Exigências para uma boa Administração de Banco de Dados

Veja neste artigo a importância de uma função fundamental da área de TI: A Administração de Banco de Dados (DBA).

Neste artigo e no próximo, procuraremos esclarecer a importância de duas funções fundamentais da área de TI: A Administração de Banco de Dados (DBA) e a Administração de Dados (DA). Muitas vezes confundidas, estas funções precisam ser bem definidas e ressaltadas pela sua importância no contexto dos Bancos de Dados. Começaremos pelos requisitos básicos que um Administrador de Banco de Dados (DBA) precisa ter para exercer com excelência esta função.

Administrar um banco é, de maneira simplista, instalar, configurar, monitorar e solucionar problemas de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Esmiuçando este conceito, um Administrador de Banco de Dados tem as seguintes responsabilidades:

Para cumprir as responsabilidades supracitadas são exigidos conhecimentos em diversas áreas relacionadas direta e indiretamente com os SGBDs propriamente ditos. Enumeramo-los:

Administração de bancos de dados para suporte à decisão ou Data Warehouses: faz-se necessária a reciclagem técnica dos DBAs que passarão a ser responsáveis por grandes repositórios de dados para que os mesmos tenham conhecimento das principais técnicas e soluções disponíveis atualmente para essa nova classe de aplicação. Procuramos esclarecer estas técnicas no nosso livro.

É sempre bom lembrar que administrar um banco é diferente de projetar lógica e conceitualmente um banco. A administração deve prever a utilização do SGBD ao longo de vários anos, garantindo a ausência de problemas físicos futuros que impeçam a disponibilidade dos dados.

Estamos tentando, com muito esforço, coordenar uma especialização latu sensu na Universidade Tiradentes, que incorpore todos estes requisitos aqui emitidos e apresente estes fundamentos em SGBDs utilizados no mercado. Como as bases de dados corporativas estão crescendo intensamente e tornando-se cada vez mais importantes como fontes de informações necessárias à operacionalização das empresas e também como fontes de informações para o processo de tomada de decisão, o Administrador de Banco de Dados deve ser um profissional especialista, capacitado para entender e prestar suporte técnico em cada SGBD utilizado pela organização.

Abraços e até o próximo artigo.

Artigos relacionados