Atores diagramas de caso de uso

Engenharia de Software

19/11/2014

Olá, estou com uma dúvida no momento de criar um diagrama de caso de uso. Como sabemos, os sistemas possuem configurações que indicam se um usuário tem ou não acesso a a um determinado módulo/tela. Minha dúvida é como representar esta ligação entre o(s) ator(es) e caso de uso.
Devjunior

Devjunior

Curtidas 0

Melhor post

Randrade

Randrade

19/11/2014

Olhe como base neste exemplo.
Neste caso o usuário Administrador tem acesso à todas as telas enquanto o usuárioComun possui acesso apenas as telas de Autenticação, Gerar relatório do Aluno e upload da Publicação.

Espero ter ajudade.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/397347-20141119-104758.png[/img]
GOSTEI 1

Mais Respostas

Rad Informatica

Rad Informatica

19/11/2014

Obrigado pela resposta, e seu diagrama será ótimo para a próxima pergunta. Suponhamos que o usuário comum seja um vendedor na loja, e tenho um caso de uso chamado 'Emitir NFe'. Os usuários do grupo 'Vendedor' por padrão não terá acesso a esta tela, mas o administrador resolveu permitir o acesso de uma pessoa (1) do grupo de 'Vendedor' a esta opção.
Nesse caso ele não é nem do grupo 'Caixa' e nem 'Administrador', que são os únicos que tem permissão, mas possue permissão para acessar a tela.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/11/2014

Nesse caso, você pode permitir o acesso apenas para esse usuário em questão.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/11/2014

Nesse caso, você pode permitir o acesso apenas para esse usuário em questão.

No caso do UML, deve-se criar um outro usuario com essas atribuições ou tem outra forma de mostrar isso?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/11/2014

Para representar no diagrama, você terá que ter um outro usuário que tenhas as mesmas permissões que o Grupo de usuários possui, mais as permissões adicionais atribuidas a ele.
Faz tempo que não estudo sobre diagramas de caso de uso, mas lembro que tem uma forma de representar isso.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/11/2014

Graficamente existirá um outro usuario no diagrama para representar essa situação?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/11/2014

Sim, se não me engano é essa a representação..
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/262490-20141126-090100.png[/img]
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/11/2014

Não entendi bem, pois estava me baseando no outro exemplo, mostrado acima.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

19/11/2014

Graficamente existirá um outro usuario no diagrama para representar essa situação?

Exatamente como a Marisiana demonstrou. Deixe eu tentar explicar de uma forma mais fácil.

Você deve adicionar um outro usuário "graficamente" herdando de usuário comum e se for apenas mais uma opção a mais, a ligação para essa opção.

Repare nesta imagem:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/397347-20141127-090834.gif[/img]

O usuário Funcionário pode cadastrar produto enquanto o usuário Gerente pode cadastrar produtos e realizar outras operações.

Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/11/2014

Eduardo, só peguei um exemplo na web pra mostrar a representação, não tem nada a ver com o assunto em questão...
Obrigada pela explicação Renilson!
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/11/2014

Tinha esquecido de "herança".

Marisiana, eu sei, mas eu não entendi por que vc mostrou outro exemplo, só por isso.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/11/2014

A justificativa é simples... só peguei um exemplo na web porque não tenho tempo de ficar criando uma situação igual a apresentada apenas para exemplificar um recurso. =D
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

19/11/2014

Tinha esquecido de "herança".

Marisiana, eu sei, mas eu não entendi por que vc mostrou outro exemplo, só por isso.

Eduardo,
Exemplo que a Marisiana postou trata de herança da mesma forma.

Raramente alguém terá tempo para exemplificar e tirar suas dúvidas com o exemplo que você passará.
Primeiro pela falta de tempo e outra que se "fizer" para você, você nunca irá aprender.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/11/2014

É bem isso!
Respostas prontas não despertam curiosidade em saber como se faz e não geram aprendizado...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/11/2014

Acho que vc´s me interpretaram mal ou eu não soube descrever de uma forma melhor.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

19/11/2014

Eu entendi Eduardo!!
Não interpretei mal o teu comentário...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/11/2014

Ta tranquilo Marisana, que bom que não me entendeu mal.
GOSTEI 0
POSTAR