Diagramas da UML
1 - na criação de um modelo de gestão (nota-se que se quer implementar este modulo a um sistema que já existe), há necessidade de criar todos os diagramas, ou só um diagrama em especifico?
2 - to a criar um modulo de gestão para a contabilidade de uma universidade, e a criação dos diagramas está a levar muito tempo, será que posso criar só o diagrama do modulo que quero criar ou devo criar para todos os processos da universidade?
desde já agradeço
Anacleto Bunga
2 - to a criar um modulo de gestão para a contabilidade de uma universidade, e a criação dos diagramas está a levar muito tempo, será que posso criar só o diagrama do modulo que quero criar ou devo criar para todos os processos da universidade?
desde já agradeço
Anacleto Bunga
Anacleto Linux
Curtidas 0
Respostas
Eduardo Pessoa
08/02/2015
Anacleto, é um trabalho didatico ou profissional?
GOSTEI 0
Anacleto Linux
08/02/2015
1 - profissional!
GOSTEI 0
Anacleto Linux
08/02/2015
é trabalho de fim de curso para o grau de licenciatura em Engenharia Informática
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/02/2015
Trabalho academico, geralmente pede se não todos, quase todos os diagramas.
O diagrama de sequencia se não falha a memoria é para cada modulo do sistema.
O diagrama de sequencia se não falha a memoria é para cada modulo do sistema.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/02/2015
Os principais.
[url]http://www.profissionaisti.com.br/2011/07/os-principais-diagramas-da-uml-resumo-rapido/[/url]
[url]http://www.profissionaisti.com.br/2011/07/os-principais-diagramas-da-uml-resumo-rapido/[/url]
GOSTEI 0
Anacleto Linux
08/02/2015
mesmo sendo para um modulo só (área de contabilidade da universidade tenho fazer todos?)
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/02/2015
Cada um tem a sua função especifica, os diagramas em questão. todos não, acho melhor consultar o seu orientador.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
Olá!
Também acho que seja viável consultar o orientador, pois pode ser que não sejam todos iguais..
Para o meu TCC da graduação eu tive que fazer: Diagrama de Casos de Uso, Diagrama Entidade Relacionamento, Diagrama de Classes, Diagrama de Atividades e, se não me engano, Diagrama de Sequências.
Também acho que seja viável consultar o orientador, pois pode ser que não sejam todos iguais..
Para o meu TCC da graduação eu tive que fazer: Diagrama de Casos de Uso, Diagrama Entidade Relacionamento, Diagrama de Classes, Diagrama de Atividades e, se não me engano, Diagrama de Sequências.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/02/2015
Nem todos os diagramas são exigidos.
Anacleto, como está com o projeto?
Anacleto, como está com o projeto?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
Sim, até porque a UML 2.0 possui 14 diagramas... não se utiliza todos.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/02/2015
Sim, até porque a UML 2.0 possui 14 diagramas... não se utiliza todos.
Estou um pouco por fora do UML e não sei como está atualmente.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
A UML 2.0 faz tempo que existe, estudei ela na graduação.
Se não em engano, antes era 13 diagramas, depois lançaram a versão 2.0 e incluíram um diagrama novo.
Faz tanto tempo q não leio sobre isso q não me recordo...
Se não em engano, antes era 13 diagramas, depois lançaram a versão 2.0 e incluíram um diagrama novo.
Faz tanto tempo q não leio sobre isso q não me recordo...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/02/2015
Tambem faz um longo tempo que não tenho contato, tipo, estudei mas realmente pela falta de pratica esqueci de muita coisa, alguns diagramas são realmente interessantes, tem um que não lembro bem, que mostra um passo a passo, uma requisição e resposta do sistema, isso divido em cada modulo.
GOSTEI 0
Roseane Silva
08/02/2015
UML, sei pouco, li a respeito e entendi um pouco logo de cara o funcionamento de alguns, o conhecimento é exigido no mercado? existe certificação?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
Existe certificações sim...
É exigido de acordo com a função que o profissional desempenha.
Um analista de sistemas e um analista de negócios devem dominar a UML, pois eles utilizam isso o tempo todo.
É exigido de acordo com a função que o profissional desempenha.
Um analista de sistemas e um analista de negócios devem dominar a UML, pois eles utilizam isso o tempo todo.
GOSTEI 0
Roseane Silva
08/02/2015
De alguma forma, os trabalhos feitos com a UML ficam arquivados? para o profissional, como se fosse "comprovantes" do trabalho exercido.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
Sim, devem ficar arquivados.
A UML é utilizada para documentar o sistema... Veja este artigo: [url:descricao=UML - Conceitos Básicos II]http://www.macoratti.net/vb_uml2.htm[/url]
A UML é utilizada para documentar o sistema... Veja este artigo: [url:descricao=UML - Conceitos Básicos II]http://www.macoratti.net/vb_uml2.htm[/url]
GOSTEI 0
Roseane Silva
08/02/2015
Bom!!! Obrigada.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
Por nada! =)
Se tiver mais dúvidas pode postar...
Estou na correria do dia aqui, mas quando posso, eu respondo.
Se tiver mais dúvidas pode postar...
Estou na correria do dia aqui, mas quando posso, eu respondo.
GOSTEI 0
Roseane Silva
08/02/2015
Está bem, por enquanto é só isso mesmo.
GOSTEI 0
Gabriela Monte
08/02/2015
Marisiana, gostei do artigo, bem simplista e não foi chato, apesar de ser um conteudo relativamente novo, mas bem interessante, alguns diagramas merecem um pouco mais de atenção, resumindo, gostei da leitura que me indicou.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
Que bom que gostou Gabriela!!
Fico feliz em ter te ajudado!
Fico feliz em ter te ajudado!
GOSTEI 0
Gabriela Monte
08/02/2015
Sim bastante, curiosidade em alguns assuntos, sempre tento pesquisar algo alem.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
Faz muito bem!
Na nossa área é importante ter essa curiosidade em conhecer o novo ou querer descobrir o q ainda não se sabe.
Na nossa área é importante ter essa curiosidade em conhecer o novo ou querer descobrir o q ainda não se sabe.
GOSTEI 0
Gabriela Monte
08/02/2015
Faz muito bem!
Mas tenho que manter a atenção para não fugir um pouco dos assuntos que estou estudando.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
08/02/2015
Ah sim, não pode perder o foco..!
GOSTEI 0