Consistência de campos
Ola,
Andando pela web, achei a rotina abaixo, que serve para testar se
determinado campo Requerid esta nulo, so que nao sei como usar
funções no delphi, ou seja, onde eu chamo a função abaixo, e tambem
gostaria de saber esta é a melhor forma para fazer consistência de
campos.
Grato
Luciano
D7
IB
Datamodule : SQLConnection, SimpleDataSet e DataSource
Formulario : TDBEdit
Obs.:Tem como fazer a validacao direto no datamodule, para nao ter q ficar codigo para todos forms?
Andando pela web, achei a rotina abaixo, que serve para testar se
determinado campo Requerid esta nulo, so que nao sei como usar
funções no delphi, ou seja, onde eu chamo a função abaixo, e tambem
gostaria de saber esta é a melhor forma para fazer consistência de
campos.
Grato
Luciano
D7
IB
Datamodule : SQLConnection, SimpleDataSet e DataSource
Formulario : TDBEdit
// FUNCAO PARA TESTAR CAMPOS function CampoObrigatorio(DataSet : TDataSet): Boolean; var i : integer; begin result := true; with dados.sdsbanco do for i := 0 to dados.sdsbanco.FieldCount -1 do if ((fields[i].required) and (not fields[i].IsBlob)) then if fields[i].value = ´´ then begin showmessage(´O campo ´+fields[i].displayname+´ é obrigatório.´); result := false; fields[i].FocusControl; exit; end; end; //
Obs.:Tem como fazer a validacao direto no datamodule, para nao ter q ficar codigo para todos forms?

Lucianorw
Curtidas 0
Respostas

Lucas Silva
11/02/2004
Faz datamodule (ou form) padão com esta função.
Ai você herda todos os datamodules (ou Forms) deste datamodule (Form) padrao...
Ai você herda todos os datamodules (ou Forms) deste datamodule (Form) padrao...
GOSTEI 0

Lucianorw
11/02/2004
[quote:42ae558435=´Lucas Alves Silva´]Faz datamodule (ou form) padão com esta função.
Ai você herda todos os datamodules (ou Forms) deste datamodule (Form) padrao...[/quote:42ae558435]
Ola Lucas,
O datamodule estou começando aprender, só não onde colocar aquela função e como chamá-la (executá-la), no datamodule ou no form mesmo.
Desculpe a ignorancia é que iniciante no assunto.
Luciano
Ai você herda todos os datamodules (ou Forms) deste datamodule (Form) padrao...[/quote:42ae558435]
Ola Lucas,
O datamodule estou começando aprender, só não onde colocar aquela função e como chamá-la (executá-la), no datamodule ou no form mesmo.
Desculpe a ignorancia é que iniciante no assunto.
Luciano
GOSTEI 0

Lucianorw
11/02/2004
Ola,
Este codigo funciona perfeitamente em VBA (Access), como passo ele para o delphi?
A logica é o seguinte:
No evento antes de atualizar do form coloco o código, ele faz um loop por todos os campos do form, e verifica as tag, se alguma obedecer a regra, ou bloqueia o lancamento até q seja informado os valores no campo ou apenas avisa, permitindo o lancamento.
Alguma ideia de como fazer esta ´conversão´.
Grato
Luciano[/b]
Este codigo funciona perfeitamente em VBA (Access), como passo ele para o delphi?
Function Critica(Cancel As Integer, frm As Form) Dim ctl As Control For Each ctl In frm.Controls If ctl.ControlType = acTextBox Or ctl.ControlType = acComboBox Then If ctl.Tag = "1" Then If IsNull(ctl) = True Then Beep MsgBox "O campo " & ctl.Controls(0).Caption & " não pode conter valor nulo!", vbInformation Cancel = -1 DoCmd.GoToControl ctl.Name Exit For End If ElseIf ctl.Tag = "2" Then If IsNull(ctl) = True Then Beep MsgBox "O campo " & ctl.Controls(0).Caption & " está nulo!", vbInformation End If End If End If Next ctl End Function
A logica é o seguinte:
No evento antes de atualizar do form coloco o código, ele faz um loop por todos os campos do form, e verifica as tag, se alguma obedecer a regra, ou bloqueia o lancamento até q seja informado os valores no campo ou apenas avisa, permitindo o lancamento.
Alguma ideia de como fazer esta ´conversão´.
Grato
Luciano[/b]
GOSTEI 0