Design Patterns: padrões Strategy e Façade - Revista easy .Net Magazine 19 - Parte 1
Este artigo procura discutir o uso dos design patterns (padrões de projeto) em aplicações de software, demonstrando vantagens desta abordagem, além de apresentar alguns exemplos de patterns comumente empregados no desenvolvimento de sistemas.
Design Patterns
Este artigo procura discutir o uso dos design
patterns (padrões de projeto) em aplicações de software, demonstrando vantagens
desta abordagem, além de apresentar alguns exemplos de patterns comumente
empregados no desenvolvimento de sistemas. Design patterns são soluções focadas
na resolução de problemas comuns que afetam o desenvolvimento de software,
visando simplificar e padronizar o código resultante, bem como contribuir para
um melhor aproveitamento do tempo dentro de um projeto. Em
que situação o tema é útil O tema é útil para desenvolvedores que desejam utilizar design
patterns como técnica para a solução de problemas relacionados à construção de
aplicações computacionais. Pode ser um instrumento de grande valia em uma série
de situações dentro do desenvolvimento de software, entre elas, a obtenção de
sistemas bem estruturados e flexíveis a mudanças. Design Patterns -
Utilizando padrões de projeto na construção de aplicações Desenvolvedores acabam se
deparando, ao longo de uma série de projetos, com determinadas situações que se
repetem com frequência. Em inúmeros casos é possível que outros profissionais
já tenham passado por circunstâncias semelhantes e, diante disso, disponibilizados
meios para resolver estas questões. Tais soluções são conhecidas como design
patterns, sendo normalmente alternativas a problemas específicos dentro do
desenvolvimento de software.
Design patterns são técnicas criadas com a finalidade de resolver problemas específicos e que podem, em muitos casos, aparecer com certa frequência em atividades relativas ao desenvolvimento de sistemas. A adoção de padrões procura fornecer, desse modo, meios para o reuso de soluções de software, cuja validade já foi comprovada anteriormente por desenvolvedores mais experientes.
Padrões de projeto podem, fornecer meios para uma melhor estruturação de aplicações, flexibilizando o desenvolvimento e contribuindo significativamente para tornar mais simples futuras atividades de manutenção.
Muitos dos patterns empregados no desenvolvimento de software baseiam-se em conceitos de orientação a objetos, sendo que o correto uso dos mesmos contribui para a assimilação de boas práticas na construção de sistemas.
É importante ressaltar que padrões não correspondem, em grande parte dos casos, a alternativas específicas a uma plataforma ou tecnologia. Por representarem soluções gerais em resposta a necessidades surgidas durante a implementação de projetos, assim como resultarem de experiências comprovadas e bem sucedidas, muitos patterns podem estar sendo empregados normalmente em linguagens como C#, VB.NET, Java, C++, Delphi etc.
Tomando por base a ampla diversidade de tipos de aplicações de software existentes atualmente, não é de se estranhar que tenham sido criados padrões para os mais diferentes tipos de situações. Os esforços para a elaboração de patterns começaram na área de desenvolvimento ainda na década de 90, com a publicação de 23 padrões conhecidos como GoF. Muitas estruturas básicas da própria plataforma .NET foram modeladas a partir destes e de outros patterns.
A finalidade deste artigo é discutir aspectos referentes ao uso de padrões na construção de aplicações. Além disso, serão abordados em maiores detalhes os seguintes patterns GoF: Composite, Façade, Factory Method e Singleton.
Nota do DevMan
GoF é a sigla em inglês para “Gang of Four”, sendo um apelido dado ao trabalho conjunto de quatro autores (Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides), os quais documentaram 23 padrões no famoso livro “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software”. Tais patterns foram especificados na época tomando-se como base exemplos desenvolvidos em C++ e Smalltalk; no entanto, a ampla abrangência destes padrões possibilitou que os mesmos sejam utilizados ainda hoje, auxiliando desenvolvedores de plataformas como .NET e Java na resolução de uma série de problemas recorrentes no cotidiano.
Objetivos e vantagens do uso de padrões
A aplicação de patterns em um projeto de software tem por principais objetivos:
• Evitar que sejam obtidas extensas construções de código durante a construção de uma solução;
• Permitir que o código resultante seja de fácil compreensão por parte de desenvolvedores que venham a trabalhar com o mesmo;
• Uma maior flexibilidade para alterar uma aplicação em atendimento a alguma demanda do negócio;
• Divisão equilibrada de responsabilidades entre as diferentes classes que compõem uma solução;
• O reuso de componentes de software, não ficando isto restrito a uma única aplicação, mas com o reaproveitamento de funcionalidades em outros projetos.
Nota do DevMan
Separação de Responsabilidades (“Separation of Concerns”) é um princípio de desenvolvimento que busca fornecer, através de uma série de recomendações, diretrizes que impeçam um elemento de assumir mais responsabilidades além do que foi esperado, evitando assim a obtenção de um código complexo e de difícil manutenção. Um exemplo é quando você cria uma classe que fique responsável por realizar o acesso a dados e outra para servir como interface para o usuário. Neste caso, foi centralizado a responsabilidade de cada uma. "
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo