Diagrama de Classes UML
Neste artigo abordaremos o Diagrama de Classes, um dos mais importantes diagramas da UML no SQL.
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Projeto
Utilizando UML: Diagrama de Classes
Este é o terceiro artigo de uma série que aborda o assunto UML. Nesta série estamos demonstrando os conceitos descritos na versão 2.0 da UML. No último artigo, apresentamos o Diagrama de Casos de Uso, importante ferramenta utilizada nas etapas iniciais da Análise de Requisitos. Neste terceiro artigo da série, abordaremos o Diagrama de Classes, um dos mais importantes diagramas da UML.
Introdução
O principal objetivo da análise de sistemas é realizar um mapeamento prévio do comportamento requerido para os elementos de modelagem no sistema a serem implementados posteriormente nas fases de construção. Durante as etapas iniciais de um projeto, é comum realizarmos um refinamento nos detalhes e na precisão do “desenho do sistema” a fim de conseguir classes de análise que possam evoluir antes de serem detalhadas durante as atividades de especificação e implementação.
No presente artigo, falaremos sobre um importante diagrama da UML, o diagrama de classes, cujo principal objetivo é permitir a visualização e o relacionamento existente entre as classes obtidas nas etapas iniciais através da modelagem conceitual.
O Diagrama de Classes
O diagrama de classes é considerado por muitos autores como o mais importante e o mais utilizado diagrama da UML. Seu principal enfoque está em permitir a visualização das classes que irão compor o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como em demonstrar como as classes do sistema se relacionam, se complementam e transmitem informações entre si. Este diagrama apresenta uma visão estática de como as classes estão organizadas, preocupando-se em definir a estrutura lógica das mesmas. O diagrama de classes serve como base para a construção da maior parte dos demais diagramas da UML.
Basicamente, o diagrama de classes é composto por suas classes e pelas associações existentes entre elas, ou seja, os relacionamentos entre as classes. Segundo Guedes em seu livro “UML – Uma Abordagem Prática”, o objetivo do diagrama de classes é mostrar os relacionamentos existentes entre as classes que são abstraídas no projeto, e como esses relacionamentos colaboram para a execução de um processo específico.
Perspectivas de Construção de Diagramas de Classe
Existem três perspectivas que você pode usar quando projetar diagramas de classes:
·Conceitual: Se tomarmos a perspectiva conceitual, você projeta um diagrama que representa os conceitos do domínio que está sendo estudado. Estes conceitos serão naturalmente relacionados às classes que irão executá-los. Na verdade, um modelo conceitual deve ser projetado com pouca ou nenhuma preocupação com o software que poderá implementá-lo. Portanto, deve ser considerado independente da linguagem implementada. Esta perspectiva recebe o nome de perspectiva essencial.
·Especificação: Agora estamos examinando o software, mas estamos analisando as suas interfaces, não a sua implementação. O desenvolvimento orientado a objetos dispõe muita ênfase na diferença entre interface e implementação, mas isso é freqüentemente negligenciado na prática porque a noção que temos de classe em uma linguagem orientada a objetos combina interface com implementação.
·Implementação: Nesta visão, realmente temos classes e estamos pondo a implementação às claras. Esta é, provavelmente, a perspectiva usada com mais freqüência.
A compreensão das diversas perspectivas é crucial tanto para desenhar como para ler diagramas de classes. Infelizmente, as linhas entre as perspectivas não são rígidas, e a maioria dos analistas de sistemas não se preocupa em ter suas perspectivas classificadas quando eles estão desenvolvendo a modelagem de um sistema.
Classes, Atributos e Métodos
As classes, atributos e métodos são os principais elementos que compõem um diagrama de classes.
Classes costumam possuir atributos, que, como já foi explicado no artigo anterior desta série (ver Nota 1), armazena os dados dos objetos da classe, e métodos, que são as funções que uma instância da classe pode executar. Os valores dos atributos podem variar de instância para instância. Graças a essa característica, aliás, é possível identificar cada objeto individualmente, ao passo que os métodos são idênticos para todas as instâncias de uma classe específica.
Nota 1. Classes
No último artigo da série pudemos ver que uma classe descreve um conjunto de objetos com as mesmas propriedades (atributos), o mesmo comportamento (métodos), os mesmos relacionamentos com outros objetos e a mesma semântica.
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