CPF/CNPJ - Utilizar ou não como chave primária?

Modelagem

18/12/2012

Bom dia a todos

Estou fazendo uma aplicação que será utilizada em vários pontos diferentes (off line) e no
decorrer da semana serão juntadas em um banco único (retaguarda).

Um cliente no decorrer da semana , poderá ser cadastrado em vários pontos diferentes, onde
pensei em utilizar CPF/CNPJ para evitar duplicidade, no momento que os registros forem ´juntados´
na retaguarda.

Alguem teria alguma sugestão de como posso criar uma chave primária, não sendo CPF/CNPJ?

Obrigado
Pirasol

Pirasol

Curtidas 0

Respostas

Jair N.

Jair N.

18/12/2012

Bom dia, sua análise como vai ficar essa tabela:

1º Será que todo mundo é uma pessoa CNP (Cadastro Nacional de Pessoa) entidade (Física ou Jurídica). Todas pessoas Juridicas tem seu cadastro CNPJ(CGC) inclusive as multinacionais em solo nacional, fora daqui qual é a regra, e com certeza nem todas pessoas consideradas Fisicas tem seu CNPF(CPF/CIC) lembre-se pessoas menores, pessoas extrangeiras e as empresas não constituidas como exemplo micro-empresários etc.

2º Se, não tiver o ducumento ou informado erradamente, permite cadastrar? (olha o tempo para essa confirmação);

3º Se o governo federal mudar a regra desse documento, de uma hora para outras como por exemplo o CPF para o DU (documento único) com mais dígitos ou um padrão internacional você vai fazer o quê? com essa chave para adaptações.

Se, levar em consideração essa poderia ser considerada uma das chaves "canditatas" eu chamaria de secundárias, terciárias etc, dependendo a que nível que ela possa ter corrupta ou duplicada.

Bom dia a todos

Estou fazendo uma aplicação que será utilizada em vários pontos diferentes (off line) e no
decorrer da semana serão juntadas em um banco único (retaguarda).

Um cliente no decorrer da semana , poderá ser cadastrado em vários pontos diferentes, onde
pensei em utilizar CPF/CNPJ para evitar duplicidade, no momento que os registros forem ´juntados´
na retaguarda.

Alguem teria alguma sugestão de como posso criar uma chave primária, não sendo CPF/CNPJ?

Obrigado
GOSTEI 0
Douglas

Douglas

18/12/2012

Meu caro,

se pode definir o CPF ou CNPJ.

Como unique, ou seja nenhum deles,

poderão se repetir em sua base de dados.
GOSTEI 0
Gilberto Moura

Gilberto Moura

18/12/2012

Qual Banco de Dados voce usa, se usar firebird e o ibexpert para manutençao de dados, crie no ibexpert na tabela de cliente ou fornecedor uma constraint UNIQUE, porque cpf,cnpj, e outros como rg não são corretos terem como chave primaria.
qualquer coisa posta seu email que eu lhe envio alguma coisa sobre o assunto.
GOSTEI 0
POSTAR