Dúvida Relacionamento entre Tabelas
Bom Tarde !
Estou modelando um projeto de e-commerce e me surgiu a seguinte dúvida :
Um usuário pode cadastrar um endereço dele e posteriormente, um endereço de entrega, ou seja, um mesmo usuário pode cadastrar vário endereços, ficando assim :
endereco(id, logradouro, bairro, cidade, estado, cep, complemento)
usuario(id, nome, email, login, senha)
endereco_usuario(id_endereco, id_usuario)
pedido(id, id_usuario, valor_total, qnt_produtos)
Porém, ao realizar uma compra, o usuário deverá informar no pedido para qual endereço, ele quer que seja enviado o pedido. Caso queira que entregue em um endereço diferente, ele poderá, solicitar na tela de pedido, um cadastro de um novo endereço. E caso tenham vários endereços cadastrados, o usuário poderia escolher em qual endereço gostaria que o pedido fosse entregue.
Minhas dúvidas :
1 - Como relacionar a tabela pedido com os endereços do usuário ? Eu deveria realmente ligar a tabela pedido com a tabela endereco_usuario, onde na tabela pedido, existiria a informação sobre qual endereço deveria ser entregue ? Seria uma boa prática ?
2 - A tabela pedido ficaria assim ?
pedido(id, id_usuario, id_endereco_usuario, valor_total, qnt_produtos)
Desde já agradeço a atenção de vcs !
Abraços
Estou modelando um projeto de e-commerce e me surgiu a seguinte dúvida :
Um usuário pode cadastrar um endereço dele e posteriormente, um endereço de entrega, ou seja, um mesmo usuário pode cadastrar vário endereços, ficando assim :
endereco(id, logradouro, bairro, cidade, estado, cep, complemento)
usuario(id, nome, email, login, senha)
endereco_usuario(id_endereco, id_usuario)
pedido(id, id_usuario, valor_total, qnt_produtos)
Porém, ao realizar uma compra, o usuário deverá informar no pedido para qual endereço, ele quer que seja enviado o pedido. Caso queira que entregue em um endereço diferente, ele poderá, solicitar na tela de pedido, um cadastro de um novo endereço. E caso tenham vários endereços cadastrados, o usuário poderia escolher em qual endereço gostaria que o pedido fosse entregue.
Minhas dúvidas :
1 - Como relacionar a tabela pedido com os endereços do usuário ? Eu deveria realmente ligar a tabela pedido com a tabela endereco_usuario, onde na tabela pedido, existiria a informação sobre qual endereço deveria ser entregue ? Seria uma boa prática ?
2 - A tabela pedido ficaria assim ?
pedido(id, id_usuario, id_endereco_usuario, valor_total, qnt_produtos)
Desde já agradeço a atenção de vcs !
Abraços
Marcia Vaz
Curtidas 0
Respostas
Douglas Sousa
24/01/2011
as tabelas estão um pouco complicadas onde fica o cliente nesse esquema??
qual o controle vc está querendo fazer ai e posso até te sugerir um modelo??
fico no aguardo
qual o controle vc está querendo fazer ai e posso até te sugerir um modelo??
fico no aguardo
GOSTEI 0
Wilson Junior
24/01/2011
Se a sua tabela Pedido terá apenas um endereço você deverá colocar
caso contrário você saberá qual será o endereço de entrega do pedido se o usuário possuir mais de 1 endereço.
Espero ter colaborado.
pedido(id, id_usuario, id_endereco, valor_total, qnt_produtos)
caso contrário você saberá qual será o endereço de entrega do pedido se o usuário possuir mais de 1 endereço.
Espero ter colaborado.
GOSTEI 0