Calcular Tan-¹ .

Delphi

16/11/2010

Aos amigos do Delphi,     Não sei se o Delphi calcula Tan-¹ de um valor, mas eu preciso calcular a Tan-¹ de um valor para saber o ângulo em graus.   Se alguem puder me ajudar desde já eu agradeço,     Atenciosamente.     Valdir Lima
Valdir Lima

Valdir Lima

Curtidas 0

Respostas

Pietro Braga

Pietro Braga

16/11/2010

Bem, essa aí você me pegou (ou não, vamos ver).
Na minha calculadora tan-1 seria o inverso de Tan. Então Tan-1= 1/Tan. Tente isso aí.
GOSTEI 0
Valdir Lima

Valdir Lima

16/11/2010

Olá Pietro,   Montei assim mas o resultado ainda não deu certo.     var
T: Extended;
begin
   T := 1/Tan(6.27);
   edit8.Text := FloatToStr(T);
end;
  Talvez eu esteja montando a formula de meneira errada.       Valdir
GOSTEI 0
Pietro Braga

Pietro Braga

16/11/2010

Estranho, devria funcionar, tente assim:
var
T: Extended;
begin
   T := Tan(6.27);   T := 1/T   edit8.Text := FloatToStr(T);
end;


GOSTEI 0
Valdir Lima

Valdir Lima

16/11/2010

Ainda não deu certo,   Na calculadora ciêntifica o resultado de Tan-¹ de 6,27 é 80,938 e o resultado do Delphi está sendo -78,8375 para qualquer uma das fórmulas que você passou.   O que estou tentando fazer é extrair a Tan-¹ do valor do arcotengente de Y/X, sendo Y=859,68 e X= 137,0 e o resultado é 6,27, o resultado é 80,938 Graus. Talvez tenha uma outra fórmula de fazer este cálculo.     Abraço   Valdir
GOSTEI 0
Pietro Braga

Pietro Braga

16/11/2010


Estranho, devria funcionar, tente assim:
var
T: Extended;
begin
   T := Tan(6.27);   T := 1/T   edit8.Text := FloatToStr(T);
end;


 

Voltei, testado:
var
T: Extended;
begin
   T := ArcTan(6.27);   edit8.Text := FloatToStr(RadToDeg(T));end;
Voltando as aulas de trigonometria e minhas aulas chatas de eletrônica industrial...tan-1 é realmente o inverso de Tangente que também é o Arco da Tangente que retorna um valor em Radianos... bastou converter para Graus.
Abs
GOSTEI 0
Valdir Lima

Valdir Lima

16/11/2010

Beleza,   agora deu certo, quem manja, manja.   Muito obrigado amigo   Abraço.     Valdir Lima
GOSTEI 0
POSTAR