Desenvolvimento de aplicativos para Mobile Phones - Revista Mobile Magazine 42

Este artigo objetiva situar o desenvolvedor no contexto de desenvolvimento de aplicações para telefones convencionais, aqui chamados de mobiles phones, e mais especificamente na família de aparelhos pertencentes à família S40.

De que se trata o artigo:

Este artigo objetiva situar o desenvolvedor no contexto de desenvolvimento de aplicações para telefones convencionais, aqui chamados de mobiles phones, e mais especificamente na família de aparelhos pertencentes à família S40. Além disso, mostraremos ferramentas disponíveis de apoio ao desenvolvedor destacando a API de compra, a de propaganda, a de tratamento de gestos e uma ferramenta de depuração em que o próprio celular pode ser utilizado.

Em que situação o tema útil:

O tema discutido aqui é útil a todo desenvolvedor que deseja atingir uma grande quantidade de usuários, desde aplicativos voltados para utilidades a desenvolvimento de jogos. O tema discutido também é muito útil a desenvolvedores que desejam gerar renda através de sua aplicação não somente no download, mas enquanto a aplicação estiver sendo utilizada. As ferramentas aqui apresentadas são de fácil aprendizado e utilização, e o melhor, são gratuitas.

Resumo DevMan

Utilizando o JavaME, abordamos neste artigo ferramentas de desenvolvimento para mobile phones focando no que há disponível para a família de dispositivos S40 da Nokia. Passamos por estatísticas, conceitos e ferramentas de apoio ao desenvolvedor. Com isso, mostramos algumas das diversas oportunidades neste nicho de desenvolvimento e também como gerar renda com desenvolvimento de aplicativos para os usuários.

Muito se ouve, lê, assiste e compartilha sobre desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Muitas vezes desenvolvimento focado somente em Smartphones, os aparelhos top de linha, com enorme poder de processamento e do qual, claro, pode-se tirar muitas vantagens. Mas este artigo não irá focar em desenvolvimento para smartphones, mas sim no desenvolvimento para a grande parcela de aparelhos presentes no mundo: os mobile phones.

Neste contexto, neste artigo vamos explorar ferramentas que ajudem a atingir essa grande quantidade de usuários, oportunidade de se tornar conhecido e de ter uma grande quantidade de downloads do seu aplicativo. Existem milhares de usuários que utilizam mobile phones, principalmente, em países emergentes. Só a Nokia tem 1.5 bilhões de usuários de mobile phones no mundo.

Em uma pesquisa feita pelo Grupo.Mobi e a W/MCCANN chamada #MOBILIZE 2011 podemos destacar alguns números interessantes de usuários de mobile phones. Na pesquisa se percebe que não ter um smartphone não impede o usuário de acessar redes sociais: 48,7% de usuários de mobile phones acessam as redes sociais pelo celular e 49,9% de usuários de smartphone o usam para a mesma finalidade. Quando se trata de Games/Jogos, a pesquisa retrata que 77,5% dos usuários de mobile phones possuem essa finalidade em comparação a 80,2% de usuários de smartphones. Aplicações relacionadas a Rádio/Música tem uma maior inserção nos mobile phones: 60% dos usuários. Já em usuários de smartphones, 48% utilizam destes tipos de aplicativo. A pesquisa ainda levantou o seguinte questionamento aos entrevistados: “E quais são os mais importantes?” referindo-se aos tipos de aplicativos. Na Tabela 1 apresentamos as respostas.

Aplicativos

Mobile Phones

Smartphones

Redes Sociais

50,3%

53,2%

Instant Messenger

42,9%

44,2%

Games/Jogos

53,7%

33,4%

Rádio/Música

31,5%

20,8%

Tabela 1. Tipos de uso mais importantes de aplicativos

Um dos pontos importantes que a pesquisa levanta é que os recursos e tipos de aparelhos impactam no uso. Os "

[...] continue lendo...

Artigos relacionados