Emprego, Publico ou Privado?

Off Topic

30/03/2015

Olá pessoal do forum!

Vamos discutir um assunto que não chega a ser tão delicado, mas acho que teremos varias respostas por aqui, o que vocês preferem, trabalhar em algum orgão publico(sendo concursado) ou em uma empresa privada, quais as vantagens e desvantagens que conseguem visualizar nesses dois cenarios?
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Curtidas 0

Respostas

Thiago Santana

Thiago Santana

30/03/2015

Eduardo com toda a certeza do mundo os órgãos públicos é a melhor saída. Carga Horárias mais flexíveis, melhores salário e estabilidade!
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

30/03/2015

Eduardo com toda a certeza do mundo os órgãos públicos é a melhor saída. Carga Horárias mais flexíveis, melhores salário e estabilidade!

Thiago, neste ponto eu discordo de você.

Em um órgão público você fica estagnado aquele salário (ok, você têm reajuste anuais), porém em uma empresa privada, você tem a possibilidade de evoluir e sempre evoluir. Claro, que para isso você necessita evoluir como profissional, fazendo cursos, certificações, etc.

Agora no setor público, se você não possuir um "padrinho" dentro do setor, você não terá gratificações nem benefícios.

Agora, o setor público, concursado, lhe garante uma estabilidade imensa, que o setor privado não pode proporcionar. Porém, um bom profissional hoje, ganha o dobro ou o triplo de um profissional concursado.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

30/03/2015

Opa pessoal, blz?

Estou gostando do que estou vendo, opiniões, sejam elas pro concurso, pro empresa privada...Eu penso que isso depende, e de muita coisa, o que Thiago falou é a verdade mas como Randrade tambem falou é a realidade.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

30/03/2015

Bom Eduardo.

Eu comentei sobre uma experiência pessoal. Fui concursado como Analista de Sistemas por 1 ano, neste período ocorreu, o que de fato o Thiago comentou: Flexibilidade de horários, salário, estabilidade, etc. Porém, setor público em geral, é muito "desleixado" - por falta de palavra melhor- com os deveres, principalmente no setor de TI.
Quando o funcionário trabalha com essa estabilidade, ele não busca se aperfeiçoar, melhorando assim a qualidade de seu trabalho, muito pelo contrário, ele fica estagnado com os afazeres, fazendo sempre da mesma forma. Você pode verificar isso de uma forma simples, a qualidade dos sites organizacionais, que muitos ainda utilizam tecnologias obsoletas a anos.
Os setores que possuem uma qualidade, são aqueles que terceirizaram o serviço, onde empresas particulares realizam os serviços.

Eu troquei um cargo concursado, por um cargo em uma empresa privada, ganhando um pouco menos, e até hoje não em arrependo de minha escolha.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

30/03/2015

Deve ruim por esse lado, mas pegando o "bonde" andando sobre sua resposta, aonde você foi concursado, existia alguma forma de apoio ao estudos para T.I, se aperfeiçoar mais? E como uma pessoa de fora não vejo isso.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

30/03/2015

Bom Eduardo, setor público é muito complicado de trabalhar.

Eu passei em um concurso para ser Analista de uma prefeitura aqui no ES.
A prefeitura é excelente, a estrutura e tudo, porém foi tudo terceirizado.

No período em que trabalhava, não existia apoio nenhum, até porque eu não possuía "apadrinhamento".

Para você ter ideia, havia simpósios de TI, voltados especificamente para minha área, mas quem ia ao simpósio eram os profissionais do RH, ADM, etc. Profissionais que nem entendem que os palestrantes estão falando. Porém, a cada viajem o profissional ganha "benefícios", aí todos queriam ir, e só ia quem possuía "padrinhos" dentro do setor.

Eu passei neste concurso e trabalhei a um ano na prefeitura em questão. Porém, trabalho prestando serviços à órgãos públicos a mais de seis anos, e todos os profissionais que conheço e converso sobre o assunto, me contam a mesma coisa. Então prova que não era apenas a prefeitura que eu trabalhava. Lembrando que alguns destes funcionários que citei, são concursados em diversos órgãos, não apenas prefeituras.

Mas, o salário que você recebe, não é ruim, isso eu tenho que concordar. Porém, você pode ganhar muito mais, apenas com um pouco de esforço.

E apesar de eu ter esses relatos, essa pergunta sua, recebe várias opiniões pessoas, não tendo como afirmar o que é melhor. Pois para muitos receber um salário razoável, é o suficiente, para outros não.

Então deixo mais o meu relato, do que uma resposta concisa sobre a sua pergunta.
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

30/03/2015

Randrade, foquei no setor público de forma concursada!
Eu entendo seu ponto de vista, porém acho que para chegar ao nível de determinados salários de empresa pública o cara tem que ralar pra caramba.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

30/03/2015

Randrade, foquei no setor público de forma concursada!
Eu entendo seu ponto de vista, porém acho que para chegar ao nível de determinados salários de empresa pública o cara tem que ralar pra caramba.

Creio que sua resposta era para " determinados salários de empresa privada"... Mas, realmente sim, você precisa ralar muito e estudar, porém você será recompensado depois.

O cargo que me referi também foi concursado. Eu desisti justamente por esses fatores que informei.

Mas como disse acima, existe N pessoas que se contentam com os salários oferecidos, e a estabilidade realmente é um fator muito atraente. Porém, o ramo de tecnologia está se atualizando, necessitando cada vez mais de profissionais capacitados.
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

30/03/2015

Com certeza!
Concordo plenamente...
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

30/03/2015

Bom Eduardo.

Eu comentei sobre uma experiência pessoal. Fui concursado como Analista de Sistemas por 1 ano, neste período ocorreu, o que de fato o Thiago comentou: Flexibilidade de horários, salário, estabilidade, etc. Porém, setor público em geral, é muito "desleixado" - por falta de palavra melhor- com os deveres, principalmente no setor de TI.
Quando o funcionário trabalha com essa estabilidade, ele não busca se aperfeiçoar, melhorando assim a qualidade de seu trabalho, muito pelo contrário, ele fica estagnado com os afazeres, fazendo sempre da mesma forma. Você pode verificar isso de uma forma simples, a qualidade dos sites organizacionais, que muitos ainda utilizam tecnologias obsoletas a anos.
Os setores que possuem uma qualidade, são aqueles que terceirizaram o serviço, onde empresas particulares realizam os serviços.

Eu troquei um cargo concursado, por um cargo em uma empresa privada, ganhando um pouco menos, e até hoje não em arrependo de minha escolha.

Legal a sua experiência, e ter trocado do setor público para o privado foi algo que raramente se vê. Eu vejo que ambos tem seu lado positivo e negativo, e é exatamente o que foi pontuado pelos colegas.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

30/03/2015

Bom Eduardo.

Legal a sua experiência, e ter trocado do setor público para o privado foi algo que raramente se vê. Eu vejo que ambos tem seu lado positivo e negativo, e é exatamente o que foi pontuado pelos colegas.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

30/03/2015

Bom Eduardo.

GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

30/03/2015

Exatamente! Ambos têm seus lados bons e ruins...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

30/03/2015

Satisfeito Randrade e continuo observando a discussão, ótima por sinal! Por favor srs continuem!!! Estou apenas absorvendo!
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

30/03/2015

Exatamente! Ambos têm seus lados bons e ruins...

Isso é muito relativo, pelo que nós vemos e em alguns caso conhecemos, existem empresas privadas que realmente são um sonho para qualquer profissional, e isso não é exclusividade de empresas grandes atualmente.

Randrade, queria te fazer uma pergunta, em qual area atuava quando era servidor publico, se puder escrever!
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

30/03/2015

Sobre o que falou Fernanda, me veio a lembrança de um artigo sobre algumas gigantes empresas de T.I, onde havia locais bem diferentes se compararmos com empresas tradicionais.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

30/03/2015

Randrade, queria te fazer uma pergunta, em qual area atuava quando era servidor publico, se puder escrever!

Eu atuava como Analista de Sistemas.

No edital a descrição desse cargo era algo como: "Analisar, propor e especificar soluções de sistemas de informação para as
áreas de negócios e seus respectivos processos. Participar ativamente do processo de entendimento e análise de requisitos de negócios desde
sua concepção até a homologação e implantação. Analisar e documentar processos complexos de negócio em forma de especificação funcional.
Garantir a continuidade e desempenho dos sistemas e recursos tecnológicos, apoiando o planejamento estratégico dos clientes, assegurando o
alinhamento com as diretrizes internas...", retirei essa descrição de um edital de 2014, pois as informações são praticamente as mesmas.

Porém, isto é o que estava no Edital. Na prática, em órgão público, existe o famoso "realocamento de profissional", onde eles podem lhe colocar para atuar em outras funções, então, existem outros fatores que só quem "está dentro", conhece ativamente.

Vale lembrar, que muitas desses realocamentos, acontece em prol do profissional, melhorando sua carga horária e/ou afazeres. Porém, isto não é lei, e nem sempre acontece.

Como já foi dito, existe pessoas que passam a vida estudando para conseguir um cargo concursado, outros que passam a vida estudando, para passar não precisar de um cargo concursado. Meu conselho, é: Passe a vida estudando, que você conseguirá um bom emprego, independente do setor!

P.S.: Não esqueça de viver apenas para estudar, faça tudo com moderação.

"Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz e ter foco. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas."
-Steve Jobs
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

30/03/2015

Mas essa realocação era para áreas mais especifica na tecnologia?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

30/03/2015

Mas essa realocação era para áreas mais especifica na tecnologia?

Exemplo: Eu era Analista e estava trabalhando como desenvolvedor, DBA, e por mais estranho, até como Técnico de Suporte, indo ao local, reinstalar um sistema no computador.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

30/03/2015

Pode ser considerado desvio de função se formos analisar o que está no edital.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

30/03/2015

Exatamente isso. O que teoricamente é uma prática ilegal no setor público, porém acontece em diversos lugares.
Mas isso é outra discussão, diferente da pergunta inicial.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

30/03/2015

Sim claro, não desviemos o caminho...
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

30/03/2015

Pelo que escreveram a melhor parte de ser concursado é a estabilidade e em alguns casos o salario.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

30/03/2015

Pelo que escreveram a melhor parte de ser concursado é a estabilidade e em alguns casos o salario.

Fugindo um pouquinho do ramo de TI... Se você perguntar à uma pessoa concursada ou que está se preparando para fazer concurso, os motivos que levaram a mesma a desejar isso, verá que você terá essas duas respostas na maioria dos casos: Estabilidade e Salário.

Porém existem muitas pessoas que após entrarem, não conseguem continuar, e acabam pedindo exoneração.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

30/03/2015

Muitas pessoas e muitas vezes a própria família dar uma pressão para que a pessoa faça essas provas de concurso, acho que isso é normal.

Conheço pessoas, mas não de T.I e sim professores, alguns ganham até bem mas não estão satisfeitos com as condições de trabalho.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

30/03/2015

Olha Aluisio, infelizmente é assim, até para professor universitario(todas as areas) tem quem reclame das condições de trabalho, mas de um modo geral, as pessoas querem a tão sonhada estabilidade e um bom salario.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

30/03/2015

Muitas pessoas e muitas vezes a própria família dar uma pressão para que a pessoa faça essas provas de concurso, acho que isso é normal.

Conheço pessoas, mas não de T.I e sim professores, alguns ganham até bem mas não estão satisfeitos com as condições de trabalho.

Normal Aluisio, nossas familias sempre querem o melhor para nós, pelo menos o que pensam ser o melhor. Apesar dos pesares eu pretendo fazer algum concurso, pena que não vi nenhum por enquanto.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

30/03/2015

Está dificil concursos para tecnologia, ainda não nenhum, acho que o serpro ou o dataprev são os maiores.
GOSTEI 0
Valentyna

Valentyna

30/03/2015

Acho que tudo depende do trabalho e das pessoas. Mas eu prefiro trabalhar para empresa privada.

Achei o meu emprego aqui na area de TI.

Sugiro usar este site quem está procurando trabalho no setor privado.

Vagas no setor privado
GOSTEI 0
POSTAR