Entendendo o ciclo de vida de uma aplicação Android
Nesse artigo iremos entender o funcionamento de uma das principais classes de uma aplicação Android. A classe Activity.
Neste artigo vamos conhecer uma das mais importantes classes de um aplicativo Android, a classe Activity. A classe Activity é quem gerencia a interface com o usuário, ela quem recebe as requisições, as trata e processa.
onCreate(): É a primeira função a ser executada em uma Activity. Geralmente é a responsável por carregar os layouts XML e outras operações de inicialização. É executada apenas uma vez.
onStart(): É chamada imediatamente após a onCreate() – e também quando uma Activity que estava em background volta a ter foco.
onResume(): Assim como a onStart(), é chamada na inicialização da Activity e também quando uma Activity volta a ter foco. Qual a diferença entre as duas? A onStart() só é chamada quando a Activity não estava mais visível e volta a ter o foco, a onResume() é chamada nas “retomadas de foco”.
onPause(): É a primeira função a ser invocada quando a Activity perde o foco (isso ocorre quando uma nova Activity é iniciada).
onStop(): Só é chamada quando a Activity fica completamente encoberta por outra Activity.
onDestroy(): A última função a ser executada. Depois dela, a Activity é considerada “morta” – ou seja, nao pode mais ser relançada. Se o usuário voltar a requisitar essa Activity, um novo objeto será contruído.
onRestart(): Chamada imediatamente antes da onStart(), quando uma Activity volta a ter o foco depois de estar em background.
Abaixo (Listagem 1) segue um exemplo de uma classe Activity:
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.widget.TextView;
public class Hello extends Activity {
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
TextView tv = new TextView(this);
tv.setText("Bem vindo!");
setContentView(tv);
}
}
Repare na listagem 1 que a classe Hello extende a classe Activity. Uma aplicação Android pode ter várias Activity´s, porém o usuário só interage com uma de cada vez. As inicializações e configurações da interface com o usuário devem ser feitas sempre no método onCreate(), pois ele é o primeiro método a ser executado quando a Activity é iniciada.
Saiba mais: Guia de Android
Abaixo (Listagem 2) segue o arquivo main.xml de nossa aplicação:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:orientation="vertical"
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="fill_parent"
>
<TextView
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="@string/hello"
/>
</LinearLayout>
Abaixo (Listagem 3) segue a configuração do arquivo AndroidManifest.xml:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
package="com.example.android.apis"
android:versionCode="1"
android:versionName="1.0">
<application android:icon="@drawable/icon" android:label="@string/app_name">
<activity android:name="org.example.android.hello.Hello"
android:label="@string/app_name">
<intent-filter>
<action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>
</activity>
</application>
</manifest>
Abaixo (Listagem 4) segue a implementação do arquivo strings.xml:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<resources>
<string name="hello">Bem vindo</string>
<string name="app_name">Hello</string>
</resources>
Os arquivos main.xml, strings.xml e AndroidManifest.xml são gerados automaticamente pela IDE na criação do projeto. Para criar esse exemplo utilizei o Eclipse Helios com Android SDK.
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