Barra de tarefas oculta parte do form
Olá pessoal! Estou com uma dúvida...
Quando deixo o meu form principal com a propriedade WindowState com o valor wsMaximized, a parte inferior do form fica oculta pela barra de tarefas. O Form não respeita o espaço livre da tela. Tentei algumas soluções mas sem suceso! Alguém sabe como posso fazer pra resolver isso?
Obrigado!
Quando deixo o meu form principal com a propriedade WindowState com o valor wsMaximized, a parte inferior do form fica oculta pela barra de tarefas. O Form não respeita o espaço livre da tela. Tentei algumas soluções mas sem suceso! Alguém sabe como posso fazer pra resolver isso?
Obrigado!

Rabay
Curtidas 0
Respostas

Massuda
21/01/2005
Usando um projeto novo, não consigo reproduzir seu problema.[list:e647672c2d][*:e647672c2d]Qual a versão do seu Delphi?[*:e647672c2d]Qual versão do Windows está dando problema?[*:e647672c2d]Qual o valor do BorderStyle, FormStyle e Position do seu form?[*:e647672c2d]Você alterou o Constraints do form?[*:e647672c2d]Você faz algum processamento especial da mensagem WM_GETMINMAXINFO?[/list:u:e647672c2d]
GOSTEI 0

Aroldo Zanela
21/01/2005
Colega,
BorderStyle para bsNone
BorderStyle para bsNone
GOSTEI 0

Rabay
21/01/2005
Seguem maiores informações:
[*]Qual a versão do seu Delphi?
Delphi 7 Enterprise
[*]Qual versão do Windows está dando problema?
Windows 2000 Professional
[*]Qual o valor do BorderStyle, FormStyle e Position do seu form?
BorderStyle =
FormStyle =
Position =
[*]Você alterou o Constraints do form?
Não (não sei o que é isso! :-))
[*]Você faz algum processamento especial da mensagem WM_GETMINMAXINFO?
Não (Também não sei o que é!)
Espero ter ficado mais claro o problema!
Delphi 7 Enterprise
BorderStyle =
FormStyle =
Position =
Não (não sei o que é isso! :-))
GOSTEI 0

Rabay
21/01/2005
[quote:48c6284b52=´Aroldo Zanela´]Colega,
BorderStyle para bsNone[/quote:48c6284b52]
Olá Aroldo!
Fiz o que você disse, mas neste caso a borda some! E o programa ocupa a tela toda, ocultando até a barra de tarefas. O que eu gostaria que acontecesse é o programa ocupar toda a tela útil, deixando visível apenas a barra de tarefas! :-)
Obrigado!
BorderStyle para bsNone[/quote:48c6284b52]
Olá Aroldo!
Fiz o que você disse, mas neste caso a borda some! E o programa ocupa a tela toda, ocultando até a barra de tarefas. O que eu gostaria que acontecesse é o programa ocupar toda a tela útil, deixando visível apenas a barra de tarefas! :-)
Obrigado!
GOSTEI 0

Rabay
21/01/2005
Corrigindo o post anterior... :-)
Delphi 7 Enterprise
BorderStyle = bsSizeable
FormStyle = fsNormal
Position = poDesktopCenter
Não (não sei o que é isso! )
Delphi 7 Enterprise
BorderStyle = bsSizeable
FormStyle = fsNormal
Position = poDesktopCenter
Não (não sei o que é isso! )
GOSTEI 0

Massuda
21/01/2005
Seguem maiores informações: [...]
Não consigo reproduzir seu problema (uso D5 + Win XP/SP2).
Algumas sugestões:[list=1:5e1f0aa763][*:5e1f0aa763]Deixe o WindowState do seu form em wsNormal (via Object Inspector) e mude o WindowState no evento OnCreate do seu form
[*:5e1f0aa763]Deixe o WindowState do seu form em wsNormal (via Object Inspector) e no evento OnCreate do seu form inclua o seguinte:
SendMessage(Handle, WM_SYSCOMMAND, SC_MAXIMIZE, 0);
[*:5e1f0aa763]Inclua o seguinte no seu form:
type TSeuForm = class(... private procedure WMGetMinmaxInfo(var Msg: TWMGetMinmaxInfo); message WM_GETMINMAXINFO; // ... procedure TSeuForm.WMGetMinmaxInfo(var Msg: TWMGetMinmaxInfo); var R: TRect; begin inherited; // Obtem o retangulo com a area livre do desktop SystemParametersInfo(SPI_GETWORKAREA, SizeOf(R), @R, 0); Msg.MinMaxInfo^.ptMaxPosition := R.TopLeft; OffsetRect(R, -R.Left, -R.Top); Msg.MinMaxInfo^.ptMaxSize := R.BottomRight; end;
GOSTEI 0

Aroldo Zanela
21/01/2005
[quote:34c8476e1c=´Aroldo Zanela´]Colega,
BorderStyle para bsNone
Olá Aroldo!
Fiz o que você disse, mas neste caso a borda some! E o programa ocupa a tela toda, ocultando até a barra de tarefas. O que eu gostaria que acontecesse é o programa [b:34c8476e1c]ocupar toda a tela útil, deixando visível apenas a barra de tarefas[/b:34c8476e1c]! :-)
Obrigado![/quote:34c8476e1c]
Colega,
Basta então, alterar a propriedade WindowState para wsMaximized.
GOSTEI 0

Rabay
21/01/2005
[quote:900ac57e71=´Aroldo Zanela´]Colega,
Basta então, alterar a propriedade WindowState para wsMaximized.[/quote:900ac57e71]
Exatamente, só que o problema está acontecendo justamente por causa disto! Eu seto esta propriedade e a janela fica maior que a área disponível na tela.
Basta então, alterar a propriedade WindowState para wsMaximized.[/quote:900ac57e71]
Exatamente, só que o problema está acontecendo justamente por causa disto! Eu seto esta propriedade e a janela fica maior que a área disponível na tela.
GOSTEI 0

Rabay
21/01/2005
[quote:adf767cd9f=´rabay´]Seguem maiores informações: [...]
Não consigo reproduzir seu problema (uso D5 + Win XP/SP2).
Algumas sugestões...
[/quote:adf767cd9f]
Massuda, a dica três é complementar a dica dois ou cada uma é independente? Se sim, como faço para utilixar a procedure da dica três?
Grato!
GOSTEI 0

Massuda
21/01/2005
a dica três é complementar a dica dois ou cada uma é independente?
É independente.como faço para utilixar a procedure da dica três?
Você não precisa fazer nada além de adicionar a procedure na classe do seu form.Essa procedure irá tratar a mensagem do Windows que pede o tamanho e a posição do seu form quando maximizado/minimizado; a idéia é dizer ao Windows para usar a área correspondente ao desktop.
GOSTEI 0

Rodc
21/01/2005
hehe... já tive este problema tb. S não me engano vc não pode desabilitar os botões de maximizar do form principal.
Tenta lá... na opção BorderIcons deixa True para biMaximize.
Rodrigo Cesar
Rodrigo Cesar
GOSTEI 0

Massuda
21/01/2005
S[e] não me engano vc não pode desabilitar os botões de maximizar do form principal.
Puxa... não ter o botão Maximizar e iniciar com o form maximizado dá o problema... Testei o tratamento da mensagem WM_GETMINMAXINFO como sugeri e isso parece resolver o problema neste caso.GOSTEI 0

Rabay
21/01/2005
[quote:b491a1cd12=´rodc´]S[e] não me engano vc não pode desabilitar os botões de maximizar do form principal.
Puxa... não ter o botão Maximizar e iniciar com o form maximizado dá o problema... Testei o tratamento da mensagem WM_GETMINMAXINFO como sugeri e isso parece resolver o problema neste caso.[/quote:b491a1cd12]Realmente o tratamento da mensagem resolveu o problema!!!
Deixei como Maximized e o botão de maximizar desabilitado e inclui o código que você passou. Funcionou direitinho!
Muito obrigado a todos pela ajuda!!!
GOSTEI 0

Lakhan
21/01/2005
Galera, tive o mesmo problema e resolví o problema de outra forma...
Percebí que esse problema só ocorria quando a propriedade Align está configurada como AlNone.
Definindo como AlClient o form ficará automaticamente com o tamanho adequado, pegando o desktop todo sem cobrir a barra de tarefas...
Comigo deu certo com todas variações de estilo de borda e form que testei...
Percebí que esse problema só ocorria quando a propriedade Align está configurada como AlNone.
Definindo como AlClient o form ficará automaticamente com o tamanho adequado, pegando o desktop todo sem cobrir a barra de tarefas...
Comigo deu certo com todas variações de estilo de borda e form que testei...
GOSTEI 0

Rmarcelop
21/01/2005
De acordo como o nosso amigo lakhan falou, é só fazer:
BorderIcons = [biSystemMenu, biMinimize, biMaximize]
BorderStyle = bsSingle
WindowState = wsNormal
Align = alClient
[]´s
BorderIcons = [biSystemMenu, biMinimize, biMaximize]
BorderStyle = bsSingle
WindowState = wsNormal
Align = alClient
[]´s
GOSTEI 0

Anderson Oliveira
21/01/2005
Alguém já conseguiu fazer o MDI Filho não obedecer a limitação do MDI PAI? Ou seja, extrapolando os limites do form principal...
GOSTEI 0

Claudio Poletto
21/01/2005
Galera, consegui resolver, a tela do form principal fica maximizada acima da barra de tarefas do windows, fiz muitas tentativas até descobrir, vou deixar aqui o que fiz caso alguém esteja com mesmo problema....
BorderIcons=
*biSystenMenu:=False
*biMinimized:=True
*biMaximized=True
*biHelp=False
BorderStyle=bsSingle
Valeu... grande abraço...
BorderIcons=
*biSystenMenu:=False
*biMinimized:=True
*biMaximized=True
*biHelp=False