Ferramentas para gerenciamento de projetos

Engenharia de Software

01/04/2015

Olá pessoal!

Quais ferramentas de gerenciamento de projetos vocês recomendariam?
Se possível, gostaria, também, que destacassem pontos positivos e pontos negativos das ferramentas que citarem.

Desde já agradeço!
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

Curtidas 1

Melhor post

Jothaz

Jothaz

03/05/2015

Ih ai Marisiana tudo na paz?

Usei o Mantis a usn 2 anos trás e foi uma experiência ótima, acho que você vai gostar muito. Ele usa PHP e MySQL, mas basta baixar e descompactar em um servidor que ao executar as tabela sãocriada. Existe um curva de aprendizado, mas acredito que você tira de letra.
Ele cria um workflow onde você define os usuário, grupos e permite que as atividades sejam distribuídas entre os usuárias cada uma com sua alçada de atuação. Estas atividades aparecem em uma lista onde cada um pode atuar. Uma das vantagens é que uma atividade enviada para o tester, pode ser devolvida para o desenvolvedor se der um problema. E o desenvolvedor devolver para o analista e tudo isto com comentários e anexos. Para gerênciar o projeto e mensurar o tempo gasto é ótimo. Pois tudo esta atrelado a datas e existem vários relatórios.

Conheci o Kanbam a um ano e achei muito interessante, principalmente porque pode ser utilizado para equipe pequenas e grandes. Nunca fiz um curso, o que sei foi usando na prática com a ajuda de um camarada que tinha muita experiência em metodologias para desenvolvimento de software. Talvez esta artigo possa ajudá-la [url:descricao=Como aplicar o Kanban na Gestão de Projetos de Software]https://engenhariasoftware.wordpress.com/2013/05/15/como-aplicar-o-kanban-na-gestao-de-projetos-de-software[/url] e tem o link que postei acima aqui do DevMedia, mas é fechado.

Para implementar o Kanbam uso o Trello, normalmente para projetos freelancer, pois acho que facilita ao cliente acompanhar o andamento do projeto. Em projetos para a empresa que trabalho invariavelmente acabamos no MS Project. Não sei se aplico o Kanbam de forma correta, para os purista pode ser "Kanbeta". kkkk

O Trello permite criar uma dashboard personalizada o que acredito que facilita o entendimento/acompanhamento inclusive de leigos.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150503-164144.png[/img]

E acrecentear detalhes: checklist, comentários, enexos e etc.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150503-164242.png[/img]

Desejo-te bons estudos e êxito no projeto e se possível compartilhe sua opinião, sobre o que adotou, que é sempre notável e assertiva.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Randrade

Randrade

01/04/2015

Bom, como não especificou se é Free ou Paga, vou colocar a que achei melhor até o momento, lembrando que isso é minha opinião.

Trabalho com o Write, e é uma excelente ferramenta para gerenciamento. Porém esta ferramenta é paga, caso deseja as melhores funcionalidades.

Ele possui diversas funcionalidades, como:

* Google Drive, Dropbox, Box, iCal;
* Envio de Email automático com datas de projetos;
* Discussões sobre cada etapa;
* Diferente níveis de prioridades;
* Hierarquia de projetos;
* Usuários Ilimitados;
* Plataforma WEB e MOBILE;
* Diversos relatórios personalizados (realmente, excelentes opções);

O ponto negativo, realmente é o valor, que não pode ser viável por todos.

Outras ferramentas para gerenciamento, que já trabalhei e me atenderam são o MS Project e o Gantt Project.

Essas são as ferramentas que já utilizei e que não tive problemas.

O DevMedia possui um artigo bem interessante falando sobre algumas ferramentas, que pode ser visto aqui.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Ouvi falar e apenas conheço por nome o MS Project, parece que é o mais "comum".
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

01/04/2015

Só completando se é que o Randrade deixou algo a ser completado! kkkkkkkkkkk

Aqui na empresa usamos o MS Project.

Para freelancer uso o Trello, que é grátis e apesar de simples ajuda muito. Nele você define qual metodologia irá usar. Normalmente ao utilzá-lo uso Kanban.

O Mantis também é muito bom principalmente para acompanhar manutenções.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Os ultimos tres que citou são gratuitos?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Randrade, muito obrigada pelas informações!
Não quer dizer se é free ou se é paga, a intenção é conseguirmos ter uma "noção" das possibilidades que temos...
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

01/04/2015

Trello sim.

Mantis tem muito tempo que não uso mas era free.

Kanban é um metodologia não um software para gerenciar projetos.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Copiado Jothaz, boa tarde e valeu!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Agradeço pelas informações de todos!
Irei pesquisar mais sobre algumas das ferramentas já citadas aqui e voltarei a questionar... =)
GOSTEI 0
Eder Pereira

Eder Pereira

01/04/2015

Usamos na empresa que trabalhei, o Redmine, bem legal, mas é mais voltado a projetos de desenvolvimento; tem gráficos de gantt, e até um app para android.

at;

Eder
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Li algumas coisas a respeito do Redmine, achei interessante...
Preciso de uma ferramenta para gerenciar equipes, projetos e tarefas por usuários.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Trello sim.

Mantis tem muito tempo que não uso mas era free.

Kanban é um metodologia não um software para gerenciar projetos.

Eu vou testar a Mantis e a Kanban para conhecer ...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Pode nos dar um retorno sobre a ferramenta, os pros e contras?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Obrigada Jothaz!!
Como sempre, você consegue trazer uma "chuva" de informações que ajudam muito!
Já tinha em mente o Kanban e pretendo conhecer essa ferramenta.
No momento estou utilizando a Runrun.it que é uma ferramenta muito boa, mas eu quero conhecer outras ferramentas para tentar utilizar uma que permita fazer um bom gerenciamento dos projetos, da equipe e de clientes.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Sim Eduardo, vou dar um retorno!
Só vou demorar um pouquinho pois estou fazendo isso nas minhas horas vagas, que são beeem poucas...
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

01/04/2015

GOSTEI 1
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Sim Eduardo, vou dar um retorno!
Só vou demorar um pouquinho pois estou fazendo isso nas minhas horas vagas, que são beeem poucas...

Tem problema não.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Thiago, esta última BrazipScrum é uma ferramenta free?
GOSTEI 0
Anderson

Anderson

01/04/2015

Para o meu caso (vários projetos de pequeno/médio porte) utilizo o Trello para gerenciamento de projetos, pois tem uma grande variedade de recursos, e utilizo kanban (trata-se de uma metodologia "ágil") com ele.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Me cadastrei no Trello para conhecer a ferramenta, mas ainda não olhei detalhadamente para entender como é.

Como eu faço para baixar a Kanban ?

Falamos Kanban mas na verdade a ferramenta se chama KanbanFlow. Estou correta ou há duas ferramentas?
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

01/04/2015

KanbanFlow é uma ferramente como o Trello onde você cria seu fluxo de trabalho.

Você não baixa Kanbam, pois é a metodologia a ser aplicada, no caso você divide em fases por exemplo to do (para fazer), doing (fazendo), done (feito).
Quando você cria uma tarefa você define Nome da tarefa, Data de Entrega e Responsáveis e vai mudando de uma fase para outra.

No link [url:descricao=Como aplicar o Kanban na Gestão de Projetos de Software]https://engenhariasoftware.wordpress.com/2013/05/15/como-aplicar-o-kanban-na-gestao-de-projetos-de-software/[/url] que postei acima tem uma explicação mais detalhada.

Normalmente nomeio as minhas fases como: Product Backlog, Sprint Backlog, Test/Validation e Done.
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150506-185527.png[/img]

Eu uso uma fase a mais para Test/Validation, dai cada atividade vai mudando de fase é fácil acompanhar visualmente.

Na página do KanbamFlow tem um exemplo de fases:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150506-185929.png[/img]

E você pode criar suas fase (seu workflow) de acordo com sua necessidade. A ideia é como você ter o Post It pregado em um quadro e ir mudando de posição para poder acompanhar visualmente com esta o andamento.

No Trello e acho que no KanbamFlow é possível agregar mais algumas informações a tarefa: um checklist do que é necessário para cumprir a tarefa, trocar mensagens a respeito da tarefa, anexar arquivos e etc.
Ele também possui varias funcionalidade como por exemplo exibir suas tarefas como calendário.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Entendi Jothaz Obrigada por explicar!
Li o artigo depois que questionei ... Eu tinha uma expectativa diferente sobre ela, por tudo o que já tinha lido a respeito.
Mas pode ser primeira impressão, vou tentar usar pra ver se me encontro..

A Mantis é uma ferramenta free?
GOSTEI 0
Anderson

Anderson

01/04/2015

Acredito que desta forma consigo esclarecer um pouco estas questões:

- Neste link você tem uma explicação sobre o Kanban, que se trata de uma metodologia "ágil".

- Sobre a ferramenta Trello, neste video explica com detalhes várias de suas funcionalidades.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

01/04/2015

Entendi Jothaz Obrigada por explicar!
Li o artigo depois que questionei ... Eu tinha uma expectativa diferente sobre ela, por tudo o que já tinha lido a respeito.
Mas pode ser primeira impressão, vou tentar usar pra ver se me encontro..

A Mantis é uma ferramenta free?

O que eu gosto no Kanbam é justamente a simplicidade, pois sou minimalista.
Veja os links que o Anderson postou que acredito que vai lhe ajudar.

O Mantis é um "Bug Tracker" pelo que vi no site deles não é mais free. Com disse trabalhei com ele a uns 4 anos e era free.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Certo, vou conferir o material para ver mais detalhes!

Estou testando a Redmine, a principio ela parece ser atender boa parte das necessidades. O que falta nela é controle de execução das tarefas, para contabilizar o tempo de trabalho em cada uma delas.
Nesse ponto, a Runrun.it se destaca, e posso considerar ela mais completa.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

01/04/2015

Certo, vou conferir o material para ver mais detalhes!

Estou testando a Redmine, a principio ela parece ser atender boa parte das necessidades. O que falta nela é controle de execução das tarefas, para contabilizar o tempo de trabalho em cada uma delas.
Nesse ponto, a Runrun.it se destaca, e posso considerar ela mais completa.

Normalmente acontece isto, soluções fragmentada.

Vou trocar uma ideia com um pessoal que conheço e verei algum outra ferramenta.

Como disse na empresa acabo usando Project como freelancer uso o Trello.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Sim, eu testei algumas e li sobre outras, mas nenhuma é completa.
A única ferramenta completa para gerenciamento de projetos que eu conheço é IBM Rational Software. É uma plataforma composta por um conjunto de ferramentas para gestão de projetos, equipe, qualidade de software, etc. E, claro, é necessário ter a licença pra poder utilizar.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

01/04/2015

Sim, eu testei algumas e li sobre outras, mas nenhuma é completa.
A única ferramenta completa para gerenciamento de projetos que eu conheço é IBM Rational Software. É uma plataforma composta por um conjunto de ferramentas para gestão de projetos, equipe, qualidade de software, etc. E, claro, é necessário ter a licença pra poder utilizar.

Ai você esta falando do filé, como se vê você é uma pessoa de fino trato.kkk

É rasgar dinheiro na frente de pobre.

Trabalhei com Rational e é sem dúvidas a suite, clear case, requisite pro....

Um das coisas mais cabulosas era poder fazer a engenharia reversa de um sistema Java pronto e gerar todos os diagramas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Olha quem falando....! =D
Eu só baixei pra conhecer a ferramenta e assisti alguns videos demonstrativos da IBM sobre ela, mas não cheguei a utilizar no trabalho.
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

01/04/2015

Thiago, esta última BrazipScrum é uma ferramenta free?

Não! Ela é paga...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Você já chegou a utilizar a BrazipScrum? Conhece algum case de sucesso dela?

Acessei a área de demonstração dela, e achei bem interessante, mas não encontrei opção para anexar a documentação nos projetos...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Marisiana, não estou te cobrando apenas lembrando, já testou?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Me cadastrei na Kanban e na Trello, mas ainda não conseguir vê-las detalhadamente.

Testei a Redmine, é uma ferramenta que permite o gerenciamento por projetos. Alguns dos recursos são:
* Ao criar um projeto é possível associar os colaboradores que trabalharão nele, criar subprojetos, criar tarefas e atribuí-las a um responsável.
* É possível manter a documentação por projeto, bem como anexar documentos em cada tarefa.
* É possível informar datas de inicio e fim de cada tarefa, bem como o tempo de trabalho gasto em cada tarefa.

Considero uma ferramenta "mais ou menos" porque muitas coisas, se forem automáticas no sistema melhoram a utilização e o gerenciamento.
Ela não permite um bom gerenciamento da equipe, pois não tem start e contador de tempo por tarefa, isso possibilita o esquecimento e, em alguns casos, a falta de comprometimento dos colaboradores.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

(continuação....)
Assim, um membro da equipe pode estar com várias tarefas abertas, mas olhando pela ferramenta, não tem como saber em qual ele está trabalhando no momento.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Obrigado pelo feedback.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Por nada Eduardo!
Dentre as ferramentas que conheço, eu recomendo a Runrun.it, pois ela é uma das mais completas dentre as que testei até o momento.
Ela permite gerenciar a equipe, os projetos e os clientes por meio de tarefas, onde pode-se definir o prazos de inicio e fim de cada tarefa, medir o esforço por tarefa.
Tem até opção de cadastrar o custo da hora de cada membro da equipe e no final pode emitir vários relatórios para analisar o andamento.
Além de poder documentar cada tarefa anexando imagens, documentos ou descrevendo em texto, a ferramenta tem um Aplicativo para anexar a documentação de cada projeto.
Ela pode ser utilizada free mas possui um limite de 5 usuários, a partir disso e necessário adquirir a licença.

No momento utilizo ela pois tenho apenas 4 usuários cadastrados, mas há a necessidade de implantar em outras equipes também.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Quando puder, tenho que aprender e conhecer essas ferramentas, sempre é util!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Sem dúvida! Assim, quando precisa utilizar alguma você tem uma noção do que há disponível...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Existe treinamento gratuito? posta por favor.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

De momento não sei te dizer se tem, mas eu encontrar algum eu compartilho...
Mas essas ferramentas q citei não são complexas, tudo é uma questão de ter uma noção de gerenciamento de projetos e conhecer os métodos ágeis mais utilizados...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Ta certo, se achar não esquece, obrigado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Eu acho que o que mais ajudaria seria aprender sobre gerenciamento de projetos, pois nesses treinamentos e cursos eles sempre ensinam a utilizar algumas ferramentas.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Existe um material oficial eu acho que é o PMBOK, não se vi uma apostila ou livro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

O PMBOK é um guia completo de gerenciamento de projetos, é um livro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Esse artigo é bem interessante Eder!

Será que existe o Guia PMBOK online?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

01/04/2015

Existe sim, mas para associados, mas não sei em que nivel pode ser esse acesso: se é apenas cadastro, se é algo pago.

[url]http://www.pmirs.org.br/site/noticia/visualizar/id/78/?5a-edicao-do-Guia-PMBOK-esta-disponivel-online.html[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

01/04/2015

Não tinha conhecimento da existência dessa associação...
É aqui do Rio Grande do Sul e a sede dele é no TecnoPuc, em Porto Alegre.
Obrigada por compartilhar Eduardo!
GOSTEI 0
Alex Barbosa

Alex Barbosa

01/04/2015

Estou acompanhando as respostas e até o momento as dicas são interessantes.

www.alexbarbosa.info
GOSTEI 0
POSTAR