Gerencia de Projetos - duvidas e opiniões

Engenharia de Software

22/05/2014

estou abrindo este post para levantar algumas questões, nem todas agora, com o decorrer das respostas estarei formulando mais.
1 - Para se "formar" como gerente de projetos, notei que é quase uma obrigação ter experiencia, em quais pontos é aconselhável iniciar estudos/curso
2 - Existe certificação, antes de fazer uma pos ou mba em gerencia de projetos?
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

Curtidas 0

Melhor post

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

16/06/2014

Eu tenho um conhecimento superficial no assunto, mas eu acho que você deve analisar bem como é o funcionamento do SCRUM e, a partir do SCRUM, adaptar os processos da empresa. Você perceberá que algumas coisas vão permanecer, outras terão que mudar totalmente, outras apenas terão alguma melhorias.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Depende da instituição, mas a maioria, que eu saiba, não exige certificações para fazer MBA em Gerência de Projetos.
Com relação a experiência, eu acho que quem não tem um mínimo de experiencia com análise e desenvolvimento de sistemas não tem condições de ser um bom gerente de projetos. Como ele vai saber como funciona um projeto na prática? Vai acabar no mínimo sendo um chefe e não um líder.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

22/05/2014

Como ele vai saber como funciona um projeto na prática? Vai acabar no mínimo sendo um chefe e não um líder.

Marisiana, primeiramente obrigada por dar sua opinião, mas sobre o que escreveu, me falaram outra coisa, não sei se procede, me disseram que um profissional de gerencia de projetos, pode muito bem trabalhar em outras areas, exemplo: uma obra de construção de algo, não somente voltado ao desenvolvimento de software. as vezes eu acho que essa obrigatoriedade de saber programar depende de muitos aspectos(projetos), não sei se encaixa nesse perfil, enfim, como escrevi, não tenho essa certeza absoluta.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

22/05/2014

1 - Para se "formar" como gerente de projetos, notei que é quase uma obrigação ter experiencia, em quais pontos é aconselhável iniciar estudos/curso

estarei apenas expressando o que me transpareceu quando tive a disciplina de gerencia de projetos.

1 - eu acho que não é qualquer pessoa que tem o perfil para ser gerente de projetos, na minha visão não basta ter cursos, especialização(ajuda) mas não é tudo, caso a pessoa não possua esse perfil, a experiencia ajudará bastante. curso: uma especialização seria bem interessante, mas é bom já está quase encaminhado para area.
gostaria de comparilhar, quando está na faculdade, sempre tinha um aluno que iria conversar com o professor(gerencia de projetos), para tirar duvidas e outras coisas relacionado a disciplina, pelo que entendi este aluno ja estava quase assumindo uma "gerencia", mas sem duvida com alguem na empresa auxiliando.

2 - não tenho certeza, mas acho que PMBOK é uma certificação.

espero não ter atrapalhado...
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

22/05/2014

interessante o que escreveu Roniere, realmente é dificil ser gerente de projeto apenas com teoria, por mais que seja bom um curso ou uma faculdade.
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

22/05/2014

Geralmente a gerênte de projetos e a pessoa que tem experiência, já exerceu o cargo que vai coordenar, já participou de alguns projetos e tem aptidão para liderar. Não adiante fazer o melhor curso, ser bom, o melhor nos estudos e pensar que vai se tornar liderança pela capacidade acadêmica, requer algo mais.

A final a gerência de projetos tem responsabilidade com o produto que leva o nome da empresa e sua imagem perante ao mercado. Por exemplo, é prática promover à gerência de projetos um funcionário que faz parte da equipe e se destacou em momento de dificuldades, que tem capacidade técnica, comprometimento, e na falta da sua liderança ele assume sem deixa a bola cair. Este é o funcionário que futuramente será promovido ao cargo, pois ele esta sendo assistido pelo empresa e ela confia nele. Trabalhei na área de construção e ví estagiários em engenharia querendo saber como se desenha uma coluna de sustentação de uma ponte mas não se preocupava em saber como se preparava o concreto, a empresa esta olhando este erro.

Ou seja, antes de queremos ser líder em qualquer área, devemos ser primeiro um bom funcionário, na área de gerenciamento não adianta apresentar somente o canudo.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

22/05/2014

PMP do PMI é uma certificação da área.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

22/05/2014

Verdade Alex, então o exemplo que citei tem coerencia?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

22/05/2014

Com certeza Roniere, a pessoa poder ser perfeita tecnicamente, ter as melhores certificações mas de nada adiantara se não tiver a espírito de liderança. Lidar conflitos, diversidade de opiniões, saber ouvir entender e discutir e principalmente conseguir agir sobre pressão, é dos fatores primordiais para uma liderança e o Engenheiro de Softwares não foge à regra. Ja trabalhei com pessoas que tem menor qualificação que seus subordinados, mas possui uma grande capacidade técnica e de liderança mesmo não tendo certificações para comprovar suas habilidades, esta pessoa se preparou ao seu modo, aproveitou o momento e mostrou seu valor e para uma empresa "consciente" este funcionário não tem preço.

GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

22/05/2014

nem tudo que parece ser é? hehehehe
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Como ele vai saber como funciona um projeto na prática? Vai acabar no mínimo sendo um chefe e não um líder.

Marisiana, primeiramente obrigada por dar sua opinião, mas sobre o que escreveu, me falaram outra coisa, não sei se procede, me disseram que um profissional de gerencia de projetos, pode muito bem trabalhar em outras areas, exemplo: uma obra de construção de algo, não somente voltado ao desenvolvimento de software. as vezes eu acho que essa obrigatoriedade de saber programar depende de muitos aspectos(projetos), não sei se encaixa nesse perfil, enfim, como escrevi, não tenho essa certeza absoluta.

O comentário que fiz foi relacionado a MBA em Gestão de Projetos de TI, pois existe mais de um tipo de MBA em Gestão de Projetos, sendo que, alguns são voltado para a área de TI e outros não. É por isso que tem pessoas de outras áreas que fazem MBA em Gestão de Projetos.
Antes de se fazer um MBA deve-se analisar a grade curricular dele pra saber se é viável para a tua profissão.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Sim Roniere!
O existe certificações PMBOCK, um exemplo de curso preparatório: [url]http://www.tecnoponta.com.br/cursos/treinamento-certificacao-pmp-exame-pmi-pmbok/[/url]
Existe também a PMP ( [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Professional[/url] ) e a PMI ( [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Analysis_Body_of_Knowledge[/url] ) comentadas pelo Parrera.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Também existe a certificação http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Analysis_Body_of_Knowledge que é para analise de negócios.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

22/05/2014

Com certeza Roniere, a pessoa poder ser perfeita tecnicamente, ter as melhores certificações mas de nada adiantara se não tiver a espírito de liderança. Lidar conflitos, diversidade de opiniões, saber ouvir entender e discutir e principalmente conseguir agir sobre pressão, é dos fatores primordiais para uma liderança e o Engenheiro de Softwares não foge à regra. Ja trabalhei com pessoas que tem menor qualificação que seus subordinados, mas possui uma grande capacidade técnica e de liderança mesmo não tendo certificações para comprovar suas habilidades, esta pessoa se preparou ao seu modo, aproveitou o momento e mostrou seu valor e para uma empresa "consciente" este funcionário não tem preço.

otimo comentario, concordo com o que foi escrito. experiencia tambem é algo a se considerar bastante.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

22/05/2014

é uma area muito deseja, porem deve-se ter bastante coragem e competencia, saber gerir pessoas, prazos...etc.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

22/05/2014

é uma area muito deseja, porem deve-se ter bastante coragem e competencia, saber gerir pessoas, prazos...etc.

na verdade é um conjunto de trabalhos e capacidade.
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

22/05/2014

estou abrindo este post para levantar algumas questões, nem todas agora, com o decorrer das respostas estarei formulando mais.

Boa tarde!

Existem algumas formas de se "formar" em GP.
Primeiramente, para se especializar ou se tornar MBA em gerenciamento de projetos o único requisito que se pede é ser graduado em qualquer área do ensino superior. Levando em consideração o fato de ser uma especialização, entende-se que o profissional que opte por tomar esse rumo tem certa vivência em GP, uma vez que se torna praticamente impossível gerenciar projetos apenas na teoria. O PMI, entidade referência em GP, possui no seu escopo de certificação diversos livros tratando cada parte do GP. Isso torna a "decoreba" inviável.

Outro rumo muito valorizado no mercado são as certificações voltadas a esta área. O próprio PMI tem duas certificações muito bem reconhecidas no mercado internacional e nacional. No entanto, as mesmas possuem requisitos para serem executadas pelos aspirantes a gerente de projetos. São elas:

PMP: certificação bam bam bam do mercado. Profissionais com essa certificação são comumente disputados como um pedaço de carne entre leões. Os requisitos para fazer essa prova podem seguir dois caminhos:

Possuir grau segundário (ensino médio ou equivalente), possuir experiência de no mínimo 5 anos em Gerenciamento de Projetos, durante os quais no mínimo 7.500 horas liderando e dirigindo tarefas em projetos e 35 horas de contato em treinamento formal; OU Possuir grau de 4 anos ( bacharel ou equivalente global), possuir experiência de no mínimo 3 anos em Gerenciamento de Projetos, durante os quais no mínimo 4.500 horas liderando e dirigindo tarefas em projetos e 35 horas de contato em treinamento formal.
O valor da prova é de $405 para membros do PMI e $555 para comunidade externa.

CAPM: certificação de entrada para aqueles que não conseguem atingir os requisitos do PMP. Profissionais certificados não são tão disputados, mas possuem bom reconhecimento de mercado. Os aspirantes devem cumprir os seguintes requisitos:

Possuir ensino médio ou equivalente, não é necessário comprovar experiência em Gerenciamento de Projetos se o candidato passar por um treinamento formal nesta disciplina, mas se o candidato não passar por um treinamento formal de no mínimo 23 horas de carga horária, é necessário ter no mínimo 1.500 horas de experiência em Gerenciamento de Projetos. O valor da prova é de $225 para membros do PMI e $355 para comunidade externa.

Lembre-se: um profissional especializado em Gerenciamento de Projetos está apto a participar de qualquer projeto em qualquer área de atuação.

Abraço.
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

22/05/2014

Sim Roniere!
O existe certificações PMBOCK, um exemplo de curso preparatório: [url]http://www.tecnoponta.com.br/cursos/treinamento-certificacao-pmp-exame-pmi-pmbok/[/url]
Existe também a PMP ( [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Professional[/url] ) e a PMI ( [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Analysis_Body_of_Knowledge[/url] ) comentadas pelo Parrera.

Vale ressaltar também que várias outras certificações fazem menção ao PMBOK, como exemplo: OCEB Business, COBIT, entre outras.
Só fazendo uma ressalva ao comentário, Marisiana: o PMI é o órgão que aplica as provas PMP e CAPM, entre outras. Ele não se enquadra como prova.
Abraço.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

22/05/2014

poxa Raphael, obrigada pelas informações.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

22/05/2014

Sim Roniere!

Vale ressaltar também que várias outras certificações fazem menção ao PMBOK, como exemplo: OCEB Business, COBIT, entre outras.
Só fazendo uma ressalva ao comentário, Marisiana: o PMI é o órgão que aplica as provas PMP e CAPM, entre outras. Ele não se enquadra como prova.
Abraço.

blz, não sabia dessas infos.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

22/05/2014

Raphael, obrigada, gostei bastante.
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

22/05/2014

Que bom que a contribuição foi válida. Estou à disposição.
Abraços.

RN
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

22/05/2014

o problema é a imensa quantidade de informação, kkkkkk
te agradeço tambem.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

22/05/2014

Que bom que a contribuição foi válida. Estou à disposição.
Abraços.

RN

ta otimo, mais uma vez obrigada.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Abraço.

Interessante! Muito obrigada pela "correção" Raphael!
Eu não cheguei a pesquisar detalhadamente pra saber exatamente como é cada uma. Estava buscando as possibilidades pra quem sabe futuramente me arriscar a fazer alguma.
Me falaram muito bem do BABOK, pois pelo que vi é voltada pra analise de negócios e como estou estudando e trabalhando com BI achei que pode ser uma boa certificação.
Você conhece essa certificação? Qual é tua opinião a respeito dela?
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

22/05/2014

Abraço.

Interessante! Muito obrigada pela "correção" Raphael!
Eu não cheguei a pesquisar detalhadamente pra saber exatamente como é cada uma. Estava buscando as possibilidades pra quem sabe futuramente me arriscar a fazer alguma.
Me falaram muito bem do BABOK, pois pelo que vi é voltada pra analise de negócios e como estou estudando e trabalhando com BI achei que pode ser uma boa certificação.
Você conhece essa certificação? Qual é tua opinião a respeito dela?

Assim como o PMBOK, o BABOK compõe uma coleção de "livros" com práticas para determinado assunto, no caso deste: gerenciamento de processos de negócio. Há no mercado diversas certificações que o utilizam como syllabus para os exames. Os profissionais que trabalham na área e são devidamente certificados costumam ser bem valorizados. Com certeza para você que trabalha com BI agregará muito valor. Duas certificações que conheço e sei que agregam muito ao valor profissional são OCEB Business e a CBAB, ambas com dificuldade moderada para obtenção do título.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Eu já tinha interesse na BABOK agora fiquei mais interessada ainda.. =D
Não conhecia essas outras que vc mecionou.
Encontrei essas informações:
Para ganhar a certificação CBAP ®, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

Mínimo de 7.500 horas de experiência de trabalho BA alinhado com Um Guia para o livro Análise de Negócios do Conhecimento ® (Guia BABOK ®) nos últimos 10 anos
Mínimo de 900 horas em quatro das seis áreas de conhecimento
Mínimo de 21 horas de desenvolvimento profissional nos últimos quatro anos
Duas referências de um gestor de carreira, cliente ou Certified Business Analysis Professional (CBAP ®) destinatário
Assinado Código de Conduta
[url]http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.iiba.org/Certification-Recognition/CBAP-Designation.aspx&prev=/search%3Fq%3Dcbap%2Bcertification%26rlz%3D1C1ASUM_enBR548BR548%26es_sm%3D122%26biw%3D1275%26bih%3D676[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Então, a CBAP é uma certificação para se fazer após a BABOK pois precisa comprovar experiência. Seria isso?
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

22/05/2014

Então, a CBAP é uma certificação para se fazer após a BABOK pois precisa comprovar experiência. Seria isso?

Bom dia, Marisiana. A certificação CBAP segue o mesmo curso das certificações PMP e CAPM. Ao se falar em certificação da IIBA vc tem duas vertentes: a certificação CCBA e a certificação CBAP. Ambas possuem requisitos para obtenção de título, assim como as oferecidas pelo PMI referentes a GP. Achei um site muito bacana com essas informações de requisitos nesse link. Resumidamente, tanto a CCBA quanto a CBAP possui o BABOK como syllabus do exame, mas pode-se arriscar fazer a prova sem ler o BABOK propriamente dito, uma vez que os requisitos para realizar o exame é voltado em horas de experiência (2500 e 7500) e os PDU's.

Abraço

RN
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Então, como tem que saber sobre o BABOK para fazer essas outras, é mais viável focar primeiro na BABOK.
Você possui alguma dessas certificações?
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

22/05/2014

Então, como tem que saber sobre o BABOK para fazer essas outras, é mais viável focar primeiro na BABOK.
Você possui alguma dessas certificações?

Das citadas não. Tenho a OCEB que usa como grande referência o BABOK.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Humm.. entendi!
Desculpa questionar tanto, to tentando entender pra ver pra q caminho posso ir...
Isso será planos pro ano que vem..
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

22/05/2014

Humm.. entendi!
Desculpa questionar tanto, to tentando entender pra ver pra q caminho posso ir...
Isso será planos pro ano que vem..

Não tem o que desculpar. Estamos aqui pra isso mesmo!! =)
De fato é uma área muito boa, principalmente se você já estiver inserida na mesma. Pra mim são áreas em constante ascenção: GP, Eng. Software e BI. Pra mim qualquer certificação em uma das 3 áreas certamente você fica mais valorizado do que a média de profissionais. Aqui no DF, por exemplo, profissional PMP e certificado nas soluções de BI da Oracle fica sem emprego e ganhando pouco se for muito boqueta..rss.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Obrigada pelas informações!
Também acho que é bem valorizado, por isso estou pensando em fazer...
BI é uma área fantástica! Eu não aprendo só a parte técnica, aprendo também sobre gestão empresarial, administração de empresas, contabilidade..
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

22/05/2014

Obrigado a todos pelas contribuições, li as respostas e consegui tirar muitas ideias e informações interessantes.

Lançando mais um assunto à mesa: MPS - BR. Já implementaram, trabalharam.. o que acham?

Planejamos iniciar os trabalhos de adequação de processos do nível G. Achei muito interessante quando estudei no MBA e creio que adequar os processos vai trazer muito ganho para a organização e melhoria em como fazemos as coisas aqui. Um ponto que me preocupa, apenas, é como vou adequar os processos ao Scrum, metodologia adotada na organização
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

22/05/2014

Eu tenho um conhecimento superficial no assunto, mas eu acho que você deve analisar bem como é o funcionamento do SCRUM e, a partir do SCRUM, adaptar os processos da empresa. Você perceberá que algumas coisas vão permanecer, outras terão que mudar totalmente, outras apenas terão alguma melhorias.

Tenho notado isso. O approach que tenho usado é de pegar alguns controles úteis da gestão de projetos tradicional e adequar ao ciclo de vida Scrum. Acho que essa é a maneira que dará mais certo e vai trazer mais resultados.

Dando minha opinião sobre o post de abertura:

1- Eu iniciei o MBA ano passado, com 21 anos, pouco após me formar. Mas trabalho formalmente na área desde os 17, e esse ano consegui um cargo relacionado diretamente a projetos. Ter experiência antes do MBA é bom, sim, mas não é obrigação.

2- Tem o CAPM, ele te pede que tenha 23 horas aula em projetos, se não me engano. Um MBA dá esse tempo com folga
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

Tenho notado isso. O approach que tenho usado é de pegar alguns controles úteis da gestão de projetos tradicional e adequar ao ciclo de vida Scrum. Acho que essa é a maneira que dará mais certo e vai trazer mais resultados.

Uhum, até porque fazer uma mudança drástica pode gerar muitos problemas...
Um artigo interessante que destaca as principais características do SCRUM: XP E Scrum sob uma Abordagem Comparativa
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

1- Eu iniciei o MBA ano passado, com 21 anos, pouco após me formar. Mas trabalho formalmente na área desde os 17, e esse ano consegui um cargo relacionado diretamente a projetos. Ter experiência antes do MBA é bom, sim, mas não é obrigação.

2- Tem o CAPM, ele te pede que tenha 23 horas aula em projetos, se não me engano. Um MBA dá esse tempo com folga

No teu caso, vc já tinha experiência na área...
Se vc não trabalhasse na área durante a tua graduação, você acha que teria condições de trabalhar como gestor de projetos apenas com o conhecimento adquirido no MBA?
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

22/05/2014

No teu caso, vc já tinha experiência na área...
Se vc não trabalhasse na área durante a tua graduação, você acha que teria condições de trabalhar como gestor de projetos apenas com o conhecimento adquirido no MBA?

Eu trabalhei apenas com programação, esse é meu primeiro cargo diretamente ligado a projetos. Mas admito que a prática que tive ajuda bastante. É muito mais difícil gerenciar e aplicar o conhecimento do MBA em uma área de trabalho que você não tem experiência ou não conhece bem.
Creio que teria condições sim, contudo seria bem mais difícil.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/05/2014

É, como eu imaginei!
Mas eu acho muito difícil alguém contratar um gerente de projetos que não tenha experiência na área.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

22/05/2014

É, como eu imaginei!
Mas eu acho muito difícil alguém contratar um gerente de projetos que não tenha experiência na área.

No meu caso tem também o problema da idade. Não fosse ter o currículo bom e começado cedo,não conseguiria nem tentar.
GOSTEI 0
POSTAR