mesmo(procedural) ou logo partir para Orientação a Objetos? O que acham?

https://www.devmedia.com.br/programacao-por-onde-comecar/37391
Gleyton Menezes

Gleyton Menezes

Curtidas 0

Melhor post

Lucas Pereira

Lucas Pereira

20/11/2016

Boa noite Gleyton :D

Quando eu estava começando a aprender programação, eu me fazia essa pergunta. E hoje, há alguns tempos programando, responderia que o certo é tu começar do 0 mesmo, por exemplo, quando aprendemos boas prática de programação, automaticamente temos que saber as más práticas, certo? Pois assim, saberemos o porque não podemos fazer do jeito não recomendado. Esta analogia reflete no caso da lógica procedural e a POO, por mais que eu programe utilizando POO a vida toda, é importante eu entender como funciona outras metodologias de organização de código.E quando nos perguntarem o porque prefere uma, do que a outra, temos argumentos suficientes para explicar.

Espero ter ajudado.
Lembrando que cada um pode ter um ponto de vista diferente. :D
GOSTEI 5

Mais Respostas

Gleyton Menezes

Gleyton Menezes

19/11/2016

Lucas eu agradeço sua opinião/resposta/ajuda, tambem penso nesse caminho que você trilhou.
GOSTEI 1
Wilson Neto

Wilson Neto

19/11/2016

O melhor de se começar do zero é justamente podermos aprimorar a medida que vamos aprendendo novos patterns, novas metodologias e etc....
É claro que cada um tem uma abordagem diferente para aprendizado, mas começar do zero e ir aprendendo com o que fizemos no inicio é bem "recompensador", acabamos que notando a evolução do pensamento para determinadas problemas. :)
GOSTEI 3
Kleber Araujo

Kleber Araujo

19/11/2016

Olá Gleyton !,

Eu acredito que deva começar com a Lógica de programação pura e simples, na verdade Lógica de programação não depende de ser procedural ou orientada a objetos, lógica de programação é o raciocínio maneira e organização do código para resolver o problema ou construir um software seja ele web, desktop, mobile etc. Por isso não só é importante conhecer mas é obrigatório saber lógica de programação, e no caso de desenvolvimento de softwares, a lógica de programação exige que conheçamos as estruturas básicas da programação que são coisas que você irá utilizar em qualquer linguagem, C#, Java, php..., você deve saber o que são decisões: if, else, else if..., repetições: for, while..., tipos de dados, array, inteiros, booleanos, decimais..., sub rotinas(ou métodos, como conhecemos hoje): funcões e retornos.., a Orientação a objetos pura, não necessita a saber lógica de programação, o que você tem que pensar é que a orientação a objetos é uma forma de pensar para construir um programa, software etc..., primeiro você aprende a programar depois pensa em como deve programar ou seja ai entra a orientação a objetos, que é algo que vai nos dar muitos benefícios aos nossos códigos, vamos ter que escrever menos, vamos reutilizar muitos códigos escritos uma vez só, mas não dependa de Orientação a objetos para programar!, aprenda a programar e depois aprenda a utilizar Orientação a objetos, padrões de desenho(design patterns) e por ai vai, espero ter ajudado, se precisar de dicas ou um guia do que estudar, pode contatar estarei a disposição.
GOSTEI 2
Gleyton Menezes

Gleyton Menezes

19/11/2016

Grato Wilson e Skletor.
Um caminho realmente longo me espera!
GOSTEI 0
Kleber Araujo

Kleber Araujo

19/11/2016

que isso, não por isso, realmente um longo caminho te espera! =) , se puder dar um like lá na minha resposta vai me ajudar muito, valeuu
GOSTEI 1
POSTAR