Design Patterns: Padrões “GoF”

Vamos falar hoje sobre os padrões Gof, dividindo eles pelas suas famílias e pelo seu atributo, veremos uma breve descrição desses padrões para podermos ter uma pequena ideia do que cada um pode fazer para solucionar um determinado problema.

Por que eu devo ler este artigo: Vamos falar hoje sobre os padrões “Gof”, dividindo eles pelas suas famílias e pelo seu atributo, vamos ver também uma breve descrição desses padrões para podermos ter uma pequena idéia do que cada um pode fazer para solucionar um determinado problema.

Vamos lá, já vimos no artigo sobre Design Patterns como surgiu o conceito dos Padrões de projetos, e conhecemos a “Gangue dos Quatro” agora vamos ver seus padrões.


Saiba mais: Curso de Introdução a Design Patterns


Lista de padrões “Gof” organizados nas suas famílias:

Criacional

Estruturais

Comportamental

Os padrões freqüentemente são classificados com base num segundo atributo, se lidam ou não com classes ou objetos.

Padrões de classe

Descrevem como as relações entre classes são definidas através da hereditariedade. As relações, nos padrões de classe, são estabelecidas no momento da compilação.

Padrões de objetos

Descrevem os relacionamentos entre objetos e são definidos primariamente por composição. Os relacionamentos nos padrões de objetos normalmente são criados durante a execução e são muito mais dinâmicos e flexíveis.

Bom, por hoje é só, e nos próximos artigos da série Design Patterns falaremos mais sobre alguns padrões “Gof” dando exemplos de aplicação e mais detalhes sobre os mesmos, até agora só falamos sobre a história e prevê conceitos, nos próximos artigos vamos falar de teoria e pratica dos padrões.

Fontes:
FREEMAN, ERIC & FREEMAN, ELISABETH – Use a Cabeça! Padrões de Projetos (Design Patterns), 2ª Edição


Saiu na DevMedia!

  • React Native: do Hello World ao CRUD:
    React é um framework JavaScript criado pelo Facebook para facilitar a construção de interfaces de usuário. React Native, da mesma empresa, nos permite criar aplicações mobile nativas utilizando JavaScript, na lógica, e React, para estruturar as views.

Saiba mais sobre Design Patterns ;)

  • Padrões Command e outros Patterns na prática:
    Os padrões de projetos são tão discutidos e exigidos por empresas e instituições de software, no seu dia a dia como programador . Por isso, nesse artigo veremos como aplicá-los em situações práticas que se aproximam da realidade de inúmeros softwares do mercado, bem como evoluir o sistema com base em qual padrão é melhor para cada cenário.
  • Introdução a Design Pattern:
    Com o Design Pattern você terá vários benefícios dentre eles são, código mais enxuto, limpo, organizado, aumentar a qualidade e diminuir a complexidade do seu código.
  • Design Patterns na teoria e na prática:
    Programadores mais novos atualmente se preocupam em tornarem-se especialistas em determinado framework, ignorando a complexidade envolvida por trás e consequentemente deixam de programar orientado a objetos em total plenitude, limitando-se apenas a criar trechos de código que se conectam e são executados por esses mesmos frameworks.

Artigos relacionados