Linux, o que falta para o usuário comum?

Infraestrutura

11/11/2015

É notório o crescimento do Linux, tanto para usuários comuns como para empresas, principalmente esse ultimo, onde foram adotadas medidas para estes se tornem "obrigatórios", mas na opinião de vocês, o que falta para este sistema se igualar aos outros? Apenas a facilidade?
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

Curtidas 0

Melhor post

Caio Renato

Caio Renato

12/11/2015

Eu não sei o que falta, a tecnologia geralmente nos surpreende, como o William citou:

Alguns colegas da área de programação me perguntam com certa frequência, "compensa eu mudar para Linux?", eu sou bem taxativo na resposta "NÃO FAÇA ISSO", usuários com muito tempo de Windows na maioria das vezes não conseguem fazer essa migração, pois toda e qualquer anomalia que ocorrer no sistema ou até o fato de digitar um comando no terminal vai gerar comparação com Windows "no windows não precisava fazer isso".

Essas questões sempre serão ativadas nas rodas de conversas, ambas as tecnologias tem seus meritos, o Windows evolui assim como o Linux, um bom "nisso" o outro "naquilo", dois pesos e duas medidas que só quem os usa com frequencia ou com fidelidade pode expressar, essa é minha opinião, espero não ter "sujado" o seu post.

Abraço.
GOSTEI 1

Mais Respostas

William

William

11/11/2015

Na minha opinião as distribuições mais populares atualmente já possuem boa usabilidade para usuários leigos, mas o Linux vai pagar caro por muito tempo ainda pela complexidade que existia no passado, muitas pessoas associam ele com sistema operacional para nerds pois ainda imaginam que é extremamente difícil de usar.

Sou usuário Linux a vários anos e comecei com Conectiva Linux (já extinto) extremamente chato de instalar com 5 CDs e mais ainda para utilizar no dia a dia.

Entre amigos e familiares próximos sempre que possível faço um teste instalando uma versão LTS do Ubuntu, quanto mais leigo for o usuário maior é a aceitação, já usuários que vem usando Windows a anos existe uma rejeição enorme.

Alguns colegas da área de programação me perguntam com certa frequência, "compensa eu mudar para Linux?", eu sou bem taxativo na resposta "NÃO FAÇA ISSO", usuários com muito tempo de Windows na maioria das vezes não conseguem fazer essa migração, pois toda e qualquer anomalia que ocorrer no sistema ou até o fato de digitar um comando no terminal vai gerar comparação com Windows "no windows não precisava fazer isso".

Melhorias sempre serão necessárias, até a Microsoft faz isso com seus produtos faz parte de um ciclo de evolução natural da tecnologia.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

11/11/2015

É notório o crescimento do Linux, tanto para usuários comuns como para empresas

Só por curiosisade quais as fontes que confirmam este crescimento notório? Poderia compartilhar?

principalmente esse ultimo, onde foram adotadas medidas para estes se tornem "obrigatórios",

Teria como descrever esta medidas para se tornar obrigatório? Pois fiquei curioso.

Acho que o que falta é a vontade do usuário em querer usá-lo, só isso. O William tem razão a não ser que você esteja mesmo disposto a abraçar o Linux é melhor ficar com o Windows. Pois sem um suporte para auxiliá-lo pequenos problemas vão causar grandes transtornos.

Eu não uso Linux porque nos projetos em que trabalho não tenho como usá-lo, ou até teria, mas o trabalho extra para usá-lo não compensa. E em casa uso computador mais para diversão e os jogos que tenho não rodam no Linux, então nem em casa uso.

Se você é entusiasta siga estudando, pois para servidores sempre haverá demanda.

Agora só cuidado com o fanatismo, pois conheço algumas pessoas que simplesmente não conseguem ver nada mais do que a beleza do Linux e simplesmente se tornam insuportáveis.

O William já disse em um outro post, você poder ter a preferencia para a tecnologia que quiser. Mas tecnologia boa é a que paga a suas contas.
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

11/11/2015

Só por curiosisade quais as fontes que confirmam este crescimento notório? Poderia compartilhar?

Eu vejo em redes sociais e amigos comentando, foruns tambem, enfim, não tirei de nenhuma fonte mas o que chega até a minha pessoa.

Teria como descrever esta medidas para se tornar obrigatório? Pois fiquei curioso.

Alguns orgão publicos passaram a utilizar software livre, acredito que por questões financeiras, mas não sei com que precisão estão ou foram adotadas.

Tambem vejo dessa forma William, explanou bem o cenário dos usuário completamente leigos e os usuários acostumados com o Windows.
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

11/11/2015

Verdade Caio.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

11/11/2015

Fiando-se exclusivamente nos número e estatistas de site especializados a pelo menos uns 15 anos a participação do Linux no mercado é de 1.98% á 4% e faz um bom tempo que não cresce. Não quer dizer com isso que o Linux é ruim, simplesmente o usuário comum não se interessa em instalá-lo.

Trabelhei um projeto na Caixa Federal para migrar do ASP para Java e o projeto foi um sucesso, e em paralelo existia outra equipe com o outro projeto de migrar do Windows para Linux (na época o Conectiva) simplesmente não foi para frente, além da resistência dos usuários a "falência" da Conectiva não ajudou. E sim muitos órgão usam o linux, mas somente como servidores como desktop não é usado. E mesmo empresas que migraram para o Java continuam usando o windows.

Aqui mesmo no fórum existem alguns entusiastas, mas é um percentual pequeno e maioria deles não abrem mão de uma partição Windows.

Agora se você considerar o Android como uma distro Linux, contrariando o Google, sim o Linux é líder sem dúvidas.

Finalizando acho ótimo termos opções e que o Linux consiga se manter. Eu tenho-o em dual boot, mas uso muito pouco, pois nunca tive o prazer de encontrar projetos para usá-lo. Agora uma coisa é fato com o advento do Linux a Microsoft teve que melhorar o Windows.

E quanto mais opções melhor.
GOSTEI 0
Ssssssssssssssssssssssssss

11/11/2015

Só o fato do código ser livre e por não ter qualquer tipo de "licença" já deveria ser motivo suficiente para a troca de Windows para Linux. Mas eu realmente não me importo que o usuário mais comum utilize Windows :)

Aliás, quais as dificuldades com uma distro amigável?
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

11/11/2015

Satisfeito com as respostas, sabemos como profissionais e estudantes que devemos ter muita atenção com o mercado e suas exigencias.

O problema não é só na migração, é como já escreveram, sempre comparam com o Windows e no primeiro problema que apareça por mais simples que possa parecer, voltam para o Windows.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

11/11/2015

Eu não sei o que falta, a tecnologia geralmente nos surpreende, como o William citou:

Essas questões sempre serão ativadas nas rodas de conversas, ambas as tecnologias tem seus meritos, o Windows evolui assim como o Linux, um bom "nisso" o outro "naquilo", dois pesos e duas medidas que só quem os usa com frequencia ou com fidelidade pode expressar, essa é minha opinião, espero não ter "sujado" o seu post.

Abraço.

Faço das suas palavras a minha.
GOSTEI 0
Caio Renato

Caio Renato

11/11/2015

O problema não é só na migração, é como já escreveram, sempre comparam com o Windows e no primeiro problema que apareça por mais simples que possa parecer, voltam para o Windows.

É desse jeito mesmo, é o normal.
GOSTEI 0

11/11/2015

Satisfeito com as respostas, sabemos como profissionais e estudantes que devemos ter muita atenção com o mercado e suas exigencias.

Entendi.. Mas ainda acho que cada um tem sua opinião, alguns acham mais viável pagar sei lá quantos reais por uma licença e ficar clicando em Next -> Next -> Finish; e outros preferem obter um sistema totalmente robusto e aprender um pouco mais a cada tentativa.

Quem não tem paciência e vontade de buscar conhecimento realmente não merece ficar usando Linux.
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

11/11/2015

Pesado mas é bem verdade Natan, para aprender Linux deve-se o minimo de dedicação.
GOSTEI 0
William

William

11/11/2015

Talvez ai que esteja o problema, "aprender Linux" é um termo muito forte, só se o usuário quiser tirar certificações Linux que precisa disso ou for trabalhar com segurança da informação, redes e etc.

Para usuário normais do dia a dia não é necessário ir tão longe assim, minha esposa usa Linux para acessar a internet, pagar contas, facebook, skype, Watshapp e etc ...

Faz muito tempo que não coloco a mão no notebook dela, as vezes ela chega a usar o meu que tem mais frescuras, mas mesmo assim está tranquilo.

Uma empresa de cobrança via telefone aqui da cidade com aproximadamente 30 atendentes colocou Linux Desktop para as atendentes, basicamente acessa um sistema via WEB e vai dando baixa nos registros.

Não existe mais tanta diferença em usabilidade, mas esse "aprender Linux" cai como uma bomba no usuários leigos.
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

11/11/2015

Para usuário normais do dia a dia não é necessário ir tão longe assim, minha esposa usa Linux para acessar a internet, pagar contas, facebook, skype, Watshapp e etc ...

Entendo o que disse, mas mesmo assim existe uma grande resistencia, em muitos casos só falam do Linux quando cai em prova de concurso, com aquelas perguntas bem simples.
GOSTEI 0
POSTAR