ERwin existe?
pessoal, na faculdade estudei muito modelagem de dado com o ERwin, desde então nunca mais ouvi falar do mesmo...
na faculdade o pessoal até apelidou de ÉRUIM!!!
ainda existe?
na faculdade o pessoal até apelidou de ÉRUIM!!!
ainda existe?
Roniere Almeida
Curtidas 0
Respostas
Wesley Yamazack
06/08/2013
Opa, eu uso muito o case studio. Já usei essa ferramente, mas atualmente não tenho acompanhado se está sendo usada.
abs
abs
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/08/2013
é free esta ferramenta?
GOSTEI 0
Marcio Araujo
06/08/2013
obrigado.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante
06/08/2013
me lembro desse ERwin...muito legal.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
06/08/2013
Roniere, nunca mais ouvi falar da mesma.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante
06/08/2013
alguem tem noticias???
GOSTEI 0
Alan Mario
06/08/2013
Opa, eu uso muito o case studio. Já usei essa ferramente, mas atualmente não tenho acompanhado se está sendo usada.
abs
abs
tambem.
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/08/2013
Ola Roniere, boa tarde!!!
acho que ja ouvi algo a respeito mas faz muito tempo que nao ouco falar sobre isso ate agora.
segue link, veja se eh o mesmo que esta procurando. rssr
http://erwin.com/resources/software-trials
Abraco.
Alex - Lekao
acho que ja ouvi algo a respeito mas faz muito tempo que nao ouco falar sobre isso ate agora.
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Tiago
06/08/2013
Foi uma das primeiras ferramentas de modelagem de dados que utilizei na faculdade. Muito legal, no entanto acredito que ela é paga... Acho que ainda pode estar sendo usado.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/08/2013
Ola Roniere, boa tarde!!!
Abraco.
Alex - Lekao
Abraco.
Alex - Lekao
é esse mesmo, alguem conhece alguma free?
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/08/2013
eu nao conheco... rsrsr
nao sei nem como funciona esse dai... rssrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/08/2013
eu nao conheco... rsrsr
na faculdade mexi com esse ERwin, era bem legal, mas muitos não gostavam.
GOSTEI 0
José
06/08/2013
Sinceramente, acho que só usamos esses programas de modelagem de dados quando estamos na faculdade ou cursos técnicos né...
Porque no nosso dia a dia acho que é pouco utilizado, ou estou enganado ?
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/08/2013
eu trabalho pouco na modelagem de dados...
na vdd nada... rsrsr
e qdo eu preciso fazer alguma coisa eu uso direto o SSMS para criar banco, tabela, etc...
ate na faculdade que estou fazendo as materias de banco de dados nao usamos ainda essa camarada... rsrsr
na vdd nada... rsrsr
e qdo eu preciso fazer alguma coisa eu uso direto o SSMS para criar banco, tabela, etc...
ate na faculdade que estou fazendo as materias de banco de dados nao usamos ainda essa camarada... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/08/2013
Sinceramente, acho que só usamos esses programas de modelagem de dados quando estamos na faculdade ou cursos técnicos né...
pragramas sim, são menos utilizados...as vezes é feito no papel...e quando não fazem a modelagem...vai viver apagando incendio!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/08/2013
eu trabalho pouco na modelagem de dados...
na vdd nada... rsrsr
na vdd nada... rsrsr
cuidado com essas praticas, hehehe
GOSTEI 0
José
06/08/2013
Olá amigos, acho que já podemos dar esse tópico por concluído.
Acredito que o assunto principal já foi bem debatidos e todos chegamos a uma conclusão que programas de modelagem de dados,
são mais apresentados na faculdade e cursos, do que realmente fizemos uso diariamente
concordam ?
Acredito que o assunto principal já foi bem debatidos e todos chegamos a uma conclusão que programas de modelagem de dados,
são mais apresentados na faculdade e cursos, do que realmente fizemos uso diariamente
concordam ?
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/08/2013
para mim fechou!!! rsrsr
GOSTEI 0
Kallel Albuquerque
06/08/2013
[b]A ferramenta CASE perfeita[/b]
Uma ferramenta CASE deve ter a capacidade de edição diagramática, dicionário de dados e integração entre o diagrama ER e o dicionário de dados.
Na opinião do Dr. Ronaldo Mello, além das definições do Dr. Heuser, a ferramenta deve possibilitar um nível mínimo de interação com o analista/usuário no momento das tomadas de decisão.Em conformidade com as opiniões acima, entendo que além do exposto, o sistema deve ser fiel a notação a que se propõe implementar.
É com base nestes conceitos que foi realizada a análise das principais ferramentas de modelagem de dados disponíveis no mercado e a comparação com a aplicação desenvolvida.
O [b]ERwin[/b] já foi a ferramenta mais utilizada no mercado e é direcionada para profissionais experientes ele gera modelos para todos os principais SGBDs empregando inclusive, técnicas de engenharia reversa e de integridade referencial.
Vantagens: Gera perfeitamente scripts para os principais SGBDs da vida.
Desvantagens: Não gera modelo conceitual e não utiliza a notação de Dr. Chen, ele implementa diagramas parecidos com os de engenharia de software.
Outras ferramentas CASE: BrModelo, OracleDesign, PowerDesign, DBDesign, Workbench ...
Referências Bibliográficas
HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados,
Porto Alegre: Instituto de informática da UFRGS, Sagra Luzzato, 2001
Série livros didáticos
CHEN, Peter. Modelagem de Dados: A Abordagem Entidade Relacionamento para Projeto Lógico; Tradução Cecília Camargo Bartalotti
São Paulo, McGraw-Hill, 1990
Uma ferramenta CASE deve ter a capacidade de edição diagramática, dicionário de dados e integração entre o diagrama ER e o dicionário de dados.
Na opinião do Dr. Ronaldo Mello, além das definições do Dr. Heuser, a ferramenta deve possibilitar um nível mínimo de interação com o analista/usuário no momento das tomadas de decisão.Em conformidade com as opiniões acima, entendo que além do exposto, o sistema deve ser fiel a notação a que se propõe implementar.
É com base nestes conceitos que foi realizada a análise das principais ferramentas de modelagem de dados disponíveis no mercado e a comparação com a aplicação desenvolvida.
O [b]ERwin[/b] já foi a ferramenta mais utilizada no mercado e é direcionada para profissionais experientes ele gera modelos para todos os principais SGBDs empregando inclusive, técnicas de engenharia reversa e de integridade referencial.
Vantagens: Gera perfeitamente scripts para os principais SGBDs da vida.
Desvantagens: Não gera modelo conceitual e não utiliza a notação de Dr. Chen, ele implementa diagramas parecidos com os de engenharia de software.
Outras ferramentas CASE: BrModelo, OracleDesign, PowerDesign, DBDesign, Workbench ...
Referências Bibliográficas
HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados,
Porto Alegre: Instituto de informática da UFRGS, Sagra Luzzato, 2001
Série livros didáticos
CHEN, Peter. Modelagem de Dados: A Abordagem Entidade Relacionamento para Projeto Lógico; Tradução Cecília Camargo Bartalotti
São Paulo, McGraw-Hill, 1990
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/08/2013
Legal...
Obrigado Kallel...
eu usei o Workbenq acho que com o MySql, mas foi so uma vez... em uma aula... rsrsr
Obrigado Kallel...
eu usei o Workbenq acho que com o MySql, mas foi so uma vez... em uma aula... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/08/2013
Legal...
Obrigado Kallel...
Obrigado Kallel...
esse Workbench é legal. ferramenta boa.
GOSTEI 0