Como configurar o CLASSPATH ??

Java

09/04/2009

Ola pessoal !! Bom dia, Estou com o aplicativo pronto e o relatorio jasper, funcionando na IDE, tudo direitinho mas o atalho nao funciona. falta configurar o CLASSPATH. COMO FAÇO PARA CONFIGURAR ? Agradeco muito a ajuda !! Obrigado !! Lindberg
Lindberg Sales

Lindberg Sales

Curtidas 0

Respostas

Lindberg Sales

Lindberg Sales

09/04/2009

Consegui ajuda: Criei na Variavel de Ambiente do XP Mas tive que informar cada arquivo .jar, da versao jasperreport 1.2.0 Baixei o arq. de conexao mysql: mysql-connector-java-3.1.12 Prestem atenção nas pastas pessoal. Eles estao ai: Vejam. C:\mysql-connector-java-3.1.12;C:\jasper_jar\jasperreports-1.2.0.jar; C:\jasper_jar\commons-digester-1.7.jar;C:\jasper_jar\commons-collections-2.1.jar; C:\jasper_jar\itext-1.3.1.jar;C:\jasper_jar\jdt-compiler.jar; C:\jasper_jar\commons-logging-1.0.2.jar;C:\jasper_jar\commons-logging-api-1.0.2.jar; C:\jasper_jar\commons-beanutils-1.5.jar;C:\jasper_jar\cglib-2.1.jar Finalmente consegui depois de 4 meses. Abracos Lindberg
GOSTEI 0
Lindberg Sales

Lindberg Sales

09/04/2009

Um amigo do forum me mandou isto ai, aproveitem. Estou aqui. Espero ter ajudado voces tambem com a minha duvida. Leiam com calma. ////// Faça um boa instalação do seu SDK por Renato Pereira Back Este tutorial tem o objetivo padronizar uma instalação de um J2SDK. Siga os passos abaixo: Baixar uma versão do J2SDK Vá em http://java.sun.com/j2se/1.4/download.html, aconselho baixar a versão mais atual. Instalar a J2SDK Dê um duplo clique no arquivo baixado e a instalação terá início. Sugiro instalar a SDK em um diretório padrão, por exemplo X:AplicJavaj2sdk1.4.2_02. Também recomendo evitar espaços nos nomes. Alguns programas podem apresentar erros, infelizmente não encontrei um padrão, só sei que alguns dão erro. De agora em diante, install_dir será utilizado como referência ao diretório de instalação da j2sdk. Definir a JAVA_HOME JAVA_HOME é uma variável de ambiente utilizada por diversos programas para encontrar o diretório onde a jdk foi instalada. Para instalá-la, faça: No Win98: Abra e edite o arquivo autoexec.bat (normalmente em C:) e inclua: set JAVA_HOME="install_dir"; No WinME: Vá em Executar no Menu Iniciar e execute o seguinte: msconfig Vá na aba Ambiente e adicione a variável: JAVA_HOME="instal_dir" No Win2k / WinXP: Clique com o botão direito no ícone Meu Computador, vá em Propriedades, selecione a gua Avançado, clique em Variáveis de Ambiente e adicione uma nova Variável de Sistema denominada JAVA_HOME com o valor "install_dir" Configurar o Path: Setar o Path permitirá que tu possas chamar o java a qualquer momento sem ter que especificar o diretório onde o programa está. Ou seja, podes digitar javac Teste.java ao invés de C:AplicJavaj2skd1.4.2_02injavac Teste.java. Para configurar o Path, faça isso: Win98: No autoexec.bat, localize a variável PATH e adicione: ";install_dirin" WinME: Vá em Executar no Menu Iniciar e execute o seguinte: msconfig Na Aba Ambiente, procure pela variável Path e acrescente: ";instal_dirin" Win2k e WinXP: Clique com o botão direito no ícone Meu Computador, selecione Propriedades, vá na guia Avançado, clique em Variáveis de Ambiente, localize a variável PATH e adicione ";install_dirin" Não esqueça de incluir o ';', pois ele é utilizado como separador de valores pelo Windows. Isso é válido para todas as versões do Windows. Detalhes importantes: Algumas APIs não estão incluídas no J2SE e portanto não estarão nas bibliotecas instaladas com o pacote. Se tu precisares usar algo que não pertença vai ser necessário definir a variável CLASSPATH, que o jdk utiliza para procurar classes que não se encontram em seu diretório padrão. Não esqueça de colocar um .; antes do valor do diretório do pacote .jar, por exemplo:CLASSPATH=".;%CATALINA_HOME%libservlet.jar;", pois isso faz a diferença. Para criar a variável CLASSPATH, siga os passos: Win98: No autoexec.bat, se já existir o CLASSPATH, adicione o diretório onde as classes se situam, se não, inclua a linha: set CLASSPATH="diretório do pacote .jar" WinME: Vá em Executar no Menu Iniciar e execute o seguinte: msconfig Na Aba Ambiente, procure pela variável CLASSPATH (crie, se não existir) e inclua o caminho do diretório onde estão os pacotes .jar. Win2k e WinXP: Clique com o botão direito no ícone Meu Computador, selecione Propriedades, vá na guia Avançado, clique em Variáveis de Ambiente, localize (crie, se não existir) a variável CLASSPATH e adicione o caminho do diretório onde estão os pacotes .jar. Vale lembrar que a linguagem Java é Case Sensitive, ou seja, maiúsculas e minúsculas fazem a diferença. Portanto, preste atenção nos nomes e escreva-os corretamente. Não esqueça de sempre incluir um ; no final das variáveis. Para testar, abra um console do MS-DOS e teste os comandos "java -version" e "javac -help". Se ambos funcionarem, as variáveis foram inseridas com sucesso. Tutorial confeccionado por Renato Pereira Back, utilize e distribua este tutorial o quanto quiser, colabore para a comunidade Java. Copyright © por Portal Java - A maior comunidade Java do Brasil Todos os direitos reservados. Publicado em: 2003-12-01 (18202 vizualização(ões))
GOSTEI 0
Camilo Lopes

Camilo Lopes

09/04/2009

[quote="Lindberg"] Ola pessoal !! Bom dia, Estou com o aplicativo pronto e o relatorio jasper, funcionando na IDE, tudo direitinho mas o atalho nao funciona. falta configurar o CLASSPATH. COMO FAÇO PARA CONFIGURAR ? Agradeco muito a ajuda !! Obrigado !! Lindberg
bom eu configurei assim CLASSPATH C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_06\lib\tools.jar; esse é meu diretorio de instalação do java na minha maquina!!
GOSTEI 0
Camilo Lopes

Camilo Lopes

09/04/2009

Cara to com esse mesmo problema!!Você pode me explicar melhor onde devo colocar os plugins para serem recolhecidos!! Obrigado desde ja!!
GOSTEI 0
POSTAR