Controle de Acesso de Usuarios
Bem PessoAAL,
To com um problema...
Gostaria de saber como posso montar um controle de usuarios para meu sistema, como onde tal usuario pode entrar se ele pode alterar, gravar, somente pesquisar, emfim essas coisas, alguem pode me dar alguma idéia de como montar isso...
[]´ s junior
To com um problema...
Gostaria de saber como posso montar um controle de usuarios para meu sistema, como onde tal usuario pode entrar se ele pode alterar, gravar, somente pesquisar, emfim essas coisas, alguem pode me dar alguma idéia de como montar isso...
[]´ s junior
Anonymous
Curtidas 0
Respostas
Anonymous
23/03/2003
Bom na semana passa eu estava com a mesma duvida e montei da seguinte forma...
criei duas tabelas uma contendo o usuario (Nome e Senha) que sera a Mestre e outra contendo todo o menu do sistema que sera a Detalhe depois um form com componentes dbcheckbox ligado em cada campo da tabela Detalhe e no form principal no evento on show coloquei um comando para verificar se a tabela detalhe esta recebendo FALSE para negar o acesso do usuario. isso tudo ta bem resumido ´e apenas ter uma ideia.
Se alguem que entende bem do assunto puder esclarecer melhor essa nossa duvida ficaremos muito grato
[]s
criei duas tabelas uma contendo o usuario (Nome e Senha) que sera a Mestre e outra contendo todo o menu do sistema que sera a Detalhe depois um form com componentes dbcheckbox ligado em cada campo da tabela Detalhe e no form principal no evento on show coloquei um comando para verificar se a tabela detalhe esta recebendo FALSE para negar o acesso do usuario. isso tudo ta bem resumido ´e apenas ter uma ideia.
Se alguem que entende bem do assunto puder esclarecer melhor essa nossa duvida ficaremos muito grato
[]s
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Eu achei estes dias um pacote de componentes q faz isto tao facil q ate perde a graça...
Ele funciona com o IB e IBX (entre outras formas de acesso, IBO, BDE.. etc...) e cria 3 tabelas no Banco IB e FAZ TUDO sozinho.... Tem ate uma tela pra vc poder configurar o q cada usuario pode ou montar Grupos com permissões proprias... Ai é so atribuir o usuario ao Grupo q ele herda as permissoes... Mole ... Mole.... Ficou muito bom....
So tem um problema q me impede de usar... Eu tenho uma proteção no Sistema q é chamada no inicio do Sistema (em em varias outras partes) e o componente cria Invariavelmente o form de login quando a aplicacao é iniciada e ta dando um pau ai.... Mas se nao tivesse isto ele seria uma verdadeira Mão na roda....
Haaaa... tem fontes .... Nem acreditou né ??????????????????
De graça, com qualidade e tem fontes ?????????? So vendo pra crer ????
http://pessoal.onda.com.br/qmd
Um Abraço
Werlon Goulart
Ele funciona com o IB e IBX (entre outras formas de acesso, IBO, BDE.. etc...) e cria 3 tabelas no Banco IB e FAZ TUDO sozinho.... Tem ate uma tela pra vc poder configurar o q cada usuario pode ou montar Grupos com permissões proprias... Ai é so atribuir o usuario ao Grupo q ele herda as permissoes... Mole ... Mole.... Ficou muito bom....
So tem um problema q me impede de usar... Eu tenho uma proteção no Sistema q é chamada no inicio do Sistema (em em varias outras partes) e o componente cria Invariavelmente o form de login quando a aplicacao é iniciada e ta dando um pau ai.... Mas se nao tivesse isto ele seria uma verdadeira Mão na roda....
Haaaa... tem fontes .... Nem acreditou né ??????????????????
De graça, com qualidade e tem fontes ?????????? So vendo pra crer ????
http://pessoal.onda.com.br/qmd
Um Abraço
Werlon Goulart
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Cara até fquei sabendo desse componente. so que quando instalo no meu delphi5, ele da pau....diz nao encontra alguns DCU...ja deletei isso mas ele continuan dando erros na instalação...
[]´ junior
[]´ junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Cara até fquei sabendo desse componente. so que quando instalo no meu delphi5, ele da pau....diz nao encontra alguns DCU...ja deletei isso mas ele continuan dando erros na instalação...
[]´ junior
Vc setou no Delphi o diretorio onde o componente foi instalado ???
Para fazer isto va no Menu ´Tools´ depois em ´Environment Options...´ e depois na paleta ´Library´ e coloque em ´Library Path´ clique no Botao com ´...´ ao lado, depois localize a pasta onde descompactou o pacote e clique em ´ADD´ e pronto.... teste e veja se funciona.
Comigo funcionou beleza...
Um Abraço
Werlon Goulart
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
[Fatal Error] UserControls.dpk(34): Required package ´vcl´ not found
cara e sse erro que ta dando quando tempo instalar fiz o que voce mandou....
[]´s junior
cara e sse erro que ta dando quando tempo instalar fiz o que voce mandou....
[]´s junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
[Fatal Error] UserControls.dpk(34): Required package ´vcl´ not found
cara esse é o erro que ta dando quando temto instalar...fiz o que voce mandou....
[]´s junior
cara esse é o erro que ta dando quando temto instalar...fiz o que voce mandou....
[]´s junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
O componente pode ser instalado para varios tipos de acesso e tem uma explicacao de como instalar para cada pacote...
Instalação:
Nativo: ADO/DBX/IBX : Abra o arquivo: UserControl\UserControls.DPK (Obrigatório). Clique em Install
IBObjects : Abra o arquivo: UserControl\IBOUserControls.DPK . Clique em Install
Zeos Lib : Abra o arquivo : UserControl\ZeosUserControls.DPK. Clique em Install
Menu : Tools => Environment Options : [Library] :
Adicione a Pasta: UserControl\Source
Eu instalei o UserControls.dpk (pois utilizo o IBX...) e funcionou beleza....
Quanto ao erro mencionado.. Nao faço a menor ideia do q seja... E o pior é q vc ta instalando o UserControls.dpk ... O mesmo q eu instalei....
Sei nao qual o erro....
Se quiser te mando o arquivo q baixei da Net.... Dai vc Descompacta e instala .....
werlondelphi@bol.com.br
Um abraço
Werlon Goulart
Instalação:
Nativo: ADO/DBX/IBX : Abra o arquivo: UserControl\UserControls.DPK (Obrigatório). Clique em Install
IBObjects : Abra o arquivo: UserControl\IBOUserControls.DPK . Clique em Install
Zeos Lib : Abra o arquivo : UserControl\ZeosUserControls.DPK. Clique em Install
Menu : Tools => Environment Options : [Library] :
Adicione a Pasta: UserControl\Source
Eu instalei o UserControls.dpk (pois utilizo o IBX...) e funcionou beleza....
Quanto ao erro mencionado.. Nao faço a menor ideia do q seja... E o pior é q vc ta instalando o UserControls.dpk ... O mesmo q eu instalei....
Sei nao qual o erro....
Se quiser te mando o arquivo q baixei da Net.... Dai vc Descompacta e instala .....
werlondelphi@bol.com.br
Um abraço
Werlon Goulart
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Cara to usando Paradox...será que tem algo a haver..!!
[]´ junior
[]´ junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
O cara nao foi desenvolvido pra Paradox...
Este deve ser o erro.... Mas vc pode altera-lo.
Os Bancos q foram testados para ele são (peguei em http://pessoal.onda.com.br/qmd/) :
Banco de Dados D6 D7
ADO
Access 2000 (mdb) OK OK
MS SQL Server 7 e 2000 OK OK
DBExpress
MySQL 3.23.52-nt OK OK
Interbase 6 - OK
Interbase 6.5 - OK
Firebird 1 RC2 OK OK
Firebird 1.5 Alpha 5 - OK
MS SQL Server - BAD
IBExpress
Interbase 6 - OK
Interbase 6.5 - OK
Firebird 1 RC2 OK OK
IBObjects
Interbase 6 - OK
Interbase 6.5 - OK
Firebird 1 RC2 OK OK
Zeos Lib
MySQL 3.23.52-nt OK OK
Interbase 6.5 - OK
Firebird 1 RC2 OK OK
Um Abraço
Werlon Goulart
Este deve ser o erro.... Mas vc pode altera-lo.
Os Bancos q foram testados para ele são (peguei em http://pessoal.onda.com.br/qmd/) :
Banco de Dados D6 D7
ADO
Access 2000 (mdb) OK OK
DBExpress
MySQL 3.23.52-nt OK OK
Interbase 6 - OK
Interbase 6.5 - OK
Firebird 1 RC2 OK OK
MS SQL Server - BAD
IBExpress
Interbase 6 - OK
Interbase 6.5 - OK
Firebird 1 RC2 OK OK
IBObjects
Interbase 6 - OK
Interbase 6.5 - OK
Firebird 1 RC2 OK OK
Zeos Lib
MySQL 3.23.52-nt OK OK
Interbase 6.5 - OK
Firebird 1 RC2 OK OK
Um Abraço
Werlon Goulart
GOSTEI 0
Qmd
23/03/2003
Caro ´visitante´ eu inclui rescentemente o suporte ao Delphi 5 e BDE (entre outras coisa) e ainda nao tive tempo de atualizar o site.
Para instalar o Componente UserControls no Delphi 5 vc precisa Abrir o package UserControlsD5.dpk e clicar em Install, vc precisa tbm incluir a pasta source do componente no Library path do Delphi.
Se ainda tiver algum problema para instalar ou usar o componente poste no forum ou entre em contato diretamente comigo.
Caro Werlon Goulart explique melhor esse esquema de protecao que vc usa nos seus sistemas que talvez possamos achar uma solucao para o problema em usar o UserControl. Como nao sei o problema vou dar um palpite: o evento OnStartApplication do componente ocorre antes da criacao do form de login... poderia ser usado no lugar do onCreate do form principal priorizando assim a execucao do seu codigo.
Falow
QmD
qmd@antisocial.com
uin:15630894
http://usercontrol.da.ru
Para instalar o Componente UserControls no Delphi 5 vc precisa Abrir o package UserControlsD5.dpk e clicar em Install, vc precisa tbm incluir a pasta source do componente no Library path do Delphi.
Se ainda tiver algum problema para instalar ou usar o componente poste no forum ou entre em contato diretamente comigo.
Caro Werlon Goulart explique melhor esse esquema de protecao que vc usa nos seus sistemas que talvez possamos achar uma solucao para o problema em usar o UserControl. Como nao sei o problema vou dar um palpite: o evento OnStartApplication do componente ocorre antes da criacao do form de login... poderia ser usado no lugar do onCreate do form principal priorizando assim a execucao do seu codigo.
Falow
QmD
qmd@antisocial.com
uin:15630894
http://usercontrol.da.ru
GOSTEI 0
Qmd
23/03/2003
Outra coisa importante que esqueci de dizer:
Werlon Goulart, Obrigado pelo apoio...
:wink:
QmD
Werlon Goulart, Obrigado pelo apoio...
:wink:
QmD
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Cara , valeu pela dica, já fiz o que voce mandou ele apenas instalou tres componentes....BDE..ADO...IBX..
o que deveo usar em minha aplicação para colocar o controle de acesso. e como fazer isso precisa de umas dicas, ainda sou iniciante em delphi..
Quando a quele erro anteriormente postado aki quando tempo instalar o USERCONTROL.dpk, ele ainda contunia dando....
[]´ junior ´visitante´
o que deveo usar em minha aplicação para colocar o controle de acesso. e como fazer isso precisa de umas dicas, ainda sou iniciante em delphi..
Quando a quele erro anteriormente postado aki quando tempo instalar o USERCONTROL.dpk, ele ainda contunia dando....
[]´ junior ´visitante´
GOSTEI 0
Qmd
23/03/2003
Ok entao vc ja instalau o componente (lembre-se do library path)
O arquivo USERCONTROL.dpk somente podera ser instalado nos Delphi´s 6 e 7 pro possuir suporte DBX entre outras dependencias.
Outro pacote opcional para Delphi 5 eh o IBOUserControlsD5.dpk caso vc nao use IBO nao tente insta-lo pois ele requer IBO instalado no Delphi.
Seu banco e paradox , certo!? entao vc precisara incluir um componente BDEUserControl no seu form principal e incluir alguns itens adicionais em seu menu.
Crie no TMenu do ligado ao form principal os Itens de menu que serao utilizados para abrir as janelas exibidas pelo componente. Poderia sem algo assim:
Segurança
->Cadastro de Usuarios
->Perfil de Usuarios
->Trocar Senha
Entao vc ira informa esses itens que vc criou nas propriedades do componente:
MenuCadastroUsuario, MenuPerfilUsuario e MenuTrocaSenha
Outro requerimento e que o seu TDatabase esteja no form Principal, preencha no Database no componente ...
Ai eh rodar o programa que as tabelas e usuario inicial serao criados automaticamente.
Se preferir veja o Demo na pasta \Demos\BDE
Falow
QmD
O arquivo USERCONTROL.dpk somente podera ser instalado nos Delphi´s 6 e 7 pro possuir suporte DBX entre outras dependencias.
Outro pacote opcional para Delphi 5 eh o IBOUserControlsD5.dpk caso vc nao use IBO nao tente insta-lo pois ele requer IBO instalado no Delphi.
Seu banco e paradox , certo!? entao vc precisara incluir um componente BDEUserControl no seu form principal e incluir alguns itens adicionais em seu menu.
Crie no TMenu do ligado ao form principal os Itens de menu que serao utilizados para abrir as janelas exibidas pelo componente. Poderia sem algo assim:
Segurança
->Cadastro de Usuarios
->Perfil de Usuarios
->Trocar Senha
Entao vc ira informa esses itens que vc criou nas propriedades do componente:
MenuCadastroUsuario, MenuPerfilUsuario e MenuTrocaSenha
Outro requerimento e que o seu TDatabase esteja no form Principal, preencha no Database no componente ...
Ai eh rodar o programa que as tabelas e usuario inicial serao criados automaticamente.
Se preferir veja o Demo na pasta \Demos\BDE
Falow
QmD
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Cara, acabei de ler tua mensagem, vou testar.
Tenho muito a lhe agradecer, pela atenção dispensada com um iniciante.
Fico feliz por saber que ainda existem pessoas que estão dispostas a ensinar os outros..
grato
[]´s
junior
Tenho muito a lhe agradecer, pela atenção dispensada com um iniciante.
Fico feliz por saber que ainda existem pessoas que estão dispostas a ensinar os outros..
grato
[]´s
junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Agora a duvida e outra.!
preciso de ajuda..
tenho botoes de determinados cadastros no meu formPrincipal.
Cadastro Professores
Cadastro Alunos
Cadastro Transportes
tipo, somente o usuario Admin pode ter acesso a tudo..o outro somente a
Cadastro de ALunos..enfim..
sei que tenho de usar o Action list, nao sei como usar, alguem tem algo
que posso me ajudar, ou dar umas dicas...
[]´s junior
preciso de ajuda..
tenho botoes de determinados cadastros no meu formPrincipal.
Cadastro Professores
Cadastro Alunos
Cadastro Transportes
tipo, somente o usuario Admin pode ter acesso a tudo..o outro somente a
Cadastro de ALunos..enfim..
sei que tenho de usar o Action list, nao sei como usar, alguem tem algo
que posso me ajudar, ou dar umas dicas...
[]´s junior
GOSTEI 0
Qmd
23/03/2003
Coloque um TActionList no seu form principal de um duplo-clique nele.
Insira uma nova Action e altere a propriedade Caption para : Cadastro Professores .
Altere a propriedade Category para algo mais apropriado pois o valor padrao e : (No Category). E essa propriedade e exibida como o item pai no treeview de acessos.
O codigo que vc mantinha no OnClick do botao vc devera colocar no evento OnExecute da Action.
No botao vc devera informar a propriedade Action. Observe que se vc precisar alterar o caption, visible, enabled, etc tera quer fazer diretamente na action e nao mais no botao.
Mesma coisa com os demais botoes que vc desejar controlar o acesso.
Por fim informe a propriedade ActionList do componente BDEUserControl e pode rodar o programa que o controle de acesso ao botao aparecera numa segunda [Tab] chamada Ações na janela onde vc gerencia as permissoes de usuarios/perfis ( aberta pelo cadastro de usuarios).
No Componente existe um propriedade que indica oq devera ser feito com os Menus e Actions nao permitidos ao usuario (ItensNaoPermitidos). Se e para deixa-los desabilitados ou invisiveis. O padrao deixa os itens somente desabilitados mais vc pode optar por ocultar os menuitems, as actions ou ambos.
Falow
QmD
Insira uma nova Action e altere a propriedade Caption para : Cadastro Professores .
Altere a propriedade Category para algo mais apropriado pois o valor padrao e : (No Category). E essa propriedade e exibida como o item pai no treeview de acessos.
O codigo que vc mantinha no OnClick do botao vc devera colocar no evento OnExecute da Action.
No botao vc devera informar a propriedade Action. Observe que se vc precisar alterar o caption, visible, enabled, etc tera quer fazer diretamente na action e nao mais no botao.
Mesma coisa com os demais botoes que vc desejar controlar o acesso.
Por fim informe a propriedade ActionList do componente BDEUserControl e pode rodar o programa que o controle de acesso ao botao aparecera numa segunda [Tab] chamada Ações na janela onde vc gerencia as permissoes de usuarios/perfis ( aberta pelo cadastro de usuarios).
No Componente existe um propriedade que indica oq devera ser feito com os Menus e Actions nao permitidos ao usuario (ItensNaoPermitidos). Se e para deixa-los desabilitados ou invisiveis. O padrao deixa os itens somente desabilitados mais vc pode optar por ocultar os menuitems, as actions ou ambos.
Falow
QmD
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Cara, funcionou corretamente....
Gostaria de que me disse-se como faço para usar isso em BOTOES, pois num formprincipal, tenho 3 botoes
CADASTRO PROFESSORES
CADASTRO ALUNOS
CADASTRO TRANSPORTE
Gostaria que somente o Admin tivesse acesso a tudo e os outros a somente aquele determinados botoes.
Sei que terei de usar um Action List, mas nao sei com funciona..poderia me dar umas dicas...
Bem tenho uma outra duvida aqui, já tinha em meu neu antigo, campos de logine senha, mas ele nao tinham o controle de acesso, como poderia usar o mesmo formulario(antigo de login), com o seu componente...??
Gostaria de que me disse-se como faço para usar isso em BOTOES, pois num formprincipal, tenho 3 botoes
CADASTRO PROFESSORES
CADASTRO ALUNOS
CADASTRO TRANSPORTE
Gostaria que somente o Admin tivesse acesso a tudo e os outros a somente aquele determinados botoes.
Sei que terei de usar um Action List, mas nao sei com funciona..poderia me dar umas dicas...
Bem tenho uma outra duvida aqui, já tinha em meu neu antigo, campos de logine senha, mas ele nao tinham o controle de acesso, como poderia usar o mesmo formulario(antigo de login), com o seu componente...??
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Fala Qmd,
testei ta blz....
Mas tem o seguinte, no meu form principal Tem:
Cad. Professores
Cad. ALunos
Cad. Transporte
Suporte Técnico
no ´SUPORETE TECNICO´ ele chama um form onde tem as opções:
Cadastro de Usuarios
Perfil de Usuarios
Troca de Senha
Até ai beleza..
Quando eu executo o programa ele pede a senha normal....entro o SUPORTE as opções aparecem normalmente,quando entro em perfil de usuarios,acessos,
ele dá a seguinte mensagem:
´Aplicação nao possui menu fo form principal´
poderia me dar uma luz amigão...
[]´s junior
testei ta blz....
Cad. Professores
Cad. ALunos
Cad. Transporte
Suporte Técnico
Cadastro de Usuarios
Perfil de Usuarios
Troca de Senha
Até ai beleza..
Quando eu executo o programa ele pede a senha normal....entro o SUPORTE as opções aparecem normalmente,quando entro em perfil de usuarios,acessos,
[]´s junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Fala Qmd,
testei ta blz....
Cad. Professores
Cad. ALunos
Cad. Transporte
Suporte Técnico
Cadastro de Usuarios
Perfil de Usuarios
Troca de Senha
Até ai beleza..
[]´s junior
testei ta blz....
Cad. Professores
Cad. ALunos
Cad. Transporte
Suporte Técnico
Cadastro de Usuarios
Perfil de Usuarios
Troca de Senha
Até ai beleza..
[]´s junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Qmd, da uma foca ai cara...
junior
junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Eu ja tinha testado com o StartApplication mas nao funcionou.
Gostei bastante do seu componente. Mas tenho q te confessar q to mudando a interface dele pra ficar com mais cara do meu programa, senao fica parecendo o Frankstein, todo costurado e com diversos padroes de telas. Espero q vc nao ache ruim isto, afinal vc disponibilizou os forms no exemplo.
A minha proteção é bem basica se quiser passo pra vc dar uma olhada e te explico em Off, quem sabe a gente faz um componente de proteção pra isso ???
Um Abraço
Werlon Goulart
Gostei bastante do seu componente. Mas tenho q te confessar q to mudando a interface dele pra ficar com mais cara do meu programa, senao fica parecendo o Frankstein, todo costurado e com diversos padroes de telas. Espero q vc nao ache ruim isto, afinal vc disponibilizou os forms no exemplo.
A minha proteção é bem basica se quiser passo pra vc dar uma olhada e te explico em Off, quem sabe a gente faz um componente de proteção pra isso ???
Um Abraço
Werlon Goulart
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Fala Qmd,
testei ta blz....
Cad. Professores
Cad. ALunos
Cad. Transporte
Suporte Técnico
Cadastro de Usuarios
Perfil de Usuarios
Troca de Senha
Até ai beleza..
[]´s junior
testei ta blz....
Cad. Professores
Cad. ALunos
Cad. Transporte
Suporte Técnico
Cadastro de Usuarios
Perfil de Usuarios
Troca de Senha
Até ai beleza..
[]´s junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Pessoal dá uma força ai....!!!
[]´s junior
[]´s junior
GOSTEI 0
Qmd
23/03/2003
Werlon Goulart, fique a vontade qdo a alterar o componente... o fonte foi disponibilizado pra isso mesmo... :wink:
Junior, so pra esclarecer: voce nao tem um TMenu no form principal ?!
pq essa pro enquanto e uma das limitacoes do componente, futuramente disponibilizarei uma versao que torna o uso de TMenuItens opcional devido muitos programadores usarem actions inclusive nos menus
Falow
QmD
Junior, so pra esclarecer: voce nao tem um TMenu no form principal ?!
pq essa pro enquanto e uma das limitacoes do componente, futuramente disponibilizarei uma versao que torna o uso de TMenuItens opcional devido muitos programadores usarem actions inclusive nos menus
Falow
QmD
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Fala QMD..!!!!
Bem cara não tenho um menu no principal não, tenho apenas os botoes que dão acesso as cadastros como comentei e gostaria de colocar todas as opções de suporte no caso não no form principal e sim, num outro local em um outro form que seria aberto por um botão entedeu..
grato pela resposta..
[]´ junior
Bem cara não tenho um menu no principal não, tenho apenas os botoes que dão acesso as cadastros como comentei e gostaria de colocar todas as opções de suporte no caso não no form principal e sim, num outro local em um outro form que seria aberto por um botão entedeu..
grato pela resposta..
[]´ junior
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Cara to com outra duvida..
Quabdo voce tem mais de um form na aplicação..meu caso
nao to conseguindo usar o componente pra abilitar e desabilitar os menus que se encontram em outro form...e nao naquele form principal onde se encontra o componente USERCONTROL.
Tem como fazer isso...?
[]´ s junior
Quabdo voce tem mais de um form na aplicação..meu caso
nao to conseguindo usar o componente pra abilitar e desabilitar os menus que se encontram em outro form...e nao naquele form principal onde se encontra o componente USERCONTROL.
Tem como fazer isso...?
[]´ s junior
GOSTEI 0
Qmd
23/03/2003
Dae Junior
Menu (sem usar actions) soh no form principal mesmo.
Quanto aos botoes em outros forms, fiz uma alteracao no componente que torna opcional o uso de menus. Possibilitando criar um programa na situacao da sua msg anterior: ´tenho apenas os botoes que dão acesso as cadastros como comentei e gostaria de colocar todas as opções de suporte no caso não no form principal e sim, num outro local em um outro form que seria aberto por um botão´
Dae utilizando actions vc poderia controlar tambem os items de menus existentes em outros forms.
Por enquanto inclui isso somente no componente que acessa BDE para testes.
Brevemente incluirei nos demais...
Para fazer download dessa versao acesse a url:
http://qmd.ods.org:77/UserControl_1_8_2_Alpha.zip
veja na pasta Demos\BDE without TMenu um projeto semelhante ao que vc comentou.
Falow
QmD
Menu (sem usar actions) soh no form principal mesmo.
Quanto aos botoes em outros forms, fiz uma alteracao no componente que torna opcional o uso de menus. Possibilitando criar um programa na situacao da sua msg anterior: ´tenho apenas os botoes que dão acesso as cadastros como comentei e gostaria de colocar todas as opções de suporte no caso não no form principal e sim, num outro local em um outro form que seria aberto por um botão´
Dae utilizando actions vc poderia controlar tambem os items de menus existentes em outros forms.
Por enquanto inclui isso somente no componente que acessa BDE para testes.
Brevemente incluirei nos demais...
Para fazer download dessa versao acesse a url:
http://qmd.ods.org:77/UserControl_1_8_2_Alpha.zip
veja na pasta Demos\BDE without TMenu um projeto semelhante ao que vc comentou.
Falow
QmD
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
QMD, voce é uma pessoa que merece a aclamação minha e de todas....pois se preocupar com pessoa que te rodeam é uma virtude..que deus te ilumine e te de toda a sabedoria que deseja....pois assim nos tb...teremos...essa sabedoria pois com certesa...voce ira compartilha-lha com nos...como sempre tem feito...
[]´ junior
grato...
[]´ junior
grato...
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Dae, QMD
Desistalei o componente anterior para testar esse, mas quando tentei instalar o novo
componente ele deu esse erro ai...o que sera...
[Fatal Error] ASTAUserControl.pas(7): File not found: ´Variants.dcu´
PS- o exemplo que voce mandou junto tb nao funciona ele da um erro:
diz que precisa ter algum menu ligado no form principal..e como se nada tivesse ligado ao componente...
tentei mudar mas mesmo asimm o erro comtinua...pois os menus de suporte estão ligados a outro form...
pode ter sido burrice minha, se foi por favor me fale...mas não consegui fazer funcionar nada....
[]´ junior
Desistalei o componente anterior para testar esse, mas quando tentei instalar o novo
componente ele deu esse erro ai...o que sera...
[Fatal Error] ASTAUserControl.pas(7): File not found: ´Variants.dcu´
PS- o exemplo que voce mandou junto tb nao funciona ele da um erro:
diz que precisa ter algum menu ligado no form principal..e como se nada tivesse ligado ao componente...
tentei mudar mas mesmo asimm o erro comtinua...pois os menus de suporte estão ligados a outro form...
pode ter sido burrice minha, se foi por favor me fale...mas não consegui fazer funcionar nada....
[]´ junior
GOSTEI 0
Qmd
23/03/2003
Voce deve estar tentando instalar o package AstaUserControls.DPK...
O arquivo que voce abrir e instalar e o UserControlsD5.dpk. Esse e o pacote que contem os componentes de suporte a BDE, ADO e IBX no Delphi5.
O Novo demo continua dando a msg de erro anterior pq ele precisa ser compilado com a nova versao do componente que nao obriga a utilizacao de um TMenu. Entao instale o arquivo que mencionei e recompile o demo.
* E importante que vc substitua todos os arquivos da pasta source do componente pelos arquivos do novo .zip para garantir que funcione corretamente.
Falow
QmD
O arquivo que voce abrir e instalar e o UserControlsD5.dpk. Esse e o pacote que contem os componentes de suporte a BDE, ADO e IBX no Delphi5.
O Novo demo continua dando a msg de erro anterior pq ele precisa ser compilado com a nova versao do componente que nao obriga a utilizacao de um TMenu. Entao instale o arquivo que mencionei e recompile o demo.
* E importante que vc substitua todos os arquivos da pasta source do componente pelos arquivos do novo .zip para garantir que funcione corretamente.
Falow
QmD
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Cara to instalando o do DELPHI5 (UserControlsD5)mesmo...esse que voce disse e ele ta dando o erro.....
[]´ junior
falow
[]´ junior
falow
GOSTEI 0
Anonymous
23/03/2003
Dae,
QMD
To instalando o pacote certo so que ele continua dando esse mesmo erro que sitei anteriomrnte...
[]´ s
junior
QMD
To instalando o pacote certo so que ele continua dando esse mesmo erro que sitei anteriomrnte...
[]´ s
junior
GOSTEI 0