Explain plan- SQL Magazine 79
Este artigo trata dos conceitos envolvidos na análise de um plano de execução proveniente do comando explain plan em banco de dados relacionais.
Este artigo trata dos conceitos envolvidos na análise de um plano de execução proveniente do comando explain plan em banco de dados relacionais.
Para que serve?
Esclarecer e desmistificar os mecanismos intrínsecos das etapas de elaboração do plano de execução.
Em que situação o tema é útil?
Através da correta interpretação do plano é possível refinar e redirecionar a execução, por conseguinte atingir um melhor desempenho.
No contexto de um SGBDR (Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional), o plano de execução (execution plan), também conhecido por plano de acesso (access plan) ou caminho de acesso (access path), apresenta o planejamento a cobrir e atender às requisições de manipulação de dados oriundas de instruções SQL (Structured Query Language). A estratégia desse planejamento é determinada por um mecanismo interno e complexo de aferição conhecido por otimizador de consultas (query optimizer).
O plano de execução costuma, por vezes, intimidar e incorporar incertezas ao escopo da análise de desempenho, entretanto, com certo discernimento, evidencia as escolhas consumadas as quais em muitos casos podem e devem ser refinadas a fim de atingir um melhor tempo de resposta.
O artigo abordará o que você sempre quis saber e jamais alguém soube lhe explicar. Muitos dos termos utilizados ao longo do texto serão mantidos em inglês técnico para a manutenção do seu teor e conteúdo original. Através de uma linguagem acessível serão apresentados conceitos básicos para a leitura e compreensão de planos de execução, que invariavelmente exige familiaridade com os seguintes tópicos:
· Interpretação de predicados.
o Seletividade versus Densidade.
o Cardinalidade.
o Custo.
o Estatísticas.
o Histogramas.
· Índices:
o Índices B-Tree.
o Índices Bitmap.
· Teoria de divisão e conquista
o Partição de tabelas.
o Paralelismo.
· Interação entre os recursos de hardware.
o Buffer Cache.
o Espaço temporário em memória e discos.
· Transações.
o Propriedades ACID.
o Locks
o Níveis de Isolamento.
· Estratégias de acesso em tabelas e índices.
o Table Access Full (Full Table Scan).
o Index Range Scan.
o Index Full Scan.
o Index Fast Full Scan.
o Index Single Value.
· Estratégias de join entre tabelas.
o Nested Loops.
o Sort Merge Join."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo