API Delphi

API

29/05/2024

Boa noite pessoal.
Preciso muito de uma ajuda.
Eu preciso que alguém me envie um fonte de um projeto de API (consumir), preciso muito de um exemplo, mas já vi vários vídeos mas nenhum mostra passa a passo no projeto mesmo.
Se alguém puder eu agradeço muito.

att

Junior
Junior Jaskiw

Junior Jaskiw

Curtidas 0

Melhor post

Arthur Heinrich

Arthur Heinrich

29/05/2024

O conceito de API é muito vago. Ele é utilizado para definir a "interface" que une dois "sistemas/pedaços de código", de forma que um possa fazer uso do outro.

Um exemplo bem simples, poderia ser a chamada de uma função da biblioteca. Imagine que você precisa calcular a raiz quadrada de um número. Você pode criar sua própria rotina para isso, ou simplesmente chamar a rotina pronta, que foi escrita por outra pessoa. Para isso, você precisa descrever como esta rotina funciona, que parâmetros precisam ser passados e o que se deve esperar como retorno desta função. No seu programa, chamar a função sqrt(x) é utilizar uma API.

Você pode construir diversos tipos de API. Uma biblioteca de funções, estejam elas em uma "unit", uma DLL ou um Web Service, são exemplos de API. Da mesma forma, chamar uma stored procedure no banco de dados, é utilizar uma API.

Para orientá-lo melhor, você precisa ter uma ideia de que tipo de API você quer construir e que tipo de funcionalidade você pretende expor aos seus usuários. Ela pode ser uma API acessível no momento da compilação, com link dinâmico, como na DLL, ou pode utilizar conexões de rede.

É um assunto amplo e seu questionamento foi bastante vago.
GOSTEI 1
POSTAR