Design Patterns: Soluções para Problemas em Projetos Orientado a Objetos

Veja nesse pocket video uma abordagem sobre os padrões de projetos na sua essência. Será mostrado um pouco da história da programação orientada a objetos e também a história dos padrões de projeto.

Tempo: 44:28 min

Descrição: Nesse pocket video abordaremos os padrões de projetos na sua essência. Não é o objetivo deste pocket ensinar a implementar os padrões de projetos em uma determinada linguagem de programação, pelo contrário, a proposta é justamente esquecer linguagem ou mesmo código e focar no que realmente os padrões de projeto se propõe a ser. Iniciaremos conhecendo um pouco da história da programação orientada a objetos e na sequência a história dos padrões de projeto. Conheceremos um pouco sobre o GOF (Gang of Four) e qual a sua parcela de “culpa” na criação destes padrões. Em seguida veremos os 23 padrões e sua classificação em criacionais, estruturais e comportamentais. É fato que ninguém se torna um especialista em padrões de projetos com apenas 45min de vídeo por este motivo encerramos nosso pocket com uma lista de referências para dar continuidade aos estudos, algumas destas referências são leituras obrigatórias para todo aquele que quer de fato se tornar um desenvolvedor especializado em orientação a objetos, independente da linguagem.

Artigos relacionados