Envio de e-mails com boas práticas

Neste artigo vamos conhecer três soluções distintas para envio de e-mails fazendo uso de boas práticas de desenvolvimento.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.
Autores: Daniel Sobrinho Laporte e Paulo Quicoli
Envio de e-mails com boas práticas
Em um cenário atual, praticamente todas as aplicações voltadas para área comercial fazem uso de envio de e-mails. Isto porque inúmeros são os processos que o sistema deve estar apto a notificar que uma determinada ação foi realizada com êxito. Que tal conhecer três soluções distintas para envio de e-mails fazendo uso de boas práticas de desenvolvimento? É justamente o que este artigo propõe.

Em que situação o tema é útil
O tema é útil em praticamente qualquer aplicação que faça uso de envios de notificação ou arquivos de maneira automatizada, dispensando o uso de clientes de e-mail. Entre os mais comuns, podemos destacar o caso de vendas de produtos online, na qual o e-mail da nota fiscal é enviado para o consumidor final.

Com a onda da Web cada vez mais forte, as soluções de software começam a naturalmente disponibilizar recursos que se integram à Web, adotando serviços na arquitetura Cloud Computing, por exemplo, (BOX 1), integrações com redes sociais como Facebook e Twitter por meio do APIs (BOX 2) entre tantos outros recursos a serem mencionados. O maior exemplo que ilustra o atual cenário da importância da Web é algo na qual atualmente podemos visualizar em praticamente todos os sistemas de segmento comercial: interações com os serviços governamentais. Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CT-e), Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) e SPED são apenas alguns dos serviços mais utilizados para a interação entre o software e o governo, que passa cada dia mais a ser mais utilizado e com a exigência de novos segmentos. Citando a nota fiscal eletrônica que é algo mais trivial, podemos notar que ao efetuar uma compra em um e-commerce (cenário Web), com a aprovação do pagamento, a nota fiscal eletrônica é transmitida ao site da receita federal e o documento DANFE (formato impresso da nota) é automaticamente expedido para o e-mail do consumidor (às vezes anexado com o arquivo XML, que comprova de fato a transmissão).

BOX 1 – Cloud Computing

Cloud Computing ou computação na nuvem é uma forma que prioriza a computação de forma 100% na Web. Isto permite com que as informações fiquem em ambientes externos, com inúmeros recursos que garantem a velocidade, segurança, escalabilidade, distribuição geográfica entre várias outras vantagens. Várias empresas fornecem serviços desta forma, entre as mais conhecidas podemos destacar a Amazon, Google e Microsoft.

BOX 2 - API

API é o acrônimo para Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos em uma tradução literal. É dada como uma forma de integração entre tecnologias heterogêneas, fazendo com que aplicações escritas nas mais diferentes linguagens, possam trocar informações entre si, independentes de ambiente

De fato este é apenas um exemplo comum da utilização da Web como forma de integração/comunicação entre serviços e softwares. O envio de e-mails é uma tarefa que passa despercebida em nosso cotidiano, porém, utilizando este recurso a nosso favor, temos uma poderosa ferramenta que com um pouco de criatividade, pode agregar muitas funcionalidades ao seu sistema. Softwares conhecidos, como é o caso do Final Builder (visto em artigos anteriores - ver BOX 3), permitem a configuração de envio de e-mails automaticamente, fazendo com que a equipe receba notificações sobre os processos realizados pela própria ferramenta (como término de uma compilação bem sucedida, erros, entre outros). Indo mais além, poderíamos facilmente adaptar este cenário a nossas aplicações, de modo com que em caso de um erro, fosse enviado um e-mail para o suporte com detalhes sobre o ocorrido, anexando à tela e inclusive efetuando respostas automáticas sobre o recebimento do erro, tornando este processo mais ágil, ou mesmo demonstrando o status de uma solicitação durante o seu processo de correção/desenvolvimento.

BOX 3 – Final Builder

O Final Builder é uma ferramenta de melhoria de processos na qual tem por principal objetivo automatizar as funções de Build de projetos. Através dele, é possível definir regras específicas de compilação em caso de falhas ou acertos, compilação agendada, integrações com soluções de versionamento como o SVN ou StarTeam, compactação de arquivos, envio de e-mails automáticos definidos por regras, dentre diversas outras finalidades. Apesar de já conhecida, foi “incorporada” ao Delphi a partir da versão XE, na qual veio recheada de outras consagradas ferramentas de desenvolvimento. "

[...] continue lendo...

Artigos relacionados