Direito de acesso ao banco de dados.
Boa tarde pessoal, estou aqui para tirar uma grande dúvida. Alguém sabe me informar se eu como cliente tenho direito a visualizar os registros do meu banco de dados?
Estou perguntando isso porque comprei um sistema novo e a empresa desenvolvedora está me negando o acesso ao banco de dados. Penso eu que as informações ali contidas são de minha propriedade e não poderia ser proibido de visualiza- las.
Estou perguntando isso porque comprei um sistema novo e a empresa desenvolvedora está me negando o acesso ao banco de dados. Penso eu que as informações ali contidas são de minha propriedade e não poderia ser proibido de visualiza- las.
Jonas Tomazelli
Curtidas 0
Respostas
Jothaz
06/08/2015
O que esta no contrato de prestação de serviços?
Dependendo você só acessa as informações pela interface da aplicação. O acesso a estrutura da tabela é bloqueada.
Isto é normal.
Dependendo você só acessa as informações pela interface da aplicação. O acesso a estrutura da tabela é bloqueada.
Isto é normal.
GOSTEI 0
Jonas Tomazelli
06/08/2015
Mas assim, gastei R$20.000,00 na licença do banco de dados, e se daqui a um ano eu não quiser mais usar o sistema dessa empresa? se não estiver especificado em contrato, eu não vou poder mais consultar meus dados?
Fazendo uma analogia, seria a mesma coisa que eu comprar um barração, guardar um monte de produtos lá dentro e quando acabasse o contrato de aluguel o dono do armazém não me deixar remover os produtos. Isso não é inconstitucional?
Fazendo uma analogia, seria a mesma coisa que eu comprar um barração, guardar um monte de produtos lá dentro e quando acabasse o contrato de aluguel o dono do armazém não me deixar remover os produtos. Isso não é inconstitucional?
GOSTEI 0
João Françozo
06/08/2015
Boa tarde Jonas,
Praticamente você tem direito dos dados que são da empresa, mais não usar o software é assim a maioria dos contratos.
Se o banco de dados é local praticamente você conseguira ler as informações, caso for fora da empresa impossível.
Att
João Antonio
Praticamente você tem direito dos dados que são da empresa, mais não usar o software é assim a maioria dos contratos.
Se o banco de dados é local praticamente você conseguira ler as informações, caso for fora da empresa impossível.
Att
João Antonio
GOSTEI 0
Jonas Tomazelli
06/08/2015
Mas é isso, eu não quero usar o software e nem mexer na estrutura do banco de dados. A única coisa que queremos é realizar selects.
GOSTEI 0
João Françozo
06/08/2015
Boa noite Jonas.
Exatamente isso, você consegue normalmente.
Precisar de ajuda posta aqui..
Se quiser me adicionar no skype: joaotassoli
Att
João Antonio
Exatamente isso, você consegue normalmente.
Precisar de ajuda posta aqui..
Se quiser me adicionar no skype: joaotassoli
Att
João Antonio
GOSTEI 0
Jonas Tomazelli
06/08/2015
O problema é que a empresa dona do software não quer me passar os dados de acesso ao banco. Alegando que não tenho Direito a isso, querendo inclusive cobrar um valor a mais para me liberar acesso. Ai fiquei pensando, como que eles estão querendo me negar acesso a aos meus dados, isso não tem lógica.
GOSTEI 0
João Françozo
06/08/2015
Bom dia Jonas,
O servidor do banco de dados fica na sua empresa?
Att
João Antonio
O servidor do banco de dados fica na sua empresa?
Att
João Antonio
GOSTEI 0
Jonas Tomazelli
06/08/2015
Sim, nós compramos o servidor ea licença do banco.
GOSTEI 0
João Françozo
06/08/2015
Boa tarde Jonas,
Praticamente você consegue pegar essas informações.
Me add no Skype (joaotassoli) que conversamos.
Att
João Antonio
Praticamente você consegue pegar essas informações.
Me add no Skype (joaotassoli) que conversamos.
Att
João Antonio
GOSTEI 0
Gabrielly
06/08/2015
Bom dia, estou com o mesmo problema e não sei a resposta. Conseguiu resolver?
GOSTEI 0
Geovane Hellgrenn
06/08/2015
Tô com esse problema tenho banco de dados postgresql e não sei extrair os dados!
6 anos de dados
6 anos de dados
GOSTEI 0
Arthur Heinrich
06/08/2015
Se o servidor é seu, é você quem decide quem pode ou não acessar. Tendo acesso ao servidor, com permissões de administrador (root), você pode acessar o banco de dados sem senha e administrá-lo como quiser.
O que pode ocorrer, em alguns casos, é que você contrata uma empresa para administrar seu servidor e banco e, algumas empresas, exigem exclusividade no acesso para evitar que o cliente faça algo que comprometa a estabilidade do ambiente.
Quando isto ocorre, geralmente o dono do ambiente exige o acesso, mas fornece uma carta de risco, declarando que está ciente de que seu acesso pode comprometer o ambiente, eximindo a empresa que administra por esta responsabilidade, caso se comprove que você interferiu no funcionamento.
Outro problema que pode ocorrer é que o modelo de dados da aplicação nem sempre é bem documentado e as empresas podem estar se protegendo de uma possível engenharia reversa, já que o modelo e a forma como a aplicação funciona são de propriedade da empresa que desenvolve o sistema.
Ter acesso a uma base de dados não documentada pode ser um desafio e tanto. A empresa não é obrigada a lhe passar essa documentação, se existir, e nem perder tempo para lhe ensinar como o modelo funciona. Mas, tudo é negociável.
Eu entendo que, se o servidor é licença do Oracle são seus, você pode querer utilizar este ambiente para mais de uma aplicação, consolidando bases ou mesmo mantendo múltiplas instâncias/bancos rodando no mesmo ambiente. O fornecedor de uma ferramenta não pode impedir isso.
O que pode ocorrer, em alguns casos, é que você contrata uma empresa para administrar seu servidor e banco e, algumas empresas, exigem exclusividade no acesso para evitar que o cliente faça algo que comprometa a estabilidade do ambiente.
Quando isto ocorre, geralmente o dono do ambiente exige o acesso, mas fornece uma carta de risco, declarando que está ciente de que seu acesso pode comprometer o ambiente, eximindo a empresa que administra por esta responsabilidade, caso se comprove que você interferiu no funcionamento.
Outro problema que pode ocorrer é que o modelo de dados da aplicação nem sempre é bem documentado e as empresas podem estar se protegendo de uma possível engenharia reversa, já que o modelo e a forma como a aplicação funciona são de propriedade da empresa que desenvolve o sistema.
Ter acesso a uma base de dados não documentada pode ser um desafio e tanto. A empresa não é obrigada a lhe passar essa documentação, se existir, e nem perder tempo para lhe ensinar como o modelo funciona. Mas, tudo é negociável.
Eu entendo que, se o servidor é licença do Oracle são seus, você pode querer utilizar este ambiente para mais de uma aplicação, consolidando bases ou mesmo mantendo múltiplas instâncias/bancos rodando no mesmo ambiente. O fornecedor de uma ferramenta não pode impedir isso.
GOSTEI 0