Como emitir um sinal elétrico de 5v pela porta serial?

Delphi

02/02/2008

Pessoal, preciso emitir um sinal eletrico para uma catraca DIMEP simples de 5V. A única coisa que a mesma possui é 2 pares de cabos que parecem cabo de energia (vermelho/preto) para a conexào me parece de uma fonte. Para ajudar a mesma nem manual tem.

Bom, a pergunta é: Eu consigo emitir este sinal elétrico através da porta serial, ou eu preciso de uma placa específica para isto? Achei uma no site:
[url]http://www.wolmaq.com.br/produtos_detalhes.asp?codproduto=62[/url]

Então pessoal, qualquer ajuda será bem vinda?

Quais componentes utilizar?

Existe como eu fazer a conversão desta conexão (2 pares de fio (vermelho/preto)) para o tipo serial???


Farnetani

Farnetani

Curtidas 0

Melhor post

Eduardocarneiro

Eduardocarneiro

11/02/2008

Bom dia a todos.
Desculpem a intromissão no tópico mas estou na mesma situação.
Estou projetando uma PCI para abrir uma catraca através da porta paralela. A catraca foi encomendada pela empresa onde trabalho, ainda não chegou e a única informação que tenho é que o relê dela é disparado com 1,5v.
Como não sei a tensão máxima que o relê suporta, estou utilizando um LM317 com um resistor de 220ohms (em paralelo nos pinos de saída e de GND) e outro de 47ohms (em série no pino de GND) para garantir que não vou queimar a catraca :D

- Com 1v de tensão na entrada do circuito, tenho 157,3mV na saída.
- Com 2v de tensão na entrada do circuito, tenho 759,8mV na saída.
- Com 3v de tensão na entrada do circuito, tenho 1,478V na saída.
- Com 4v de tensão na entrada do circuito, tenho 1,572V na saída.
- Com 5v de tensão na entrada do circuito, tenho 1,573V na saída.
E a tensão de saída se mantém, aproximadamente, em 1,6V até os 40V de tensão de entrada, que é o que o LM317 suporta, ou seja, o circuito não vai retornar mais que 1,6V e a catraca vai continuar funcionando.

Finalmente, as dúvidas:
- Em alguns fóruns, vi que o pessoal coloca um capacitor de 0,01uF em paralelo com o pino de entrada do LM317. Qual seria a razão disto/ (teclado desconfigurado, sem a interrogação) Seria para conter alguma oscilação ou não tem nada haver/ Existe a necessidade de ter este capacitor/
- Li aqui no tópico que um diodo evitaria um retorno de tensão por parte do relê. Tentei colocar aqui, mas como ele reduz um pouco a tensão, vou ter que modificar meus resistores para conseguir +-1,5V de saída com a entrada na faixa de 3V à 5V. Pensando agora, coloquei o diodo no início do circuito, antes da entrada do LM317 e talvez, colocando na saída, não tenha que modificar muito meus resistores. O diodo é mesmo necessário para evitar uma tensão contrária, certo/ Então, entendi certo a idéia ou escrevi besteira/

Ah, ainda vou ter que torcer apra que o relê não seja ativado com aqueles 759,8mV, no caso de uma DDP de 2v entre os pinos 2 (´desligado´) e 25 (é uma situação bem improvável, mas como pode acontecer, é bom estar preparado).

Meus conhecimentos em eletrônica são quase insignificantes e ainda não me servem nem para um hobby rsrsrs Então, desculpem se escrevi alguma bobagem ou se as dúvidas são bestas d+.

Queria não ter ´matado´ as aulas de física :roll:


GOSTEI 1

Mais Respostas

Kroki

Kroki

02/02/2008

A melhor maneira e mais fácil é usar uma rotina em assembler.
Se vc for usar windows 2000/XP será nescessário usar uma DLL.
A tensão da serial vai ser de +- 12 volts aonde vc vai ter que usar um diodo zener de 5 volts,lembrando que a corrente é baixa.
Posso passar a rotina mas preciso saber se vc tem alguma experiencia em eletronica.


GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

02/02/2008

Como você viu no site informado, sim.

Pois é, eu já brinquei com eletrônica a uns tempos atrás com o Delphi 3, e usava placas com acesso a porta serial e paralela, já vi também pela USB mas nunca fiz. Eles são a camada intermediária entre seu programa e o equipamento. Para maiores detalhes entre no google e pesquise sobre delphi, eletrônica, robótica, eletrotécnica, e coisas do gênero.

Se vc conectar os fios diretamente na porta seu computador vai parar em marte! :lol:

E mais, se você não entende NADA de eletrônica desista! ou contrate alguém ou alguma empresa para desenvolver uma placa específica para seu equipamento (se for um equipamento antigo, bom, pois pode pegar um projeto genérico/padrão).

Eu sempre gostei de trabalhar com programação em conjunto com eletrônica pois você se anima em ver um equipamento eletrônico (até mesmo simples - como Leds piscando) com sua intervenção pelo seu programa, um motor funcionando e parando com um clique de um botão, um ventilador, uma lâmpada acendendo, ligar qq aparelho eletrônico, tudo pela porta serial usando o Delphi (qq versão de 3 acima). Se quiser algum material entre em contato comigo, mas é como eu disse, se não entender de eletrônica vc não faz NADA, tem que saber lêr diagrama digital para construção do circuito impresso, tem que ter materiais (muitos deles são caros), etc...
Para começar você poderia comprar nas bancas revistas de eletrônica, existe as básicas e as avançadas.

Sucesso!


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Campeão, me passe então a rotina...em relaçào a eletronica eu dou um jeito. Na verdade vou precisar rodar no windows xp.

Qualquer luz será bem vinda! Já estudei assembler...faz um tempinho...mas pode me mandar o q vc tiver ai...

Se tiver algo em Delphi (usando componente ou nao) tb seria ótimo.

Se puder me explicar melhor o lance do diodo zener eu agradeço!

Valew

A melhor maneira e mais fácil é usar uma rotina em assembler. Se vc for usar windows 2000/XP será nescessário usar uma DLL. A tensão da serial vai ser de +- 12 volts aonde vc vai ter que usar um diodo zener de 5 volts,lembrando que a corrente é baixa. Posso passar a rotina mas preciso saber se vc tem alguma experiencia em eletronica.



GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Campeão...acho q vc nao entendeu...o q eu quero fazer é algo bem simples...vê se nao me desanima (rs)...em relação a eletronica...já vi algo no passado bem superficial...mas dá pra nao ficar mto perdido...

Se tiver algo que ajude poste aí ok!

Valew!

Agora em relação a desistir...desista vc de me convencer disto ok! rs!

Como vc manja de eletronica...já poderia me ajudar com o esquema de como montar o cabo para a conversao do serial ok!

Como você viu no site informado, sim. Pois é, eu já brinquei com eletrônica a uns tempos atrás com o Delphi 3, e usava placas com acesso a porta serial e paralela, já vi também pela USB mas nunca fiz. Eles são a camada intermediária entre seu programa e o equipamento. Para maiores detalhes entre no google e pesquise sobre delphi, eletrônica, robótica, eletrotécnica, e coisas do gênero. Se vc conectar os fios diretamente na porta seu computador vai parar em marte! :lol: E mais, se você não entende NADA de eletrônica desista! ou contrate alguém ou alguma empresa para desenvolver uma placa específica para seu equipamento (se for um equipamento antigo, bom, pois pode pegar um projeto genérico/padrão). Eu sempre gostei de trabalhar com programação em conjunto com eletrônica pois você se anima em ver um equipamento eletrônico (até mesmo simples - como Leds piscando) com sua intervenção pelo seu programa, um motor funcionando e parando com um clique de um botão, um ventilador, uma lâmpada acendendo, ligar qq aparelho eletrônico, tudo pela porta serial usando o Delphi (qq versão de 3 acima). Se quiser algum material entre em contato comigo, mas é como eu disse, se não entender de eletrônica vc não faz NADA, tem que saber lêr diagrama digital para construção do circuito impresso, tem que ter materiais (muitos deles são caros), etc... Para começar você poderia comprar nas bancas revistas de eletrônica, existe as básicas e as avançadas. Sucesso!



GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

02/02/2008

:lol: Uma vez programador, sempre persistente!

Não posso colocar aqui porque o material que tenho são em PDF e arquivos (e ainda tenho de procurar nos meus CD´s). Este fórum só suporta texto. É porisso que pedi seu e-mail. Mande uma MP para mim informando seu e-mail e o que quer fazer exatamente, vou tentar ver se posso ajudar além de enviar o material.
Quanto a fazer a parte de eletrônica eu não posso, não tenho tempo, (infelizmente), pois como eu disse, eu gostava de fazer!
Aqui onde estou residindo agora (DF) não tenho nenhum equipamento de eletrônica, nenhuma ferramenta, etc...


Blz.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Não entendí direito como vc quer usar o sinal,mas vamos a sua resposta.

implementation
function Out32(wAddr: word; bOut: byte): byte; stdcall; external ´xp.dll´;
{$R *.dfm}

//ativa
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
asm
mov dx,$3fa
mov al,$c7
out dx,al//Out32(dx,al);
mov dx,$3fc
mov al,$0b
out dx,al//Out32(dx,al);
end;
Label1.caption:=´Ligado´;
end;

//desativa
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
asm
mov dx,$3fa
mov al,$c7
out dx,al//Out32(dx,al);
mov dx,$3fc
mov al,$00
out dx,al//Out32(dx,al);
end;
Label1.caption:=´Desligado´;
end;

Está tudo aí em cima,melhor vc testar com um Windows 9X.
Se usar windows 9X vc deve retirar a linha ´function Out32(wAddr: word; bOut: byte): byte; stdcall; external ´xp.dll´;´
Se for usar windows baseado no XP/2000 vc deve manter a linha citada acima e usar os comandos depois de ´//´ (Out32(dx,al)´ etc... e vai precisar da DLL.
Passa email que te mando a DLL,mas como disse é mais fácil testar nos 9X.
No conector DB9 (serial) o pino 5 é terra e o 7 vai ser sua tensão(12V aproximadamente).
Terá que colocar um diodo zener de 5V entre o pino 5 e 7 (no pino 7 vai o lado do diodo que tem um ´risco´ e o outro lado do diodo vai no pino 5.


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008


GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

02/02/2008

Ainda não cheguei em casa!
Creio que isso aí resolve o caso, porém (não tenho certeza), queria perguntar para o [b:5c57bb5810]kroki[/b:5c57bb5810] se vai funcionar mesmo. A corrente de saída da porta Paralela não é alta sendo suficiente para, no máximo, acender LEDS (3v.). Para circuitos que necessitem de maior potência, deve-se utilizar buffers ou amplificadores de correntes transistorizados.

Como faz um tempo que não uso eletrônica, não tenho certeza disso, mas, depois dos testes o [b:5c57bb5810]farnetani[/b:5c57bb5810] posta os resultados aqui.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Os sinais tanto da Paralela como da Serial só tem corrente para acender LEDs,se precisar de correntes maiores vaiprecisar montar um Driver.
Se a catraca apenas precisa de nível lógico alto (5V) para acionar,isso vai funcionar.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Esse código usa a Porta Paralela(que ja vai enviar direto os 5Volts.
...
Var
porta:word;

implementation
function Out32(wAddr: word; bOut: byte): byte; stdcall; external ´xp.dll´;
{$R *.dfm}

//Saida alta(5V)
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
Out32(porta,$FF);//porta=$278 LPT2(paralela 2)ou $378 LPT1(paralela 1)
end;

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
Out32(porta,0);//não esquecendo o valor da porta (tem que ser o mesmo)
end;

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
Out32(porta,0);//Quando se liga o pc a paralela fica instavel,melhor zerar
end;
...
Os pinos usados são o 18 a 25 para ´terra´ e do 2 ao 9 para saida.
As procedures acima ativam ou desativam todos os 8 Bits da porta(por isso pode-se escolher ou os pinos do 2 ao 9 ou algum deles).
Sobre a porta serial o dido zener serve para estabilizar a tensão em 5 Volts(usar zener 5V1).
Usar resistores de 470 Ohms no pino ´+´.


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Campeão...show de bola...o trem funcionou a 3.3v de forma direta.

Apenas fiz o cabo paralelo ligando na porta 2 e porta 25 e o esquema funciona. O grande detalhe é que testei no multimetro. Agora vou testar direto na catraca. O que eu gostaria de saber é o seguinte, caso seja realmente necessário 5v...tem alguma forma de eu ampliar isto de 3.3v para 5v???

Ou o diodo zener 5v1 que vc me passou é exatamente para isto? Qual é a funçao do resistor de 470 que vc me passou?

Estes 2 serao necessarios?

Putz...nem preciso dizer obrigado né...valew mesmo!



Esse código usa a Porta Paralela(que ja vai enviar direto os 5Volts. ... Var porta:word; implementation function Out32(wAddr: word; bOut: byte): byte; stdcall; external ´xp.dll´; {$R *.dfm} //Saida alta(5V) procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin Out32(porta,$FF);//porta=$278 LPT2(paralela 2)ou $378 LPT1(paralela 1) end; procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); begin Out32(porta,0);//não esquecendo o valor da porta (tem que ser o mesmo) end; procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); begin Out32(porta,0);//Quando se liga o pc a paralela fica instavel,melhor zerar end; ... Os pinos usados são o 18 a 25 para ´terra´ e do 2 ao 9 para saida. As procedures acima ativam ou desativam todos os 8 Bits da porta(por isso pode-se escolher ou os pinos do 2 ao 9 ou algum deles). Sobre a porta serial o dido zener serve para estabilizar a tensão em 5 Volts(usar zener 5V1). Usar resistores de 470 Ohms no pino ´+´.



GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Aproveitando, supondo que eu liguei o cabo na porta 25 e 2, como é que eu vou ligar o diodo zener agora?

Esse código usa a Porta Paralela(que ja vai enviar direto os 5Volts. ... Var porta:word; implementation function Out32(wAddr: word; bOut: byte): byte; stdcall; external ´xp.dll´; {$R *.dfm} //Saida alta(5V) procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin Out32(porta,$FF);//porta=$278 LPT2(paralela 2)ou $378 LPT1(paralela 1) end; procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); begin Out32(porta,0);//não esquecendo o valor da porta (tem que ser o mesmo) end; procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); begin Out32(porta,0);//Quando se liga o pc a paralela fica instavel,melhor zerar end; ... Os pinos usados são o 18 a 25 para ´terra´ e do 2 ao 9 para saida. As procedures acima ativam ou desativam todos os 8 Bits da porta(por isso pode-se escolher ou os pinos do 2 ao 9 ou algum deles). Sobre a porta serial o dido zener serve para estabilizar a tensão em 5 Volts(usar zener 5V1). Usar resistores de 470 Ohms no pino ´+´.



GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Primeiro não me ´confunda´ rss..25 e 2 são os pinos e não porta!
Como te falei o diodo é para apenas a porta serial(para se obter 5v),na paralela não precisa o diodo.
O resitor é para limitar a corrente do pino.
Voce pode testar com um resistor de 100 Ohms.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Estive pensando bem,e como vc não tem experiencia em eletronica,melhor em vez do resistor vc tentar usar um diodo 1N4148 ligado ao pino 2(ja que é o pino 2 que vc ta usando).
O lado do diodo que não tem um ´risco´vai no pino 2 e o lado do ´risco´ vai para a catraca,desse modo vc tambem limita a corrente do pino e evita que uma tensão de retorno da catraca volte pelo pino.


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Entendi...entao, testei aqui com o cabo serial e o mesmo me deu 11.82 = 12v. Aí o esquema do zener funcionaria.

O problema foi que a porta paralela me deu apenas 3.33v. Engraçado que pelos comentários a mesma teria que dar 5v.

Mas se seu conseguir pelo serial através da reduçao pelo diodo zener blz!

Apesar de eu achar pelo esquema da paralelo mais fácil, o foda vai ser a voltagem faltante para completar os 5v.

Entao vc acha que seu ligar o cabo paralelo na catraca sem o diodo é capaz de ter retorno e queimar a porta do micro?

Estive pensando bem,e como vc não tem experiencia em eletronica,melhor em vez do resistor vc tentar usar um diodo 1N4148 ligado ao pino 2(ja que é o pino 2 que vc ta usando). O lado do diodo que não tem um ´risco´vai no pino 2 e o lado do ´risco´ vai para a catraca,desse modo vc tambem limita a corrente do pino e evita que uma tensão de retorno da catraca volte pelo pino.



GOSTEI 0
Massuda

Massuda

02/02/2008

Apenas um comentário... porta paralela é feita para transmitir dados rapidamente em distancias curtas... por isso trabalha com tensão baixa e baixa corrente o que permite, em contrapartida, rápidas transições de sinal.

A tensão de 3,3V é aceitável; o 8255 usado originalmente no PC gerava uma saída com tensão mínima de 3V.

Um cuidado a tomar é que a porta serial é muito mais robusta que a porta paralela. Por exemplo, a porta serial pode ser curto-circuitada sem prejuízo para o hardware, o que não ocorre com a porta paralela.


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Me responda uma coisa, a tensão 3,3v é aceitável para 5v? Foi isto que vc quis dizer? Seria ela suficiente para abrir a catraca?

Olha só...testei aqui com o cabo serial. Liguei o multimetro e o mesmo mediu só de conectar o cabo -10,92v (o problema é que deu negativo), aí qdo eu aciono a porta com1, ele me resulta 11.82v (só que positivo)...Nao entendi o que isto quer dizer, entao surgiu a dúvida, pq está dando negativo, isto é normal? e qdo ele me resulta 11.82v, isto significa que é apenas 11.82v ou 11.82+a parte negativa(10,92) = 22v ?

Uma outra coisa, pelo que vc disse eu posso ligar a serial sem medo dela queimar, já a porta paralela eu tenho que tomar cuidado...seria isto?

Qual seria a probabilidade de eu ligar a porta paralela de 3.3v e a mesma queimar com algum retorno? é que nao tenho nenhum resistor/fusível, então queria ligar logo pra testar isto...

Apenas um comentário... porta paralela é feita para transmitir dados rapidamente em distancias curtas... por isso trabalha com tensão baixa e baixa corrente o que permite, em contrapartida, rápidas transições de sinal. A tensão de 3,3V é aceitável; o 8255 usado originalmente no PC gerava uma saída com tensão mínima de 3V. Um cuidado a tomar é que a porta serial é muito mais robusta que a porta paralela. Por exemplo, a porta serial pode ser curto-circuitada sem prejuízo para o hardware, o que não ocorre com a porta paralela.



GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Se deu negativo pode ser ke vc inverteu o multimetro,pino & = + e pino 5 = -.
Como disse vc não disse como vai usar,tipo,a distancia etc...
Usa a serial com o diodo.
Voce não tem os esquemas da catraca ou informações?
Posta elas.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

...corrigindo erro de escrita acima...
Pino7=+ e pino 5=- .
A tensão de 3.3v pode ser por causa do resistor,então usa o 1N4148.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Olha sobre a serial é comum vc quando inicializa seu programa (oncreate)vc zerar a porta tanto a paralela como a serial.
Ja faz uns 3 anos que uso a alimentação (5V com zener)na serial para alimentar um HardLock que projetei para controlar programas de caça níquel,terminais de supermercado etc... sem problemas,e o circuito alimenta um microcontrolador(PIC),um Led e um CI.


GOSTEI 0
Massuda

Massuda

02/02/2008

Me responda uma coisa, a tensão 3,3v é aceitável para 5v? Foi isto que vc quis dizer? Seria ela suficiente para abrir a catraca?
Não. O que eu quis dizer é que o circuito da porta paralela é projetado para gerar um sinal lógico 1 com tensão mínima de 3V. Qualquer coisa que você ligue na porta paralela deve levar isso em conta.

...pq está dando negativo, isto é normal?
A porta serial usa um 8250 (ou derivado) que é projetado para gerar um sinal lógico 1 com uma tensão entre -3 e -25V e um sinal lógico 0 com uma tensão entre +3 e +25V. Portanto, é normal ter tensão negativa num pino da porta serial.

Uma outra coisa, pelo que vc disse eu posso ligar a serial sem medo dela queimar, já a porta paralela eu tenho que tomar cuidado...seria isto?
Sim. A única vez que vi uma porta serial queimar foi porque o terra não era comum. Mas no geral, a porta serial é mais robusta que a paralela.


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Este valor de tensão que vai de -3 e -25v ou 3 a +25v eu nao consigo determinar via software né??? Daí o motivo de usar o diodo zener para estabilizar a tensao para 5v?



[quote:f362195d5a=´farnetani´]Me responda uma coisa, a tensão 3,3v é aceitável para 5v? Foi isto que vc quis dizer? Seria ela suficiente para abrir a catraca?
Não. O que eu quis dizer é que o circuito da porta paralela é projetado para gerar um sinal lógico 1 com tensão mínima de 3V. Qualquer coisa que você ligue na porta paralela deve levar isso em conta.

...pq está dando negativo, isto é normal?
A porta serial usa um 8250 (ou derivado) que é projetado para gerar um sinal lógico 1 com uma tensão entre -3 e -25V e um sinal lógico 0 com uma tensão entre +3 e +25V. Portanto, é normal ter tensão negativa num pino da porta serial.

Uma outra coisa, pelo que vc disse eu posso ligar a serial sem medo dela queimar, já a porta paralela eu tenho que tomar cuidado...seria isto?
Sim. A única vez que vi uma porta serial queimar foi porque o terra não era comum. Mas no geral, a porta serial é mais robusta que a paralela.[/quote:f362195d5a]


GOSTEI 0
Massuda

Massuda

02/02/2008

Este valor de tensão que vai de -3 e -25v ou 3 a +25v eu nao consigo determinar via software né???
Não, depende unicamente do circuito da porta serial.


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Pessoal, gostaria de ajudar a ajuda aí de todos, principalmente do Vitor que me mandou a dll xp.dll!

Tudo funcionando. Para a minha alegria ao mexer na catraca DIMEP que nao tem nenhum manual por incrivel que pareça foi que a mesma aciona o relê até com uma pilha de 1,5V. Então show de bola, o esquema já está no ar.

Fiz da seguinte forma:
1) Cabo paralelo ligando no pino 25 (terra) e pino 2 (positivo).
2) Liguei um fusível entre a o cabo 2 e o fio da catraca por segurança, caso retorne alguma tensão...não sei se isto ajuda...apesar que me recomendaram colocar um resistor...
3) Utilizei a dll xp.dll e os comandos que o Vitor me passou.

Show de bola...tudo funcionando!

Valew pessoal!


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

desculpe o portugues...gostaria de agradecer a ajuda de todos...rs


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Na área da eletrônica eu faço questão de ajudar porque além de vasta experiência em eletrônica,eu mesmo pastei muito com programação utilizando o HardWare do PC(começei a programar em Delphi muito mais tarde que eletrônica pois só sabia programar em assembler para microprocessadores e MCUs),alem do mais,com Banco de Dados eu não sabia nada e aprendí tudo aqui com a ´galera´ e mesmo em perguntas ´difíceis´eu obtive ajuda de alguem.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Um detalhe,se a tensão alimenta um relê,vc tem que verificar se possível(internamente)se existe um diodo ligado nos terminais do relê!
Caso não exista voce DEVE ligar um dido(1n4148)o mais próximo possível dos terminais que alimentam o relê,onde o lado do diodo que contem o ´risco´ no terminal + do relê e o lado que não contem o ´risco ´ no - do relê,sem isso(caso não tenha o diodo no circuito da catraca),vai haver picos de retorno que podem queimar a saida da paralela pu reiniciar o PC.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Só uma pergunta,não lembro de ter meu nome em algum lugar,como sabe meu nome?


GOSTEI 0
Farnetani

Farnetani

02/02/2008

Então a solução é já colocar este diodo de qualquer maneira...Vou ver isto por aqui...qualquer coisa eu te pertubo mais um pouco ok (rs)! Se precisar de alguma coisa em banco de dados, java, etc...é só me mandar um email ok!

Quanto ao seu nome, vc me mandou um email...ou esqueceu??? Nele estava seu nome! Desculpe se não gostaria que fosse mencionado.

Grde Abraço!

Só uma pergunta,não lembro de ter meu nome em algum lugar,como sabe meu nome?



GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Não,não tem nada haver o nome...


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Ligue direto um resistor de 470 ohms mais o diodo(não da pra saber se o circuito ja tem um...).
Lambrando que o ´mais´ esta entre o pino 2 a 9.


GOSTEI 0
Eduardocarneiro

Eduardocarneiro

02/02/2008

Bom dia Kroki.
Obrigado pela resposta.
Sobre o diodo, você havia postado ´O lado do diodo que não tem um ´risco´vai no pino 2 e o lado do ´risco´ vai para a catraca,desse modo vc tambem limita a corrente do pino e evita que uma tensão de retorno da catraca volte pelo pino.´, o que me levou a crer que o mesmo deveria ser ligado em série no positivo (pino 2) com a catraca, mas de acordo com a figura que você postou, o diodo deve estar em paralelo ao relê. Com os testes que fiz, achei que ele deveria estar em série... E agora?
Outra questão, este resistor deve baixar a tensão para um pouco mais de 2,5V. Não corro o risco de queimar o relê da catraca ou reduzir sua vida útil? Usar o LM317 para manter a tensão em 1,5V não vale a pena?


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Se voce não utilizar o resistor voce deve colocar o diodo em série.
O diodo em paralelo é OBRIGATÓRIO em circuitos de comutação de reles.
Observe,quando voce utiliza um diodo de sinal em série em uma tensão contínua,
o diodo gera uma queda de tensão de +- 0,60v.
Alem disso,como ele só conduz em um sentido,não existe o problema de alguma tensão ´retornar´.
A tensão gerada pela porta paralela não tem corrente suficiente para queimar um rele.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Corrigindo...a queda de tensão é de 0,6 e não 0,60 volts.


GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

02/02/2008

Kroki, gostaria de saber qual o diferença entre 0,6V e 0,60V, até onde sei as duas são exatamente a mesma coisa!


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

A diferença é apenas na precisão dos valores,como o valor de 0,6 ja é suficiente resolví observar isso...ou senão alguem poderia dizer que mediu uma queda de 0,62 ou 0,69 e perguntaria se esta correto...
Desse modo terminamos o valor em 0,6.


GOSTEI 0
Lunasoft

Lunasoft

02/02/2008

Não entendí direito como vc quer usar o sinal,mas vamos a sua resposta. Está tudo aí em cima,melhor vc testar com um Windows 9X. Se usar windows 9X vc deve retirar a linha ´function Out32(wAddr: word; bOut: byte): byte; stdcall; external ´xp.dll´;´ Se for usar windows baseado no XP/2000 vc deve manter a linha citada acima e usar os comandos depois de ´//´ (Out32(dx,al)´ etc... e vai precisar da DLL. Passa email que te mando a DLL,mas como disse é mais fácil testar nos 9X. No conector DB9 (serial) o pino 5 é terra e o 7 vai ser sua tensão(12V aproximadamente). Terá que colocar um diodo zener de 5V entre o pino 5 e 7 (no pino 7 vai o lado do diodo que tem um ´risco´ e o outro lado do diodo vai no pino 5.


Grande Kroki,
tenho a mesma necessidade do amigo aí em cima.... vc poderia me enviar a XP.DLL com urgencia ? meu e-mail lusoft@terra.com.br


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Acho que não estou conseguindo eniar para voce,pode me informar se recebeu??


GOSTEI 0
Lunasoft

Lunasoft

02/02/2008

Acho que não estou conseguindo eniar para voce,pode me informar se recebeu??


Realmente, amigo não recebi. vc pode enviar para solutech@solutech.com.br, tambem.


GOSTEI 0
Kroki

Kroki

02/02/2008

Estou recebendo emails pedindo esquemas e etc sobre a ligação da catraca...
Quero lembrar que eu nunca usei essa catraca e que esta tudo aí em cima,e que quem não tem experiencia em eletronica deve pedir auxílio a um técnico que esteja pessoalmente presente,não tem como exclarecer detalhes técnicos via Web.
Qualquer técnico poderá exclarecer dúvidas pela imagem a seguir que demosntra a ligação pela porta SERIAL.

[URL=http://img149.imagevenue.com/img.php?loc=loc1072&image=12905_serial_122_1072lo.jpg][img:6c5136e43a]http://img149.imagevenue.com/loc1072/th_12905_serial_122_1072lo.jpg[/img:6c5136e43a][/URL]


GOSTEI 0
Dluche

Dluche

02/02/2008

algué pode me enviar a dll?! :)


GOSTEI 0
Dluche

Dluche

02/02/2008

alguém pode me enviar a dll?! :)


para dluche@gmail.com


GOSTEI 0
Leonardo Gazio

Leonardo Gazio

02/02/2008

Na verdade não é muito legal você alimentar o relé com a tensão vinda da porta pois a amperagem dela é muito baixa e o relé já pede corrente mais alta, isso pode queimar sua porta.
Uma alternativa mais segura seria você montar um pequeno circuito com um Resistor e um Transistor NPN(pode ser BC547). Não tenho nenhum esquema aqui mais é muito fácil o passo-a-passo.

1- Jogue um resistor de 470ohm no terminal P(positivo) do transistor.
2- Ligue a outra ponta do resistor no pino 5+ da porta.
3- Um dos terminais N(negativo) você joga no terra da porta.
4- O outro terminal N você joga no negativo do relé.
5- No positivo do relé você joga 12+ de qualquer fonte externa.

Vou explicar o que que o circuito acima vai fazer;

Os terminais N do transistor funcionam como um Interruptor,
você vai jogar os 5 volts da porta no terminal P que vai acionar o transistor e ligar o terra da porta no relé que por sua vez já está recebendo 12 volts de uma fonte externa de qualquer amperagem.

Dessa forma você não vai colocar em risco sua porta.


GOSTEI 0
Leonardo Gazio

Leonardo Gazio

02/02/2008

E aí camarada conseguiu resolver a sua situação aí? Bicho a idéia é essa que eu te passei aí, você tem que montar um circuitozinho tipo esse aí pra alimentar um relé e o relé fechar a catraca com a fonte dela, dependendo do consumo de corrente(amperagem) da catraca se for bem maior que a da porta, ou você vai queimar a porta ou não vai funcionar você não pode usar a porta pra alimentar a catraca, você tem que enviar o sinal pra um relé que vai fechar o positivo da catraca com a fonte dela...
GOSTEI 0
Pamela Sekkel

Pamela Sekkel

02/02/2008

Pessoal, gostaria de ajudar a ajuda aí de todos, principalmente do Vitor que me mandou a dll xp.dll!

Tudo funcionando. Para a minha alegria ao mexer na catraca DIMEP que nao tem nenhum manual por incrivel que pareça foi que a mesma aciona o relê até com uma pilha de 1,5V. Então show de bola, o esquema já está no ar.

Fiz da seguinte forma:
1) Cabo paralelo ligando no pino 25 (terra) e pino 2 (positivo).
2) Liguei um fusível entre a o cabo 2 e o fio da catraca por segurança, caso retorne alguma tensão...não sei se isto ajuda...apesar que me recomendaram colocar um resistor...
3) Utilizei a dll xp.dll e os comandos que o Vitor me passou.

Show de bola...tudo funcionando!

Valew pessoal!




Boa tarde, vi seu tópico e estou com um problema exatamente igual.

Será que você poderia me enviar essa dll citada acima?



GOSTEI 0
Nelson Santos

Nelson Santos

02/02/2008

ganhe dinheiro com softwares 3D em Delphi 7
http://www.3dsistemas.com.br
GOSTEI 0
POSTAR