Como qualifica um profissional Trainee, Jr., Pleno e Sr. ?

Off Topic

19/08/2014

Pessoal, nas empresas que trabalham como fazem essa qualificação? por tempo? experiência?
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

Curtidas 0

Respostas

Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/08/2014

Conheci uma empresa que fazia isso pelo tempo. eu não sei se é o correto, o que vc acha?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

19/08/2014

Pessoal, nas empresas que trabalham como fazem essa qualificação? por tempo? experiência?

Bom, considero que por experiência, entenda-se expertise, pois um profissional pode ter muito tempo de profissional mas ainda assim não tem bom domínio da sua área, falta de expertise.

Então para uma promoção creio que os 3 são essencial, veja porque:

1 - Qualificação: Difícil ver um Analista Senior sem nível superior, muitooo difícil mesmo. A maioria dos que conheço (pelo menos 99%) tem no mínimo uma Pós-Graduação, não que isso seja uma regra;
2 - Tempo: É importante ter tempo na empresa para conhecer como funcionam as "regras de negócio" da empresa. Não existe um profissional que entre e já no primeiro mês saiba como funciona tudo da empresa, você precisa de tempo para adaptar-se e aprender.
3 - Experiência/Expertise: Dado o longo tempo que você trabalhou, você deve (ou pelo menos deveria) ter adquirido bastante conhecimento o que faz de você um profissional essencial e pronto para subir de cargo.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

19/08/2014

Também exite algumas empresas classificam o funcionário não pela experiência, mas pela cidade em que estão trabalhando.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/08/2014

Pela cidade? entra em detalhes sobre isso.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

19/08/2014

Por exemplo, a empresa atua na cidade mas tem clientes externos (em outras cidades), então o profissional é enviado e acaba morando lá. Com isso, é necessário aumentar o salário de acordo com a cidade que está prestando serviço.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/08/2014

Sendo assim é bom a empresa pagar alem da questão financeira do local pagar um pouco a mais por que o funcionario se disponibilizou para ir morar em outro local, longe da familia é complicado.

não tinha pensando nisso falou dessa situação da cidade.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

A principio eu penso logo em tempo e certificações, não necessariamente nessa ordem, mas acho que a empresa pode considerar com a certificação, mas há casos e casos.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

19/08/2014

O pessoal comenta muito nas comunidades é de que as empresas não oferecem um plano de carreira...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

Isso depende da empresa Varallo, tem como se informar se essas empresas são "puramente" de T.I? nessas empresas a visão de mercado é melhor e a valorização tambem.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/08/2014

Isso depende da empresa Varallo, tem como se informar se essas empresas são "puramente" de T.I? nessas empresas a visão de mercado é melhor e a valorização tambem.

Tambem vejo o mercado assim, quando a empresa é de T.I existem melhorias a se considerar ao contrario de empresas medias e grande em que o foco não é a tecnologia.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/08/2014

Bom questionamento Varallo, nem sempre ter tempo, certificação e nivel superior significa algo a mais, infelizmente algumas empresas pagam uma pequena porcentagem sobre essas "qualificações" mas há tambem empresas boas que fazem de tudo para que o profissional cresça.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

19/08/2014

true
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/08/2014

triste realidade de um lado e otima para o outro.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

19/08/2014

Acredito que para isso ter uma norma teria que ter algum sindicato para normalizar tudo.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/08/2014

Sempre esse tema entra na questão, quando se fala de mercado, empregos, melhorias, empresas etc.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

Sempre esse tema entra na questão, quando se fala de mercado, empregos, melhorias, empresas etc.

Pior que é verdade!!!
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

19/08/2014

Um conhecido meu estava dizendo que a empresa onde trabalha prefere pegar trainees por causa do custo....DELETE FROM ALL TABLES!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/08/2014

Bom, considero que por experiência, entenda-se expertise, pois um profissional pode ter muito tempo de profissional mas ainda assim não tem bom domínio da sua área, falta de expertise.

1 - Qualificação: Difícil ver um Analista Senior sem nível superior, muitooo difícil mesmo. A maioria dos que conheço (pelo menos 99%) tem no mínimo uma Pós-Graduação, não que isso seja uma regra;
2 - Tempo: É importante ter tempo na empresa para conhecer como funcionam as "regras de negócio" da empresa. Não existe um profissional que entre e já no primeiro mês saiba como funciona tudo da empresa, você precisa de tempo para adaptar-se e aprender.
3 - Experiência/Expertise: Dado o longo tempo que você trabalhou, você deve (ou pelo menos deveria) ter adquirido bastante conhecimento o que faz de você um profissional essencial e pronto para subir de cargo.

Gostei do que o Ronaldo escreveu!
Já trabalhei em uma empresa onde eles adotam basicamente esses critérios para promover um colaborador.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/08/2014

Por exemplo, a empresa atua na cidade mas tem clientes externos (em outras cidades), então o profissional é enviado e acaba morando lá. Com isso, é necessário aumentar o salário de acordo com a cidade que está prestando serviço.

Concordo com a resposta do Roniere e acrescento que, além do colaborador ter se disponibilizado para mudar de endereço, os custos de vida de uma cidade para outra variam muito. Então, é bem justo as empresas aumentarem a remuneração nesses casos...
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

19/08/2014

Gostei do que o Ronaldo escreveu!
Já trabalhei em uma empresa onde eles adotam basicamente esses critérios para promover um colaborador.

Obrigado. Basicamente é isso mesmo.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

19/08/2014

Muito bom esses itens que apontou...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/08/2014

Uma coisa que eu acho que deveria de existir é uma lei que obrigue todas as empresas a terem um plano de cargos e salários definido, independente da quantidade de colaboradores que ela possui.
Porque todo profissional tem o direito de saber o que deve fazer e pra onde deve caminhar se quiser ser promovido dentro da empresa.
Isso facilita até para o profissional saber se a empresa em que ele está trabalhando tem condições de permitir à ele ter a evolução que ele quer ter na carreira.
Caso contrário ele pode seguir outro rumo q seja mais propício para ele. Com isso, eu penso que ambos lados ganhariam, empresa e colaborador, pois a empresa pode vir a ter colaboradores mais fiéis a ela e os colaboradores saberão se podem ter um futuro promissor na empresa.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

19/08/2014

Uma coisa que eu acho que deveria de existir é uma lei que obrigue todas as empresas a terem um plano de cargos e salários definido, independente da quantidade de colaboradores que ela possui.
Porque todo profissional tem o direito de saber o que deve fazer e pra onde deve caminhar se quiser ser promovido dentro da empresa.
Isso facilita até para o profissional saber se a empresa em que ele está trabalhando tem condições de permitir à ele ter a evolução que ele quer ter na carreira.
Caso contrário ele pode seguir outro rumo q seja mais propício para ele. Com isso, eu penso que ambos lados ganhariam, empresa e colaborador, pois a empresa pode vir a ter colaboradores mais fiéis a ela e os colaboradores saberão se podem ter um futuro promissor na empresa.

O problema é que isso se torna custoso e inviável pra empresas que possuem um número muito pequeno de colaboradores. Sendo assim, uma empresa de 20-30 funcionários acabaria, um dia, sendo composta apenas por diretores...A não ser que seja um crescimento horizontal, claro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/08/2014

Mas não deve ser assim. Isso seria um plano de carreira muito mal definido.
Pois vc não será promovido para um cargo que vc não tem perfil, tempo de trabalho não diz que vc tenha que obrigatoriamente ser promovido.
Um bom desenvolvedor não precisa ser promovido pra analista se o que ele gosta de fazer é desenvolver, ele pode ser reconhecido como desenvolvedor e chegar a ser bem recompensado por isso. Da mesma forma deve ocorrer com as demais funções. O que acontece é que as pessoas acabam buscando ser promovidas porque a remuneração do cargo que gostariam desempenhar não tem uma projeção de crescimento.
Assim, seria bem justo que um analista de sistemas com um bom tempo de experiencia venha a ganhar mais do que um analista de negócios que está recém começando a exercer a função.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

Eu concordo com a Marisiana, a empresa tem de onde tirar a grana, só que falta a questão do bom senso mesmo, falo isso para empresas medias e grandes e coincidencia ou não são as empresas com o maior descarte de funcionarios. lamentavel.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/08/2014

Tambem acho, mas será que isso cabe para uma empresa pequena ou que esteja no inicio.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

19/08/2014

Eu concordo com a Marisiana, a empresa tem de onde tirar a grana, só que falta a questão do bom senso mesmo, falo isso para empresas medias e grandes e coincidencia ou não são as empresas com o maior descarte de funcionarios. lamentavel.

Sabemos que tudo no Brasil é mais difícil e cheio de impostos, creio que para implantar um plano de cargos e salários deva entrar nesse caso.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

19/08/2014

Tem impostos pra tudo, até imposto para pagar imposto do imposto que venceu.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/08/2014

Na verdade uma coisa puxa outra.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

Esses benditos/malditos impostos...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/08/2014

Tambem acho, mas será que isso cabe para uma empresa pequena ou que esteja no inicio.

Eu penso que é pelo fato de as coisas começarem errado que estão tão erradas assim, não deve existir restrições, pois é em função dessas facilidades que o Brasil está do jeito que tá.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/08/2014

Eu penso que é pelo fato de as coisas começarem errado que estão tão erradas assim, não deve existir restrições, pois é em função dessas facilidades que o Brasil está do jeito que tá.

Nesse ponto o erro está em nascer nesse país, olha que estou escrevendo não é piadinha de forum não, infelizmente é isso.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

Percebendo aqui que fugimos demais do assunto central do post, mas de qualquer forma é algo importante a se saber.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

19/08/2014

Percebendo aqui que fugimos demais do assunto central do post, mas de qualquer forma é algo importante a se saber.

Tópicos assim ("Como qualifica um Profissiona ...") sempre acabam em uma discussão fora do contexto , normal !
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

Não critiquei mas sim acho legal, fugimos do contexto direto para um mais amplo o que não deixa de ser interessante! é sempre bom.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/08/2014

Vou opinar...
Não acho q tenhamos fugido do assunto, porque essa questão definição de cargos e de como é a hierarquia deles dentro da empresa depende da estruturação da empresa que era o assunto q começamos a falar.
Se a empresa não tem isso definido fica dificil para qualquer profissional ter um prospecção de onde está e até onde pode chegar, porque acaba ficando tudo na promessa q muitas vzs não é cumprida.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

Bem colocado o que disse, concordo e se pudesse apagaria o que escrevi. hehehe.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/08/2014

Capaz Eduardo. Não esquenta...
Ninguém tá aqui pra criticar ninguém e nem pra querer corrigir ninguém.
As vezes a gente pensa uma coisa e lendo a opinião dos outros, acabamos mudando nossa perspectiva simplesmente porque não tínhamos nos dado conta daquilo que a outra pessoa comentou antes de formar nosso contexto.
E isso é algo bem saudável, o que não é saudável é não saber aceitar a opinião dos outros ou achar q somos donos da verdade.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

Não tenho vergonha de reconhecer boas opiniões e estou aberto a mudanças, sempre! não sendo radical em algumas ocasiões.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/08/2014

Certo Eduardo! =)
Não quis me referir a vc em particular, falei de um modo generalizado, pois isso também acontece comigo.
GOSTEI 0
POSTAR