Controle de Estoque - Lote e Validade de Produto

Delphi

27/06/2006

Estou desenvolvendo um sistema de estoque, contudo estou em dúvida de como trabalhar com lote e validade.

Dúvidas:

1° - Para se controlar o lote e a validade é necessário uma tabela própria ou a tabela de produto pode ser utilizada?

2° - Tenho que criar um formulário especifico para o lançamento de produtos com lote e data de validade?

3° - O ideal é ter um formulário de entrada e outro de saída de produtos ou apenas um formulário poderá ser utilizado para a realização da movimentação do estoque?

4° - Em caso de ter dois lotes do mesmo produto como saberei que estou
dando baixa no lote correto?

Desde já agradeço a atenção de Todos.

Lnunes

Lnunes

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

27/06/2006

Estou desenvolvendo um sistema de estoque, contudo estou em dúvida de como trabalhar com lote e validade. Dúvidas: 1° - Para se controlar o lote e a validade é necessário uma tabela própria ou a tabela de produto pode ser utilizada? 2° - Tenho que criar um formulário especifico para o lançamento de produtos com lote e data de validade? 3° - O ideal é ter um formulário de entrada e outro de saída de produtos ou apenas um formulário poderá ser utilizado para a realização da movimentação do estoque? 4° - Em caso de ter dois lotes do mesmo produto como saberei que estou dando baixa no lote correto? Desde já agradeço a atenção de Todos.

Colega,

Este controle, normalmente destinado ao controle FIFO ( First In, First Out) ou fila, deve conter um mecanismo de identificação do lote. Normalmente, uma tabela para catálogo de produto e outra para controle de estoque, que contém uma chave estrangeira para identificar o produto e os campos para identificar lote, validade, estoque, etc.
A saída deve obrigar a captura da informação do lote, senão, não há meios de saber de qual lote foi retirado o produto.

GOSTEI 0
Turbo Drive

Turbo Drive

27/06/2006

Não sei se estou certo, mas o esquema de utilização de grades de produtos, funcionaria ? Se sim, como proceder?

GOSTEI 0
Macario

Macario

27/06/2006

Para a validade do Produto, você pode indicar em dias na tabela de produtos.

Ai você calcula o prazo da validade em decorrência da data de fabricação.

GOSTEI 0
Turbo Drive

Turbo Drive

27/06/2006

Com o meu processador (cabeça) é lento, vou mostrar um exemplo, aí vcs me diz se estou certo ou não:
Na tabela de produtos eu tenho:
Código Nome Estoque
001 Calça 0

Do produto 001 meu estoque é 0.

Na tabela dos lotes eu tenho:
Código Data entrada Qtde entrou Lote
001 10/07/06 12 1234
001 11/07/06 8 5678

Do produto 001 meu estoque atual é 20.

Digamos que eu faça uma venda de 15 unidades do produto 001, então sairá os 12 do lote 1234 e mais 3 do lote 5678, ficando assim:
Tabela de produtos
001 Calça 5

Tabela de lotes
001 10/07/06 0 1234
001 11/07/06 5 5678

Caso a lógica esteja errada, por favor me corrijam.

GOSTEI 0
Macario

Macario

27/06/2006

Ola Lenthium Drive, hehehe brincadeira.

Bom acredito que manter o controle do Saldo do Produto na tabela de produtos não seja a melhor opção.

Outro ponto, na tabela lote, vc deve controlar entradas e saidas.

Assim voce consegue manter um historico sobre as operaçoes.

8)

GOSTEI 0
Edimilson Nascimento

Edimilson Nascimento

27/06/2006

Boa noite,
Meu nome é Edimilson, trabalho numa distribuidora de alimentos e com a ferramenta da Totvs chamado Winthor,
Conheço o Winthor à mais de 15 anos, mas não sou desenvolvedor, e estou aqui buscando parceria para criar uma ferramenta para trabalhar com o controle de validade e lote do meu estoque, onde hoje não tenho, porque não temos wms.

Tenho bastante contatos com vários grupos pelo o pais, com pessoas que trabalham com o Winthor e que também tem essa dificuldade que não usam o wms.

Estou a procura desta parceria para desenvolver uma ferramenta e oferecer ao pessoal que não tem condições de pagar um wms, mas que conhece o winthor.
GOSTEI 0
Edimilson Nascimento

Edimilson Nascimento

27/06/2006

Meu contato 81-98445-3645
GOSTEI 0
POSTAR