A técnica CSS Sprite ainda é usada hoje em dia?
Lembro que antes alguns lugares pediam o uso dessa técnica (combinação de diversas imagens numa só para diminuir o número de requisições http ao servidor), porém me pergunto se hoje em dia ela ainda é usada com frequência, pois com o advento de alguns novos recursos (SVG por exemplo), me parece ter caído em desuso.
Mas posso estar errado. Tem alguém que ainda faça uso dessa técnica?
Mas posso estar errado. Tem alguém que ainda faça uso dessa técnica?
Carlos Arantes
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Respostas
Stella Oliveira
04/01/2019
Os sprites eram uma necessidade do passado devido à pouca memória que os computadores tinham para trabalhar. Ela, na realidade, veio dos games como Megamen e SuperMario que usavam as imagens para dar impressão de que o personagem estava se movendo
À medida que o nossos computadores foram ficando mais poderosos, formos nos livrando dessas técnicas e adquirindo técnicas mais refinadas, até algum tempo atrás, logo que deixamos de usar os sprites, começamos a condensar todos os ícones em uma imagem grandona. Colocávamos essa imagem como background-image de um botão e movíamos a imagem para aparecer nosso ícone. Fazíamos isso por que a request para o servidor custava muito caro, esta, também, caiu no desuso, entretanto ela é recente o suficiente pra você ainda ver muitos sites usando
Atualmente, com a chegada do protocolo HTTP2 e a paralelização de downloads, é mais eficiente mandarmos várias imagens no seu tamanho certo pela web pois elas vão baixar em paralelo muito mais rápido.
Pra você entender, as nossas requests HTTP não chegam inteiras, elas chegam em vários pacotes de 14kb, é assim desde muito tempo, mas como o HTTP1 não conseguia fazer vários downloads ao mesmo tempo, a gente mandava a menor quantidade de assets possível. Isso fazia os sites serem rápidos
Com o HTTP2 hoje, é mais performático enviarmos vários assets de uma vez, já que ele paraleliza tudo
mas, como disse ali em cima, você ainda encontra muito site em HTTP.
Inclusive, o SVG nem sempre é a melhor opção para um ícone ou uma imagem devido à complexidade de calcular suas formas. Dependendo do computador ( netbooks no geral tem problemas com imagens grandes ) ele pode engasgar. Portanto, escolha suas batalhas com sabedoria :)
À medida que o nossos computadores foram ficando mais poderosos, formos nos livrando dessas técnicas e adquirindo técnicas mais refinadas, até algum tempo atrás, logo que deixamos de usar os sprites, começamos a condensar todos os ícones em uma imagem grandona. Colocávamos essa imagem como background-image de um botão e movíamos a imagem para aparecer nosso ícone. Fazíamos isso por que a request para o servidor custava muito caro, esta, também, caiu no desuso, entretanto ela é recente o suficiente pra você ainda ver muitos sites usando
Atualmente, com a chegada do protocolo HTTP2 e a paralelização de downloads, é mais eficiente mandarmos várias imagens no seu tamanho certo pela web pois elas vão baixar em paralelo muito mais rápido.
Pra você entender, as nossas requests HTTP não chegam inteiras, elas chegam em vários pacotes de 14kb, é assim desde muito tempo, mas como o HTTP1 não conseguia fazer vários downloads ao mesmo tempo, a gente mandava a menor quantidade de assets possível. Isso fazia os sites serem rápidos
Com o HTTP2 hoje, é mais performático enviarmos vários assets de uma vez, já que ele paraleliza tudo
mas, como disse ali em cima, você ainda encontra muito site em HTTP.
Inclusive, o SVG nem sempre é a melhor opção para um ícone ou uma imagem devido à complexidade de calcular suas formas. Dependendo do computador ( netbooks no geral tem problemas com imagens grandes ) ele pode engasgar. Portanto, escolha suas batalhas com sabedoria :)
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