Inicio em progração em JAVA

HTML

Web service

PHP

Java

07/12/2016

Olá! meu nome é Cesar, sou formado em Ciência da Computação e minha experiência profissional sempre foi voltada para área de Suporte e Redes. Agora quero mudar um pouco de ramo. Pretendo me dedicar à programação e estou com algumas dúvidas de iniciante.
Eu já tive uma experiência com PHP. Cheguei a desenvolver um site com sistema simples de helpdesk(abertura de chamados, clientes, pedido e etc.) utilizando PHP, mysql e jquery. Mas não utilizei PHP orientado à objetos, apenas procedural mesmo(acho q é esse o termo).
Pelo que analisei no mercado de trabalho, vejo mais oportunidades para programadores JAVA do que programadores PHP, por isso pretendo arriscar meus estudos em JAVA.

Eu desenvolvi interesse por programação para WEB e Mobile. Achei interessante também os aplicativos que são desenvolvidos para o Google Chrome.
Minha dúvida é: Será que iniciar meus estudos em JAVA seria uma boa escolha para iniciar nesse caminho de programador?
O java seria uma boa plataforma para futuramente talvez eu me especializar em algo como desenvolvimento WEB, ou apps para celulares?

Uma outra dúvida de iniciante é: O Chrome não tem mais suporte ao JAVA, isso não tem afetado negativamente o desenvolvimento WEB com JAVA?
Sei lá, penso que algumas empresas podem estar preferindo fazer desenvolvimento WEB com outra linguagem por conta dessa questão do JAVA com o Chrome.

Alguém pode me ajudar com essas questões?
Obrigado!!
Cesar Santos

Cesar Santos

Curtidas 0

Melhor post

Osmar Filho

Osmar Filho

07/12/2016

Boa tarde César.

Na minha opinião é bastante válido investir no aprendizado do Java.

Algumas justificativas importantes são: Linguagem totalmente orientada a objeto, diversos framework´s disponíveis, multi-plataforma, bastante literatura, comunidade extensa e principalmente valorização do profissional no mercado de trabalho.

Inclua também no seu plano de estudos os seguintes tópicos: Designer Patterns (padrões de desenvolvimento), TDD (desenvolvimento orientado a testes), principais frameworks (Hibernate, Spring, etc...), UML e banco de dados.

Lembrando que para front-end (web) é essencial o conhecimento de HTML, JavaScript, CSS e jQuery.

Quanto ao Chrome não dar suporte ao java é somente para os applets, que são programas java executados no lado do cliente, isto é, no navegador. E para serem executados devem ser baixados, tornando o browser vulnerável a ataques.

Quando falamos em Java Web, estamos nos referindo ao desenvolvimento back-end e não a criação de Applets.

Espero ter elucidado um pouco.

Veja os cursos e guias do Devmedia.

Bons estudos.
GOSTEI 3

Mais Respostas

Felipe Moreira

Felipe Moreira

07/12/2016

Te auxiliar com algumas duvidas. Java não é uma linguagem simples, não espere aprender da noite para o dia, se dedique conseguirá bons frutos.
Sobre o Chrome, desconheço essas informações, possui fonte?
GOSTEI 0
Tullio Barbosa

Tullio Barbosa

07/12/2016

Olá Cesar.

Quando você fala sobre o chrome não utilizar mais o Java se refere ao plugin, não? Não existe nenhum restrição para programar em Java para web com o Chrome. São duas coisas separadas, o plugin e a linguagem. Inclusive o plugin Java foi descontinuado pela Oracle. Logo mais, todos os navegadores devem abandona-lo por uma questão de segurança, se já não o fizeram.

Sobre aprender Java: É uma linguagem que já está no topo de utilização no mundo. É um pouco complicado no inicio, mas a organização e o paradigma utilizado nela faz com que a curva de aprendizagem é grande. Você pode achar a liguagem um pouco burocrática, mas se se aprofundar nela, vai entender que são burocracias necessárias. Recomendo você "provar" um pouco da linguagem pra ver se você gosta.

Com Java, a maioria das pessoas ou ama ou odeia rs.
GOSTEI 2
Tullio Barbosa

Tullio Barbosa

07/12/2016

Além disso tudo que foi citado, a comunidade Java é bastante prestativa e existem materiais para estudo em abundância.
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

07/12/2016

Obrigado Tulllioff sobre a questão do navegador Chrome, respondi com incerteza e não sabia 100%.
GOSTEI 0
Cesar Santos

Cesar Santos

07/12/2016

Obrigado a todos por me ajudarem a esclarecer minhas dúvidas.. mas tenho mais uma.. rsrs..
Como citei anteriormente, tenho interesse também em desenvolvimento de apps mobile, mas nunca iniciei nenhum estudo para isso.
Gostaria de saber se por exemplo, estudando JAVA voltado para WEB, depois terei facilidade para desenvolver em JAVA para apps mobile?
Ou são conceitos extremamente diferentes?
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

07/12/2016

São diferentes, mas a base Java você aproveitará tudo. Web: html, javascript, Android é uma boa área.
GOSTEI 1
POSTAR