Data as Services aplicado ao Business Intelligence

Quando se trata da implementação de projetos de BI, os clientes buscam facilidade de interação, velocidade de resposta de seus relatórios, escalabilidade e, obviamente, custo de desenvolvimento. Muito em decorrência disso, cresce ao redor do mun

A cada dia que passa, percebemos que aumentou o número de empresas que estão investindo em tecnologia para acompanhar as mudanças e as inovações que surgem. Em contrapartida, isso as deixa cada vez mais dependentes da tecnologia.

Diferentemente do que acontecia há alguns anos, em que a tecnologia era meramente uma facilidade dispensável, a tecnologia hoje está se tornando cada vez mais uma parte integrante das organizações. Se trouxermos ainda para esse contexto tecnológico a prestação de serviços por empresas fornecedoras de soluções de data warehousing e BI, conseguimos verificar uma tendência muito grande de organizações que possuem necessidade de melhor gerir seus negócios aderindo a essas tecnologias.

Atualmente, os clientes não estão somente à procura de um serviço de qualidade, eles estão mais exigentes, buscam soluções para seus problemas, e mais, que tragam o diferencial competitivo para suas empresas. É claro que não se trata apenas de tecnologia para construir soluções empresariais, mas a tecnologia certa faz a diferença. As empresas prestadoras de serviço precisam conseguir aliar não um, mas dois fatores de suma importância para satisfazer os clientes e agregar valor: a tecnologia certa e o "know-how".

Dentro do universo das soluções de Business Intelligence, esses fatores se tornam ainda mais importantes, já que a eficiência na tomada de decisão é essencial para toda e qualquer empresa. E sem uma ferramenta e um serviço de qualidade que consigam contribuir com a tomada de decisão do cliente, por meio de análises e de relatórios gerenciais, o cliente não conseguirá atingir seus objetivos, podendo piorar seu rendimento pelo fato de estar se baseando em uma ferramenta de BI com recursos limitados e em informações sem consistência.

Quando se trata da implementação de projetos de BI, os clientes buscam facilidade de interação, velocidade de resposta de seus relatórios, escalabilidade e, obviamente, custo de desenvolvimento. Muito em decorrência disso, cresce ao redor do mundo um conceito relativamente novo na área de soluções de BI e Data Warehousing, que é o DaaS (Data as Services).

Ao optar por fazer de projetos de BI, surgem várias questões que na maioria se aplicam à continuidade do projeto, como custo de manutenção, pessoal, conhecimento, infraestrutura e segurança. O DaaS é uma das formas de fornecer o produto ao cliente. Em suma, os dados ou as informações originadas de soluções de BI e Data Warehouse serão disponibilizados aos clientes em forma de serviço. O cliente irá usufruir de todo o trabalho que envolve desde a base de dados do cliente, passando pelo Data Warehouse, até os relatórios gerenciais em um formato de serviço. Isso não quer dizer que esse formato se aplica a todos clientes ou que seja a maneira mais eficiente, mas ela certamente é umas das opções mais interessantes para os clientes de pequeno e médio porte que buscam uma solução gerencial e estratégica.

Diante disso, as empresas prestadoras de serviços de BI que fornecem nesse formato de Data as Services se apresentam como a opção com um custo benefício elevado, uma vez que os clientes não precisam se preocupar com alguns custos, como o de pessoal especializado para realizar os projetos. Contratando uma empresa fornecedora de soluções de BI que fornece seus serviços nesse formato, o cliente pode, assim, se concentrar no que mais interessa, que é na tomada de decisão.

Se analisarmos esse formato de serviço de BI e Data Warehousing pela perspectiva do fornecedor, também conseguimos verificar um forte benefício. Já que é rentável e interessante a permanência em clientes por um tempo maior, oferecendo um serviço e criando certas dependências por parte do cliente às informações visualizadas nos relatórios gerenciais do BI. Sem contar o fato de que quanto mais tempo se permanece dentro dos clientes, mais o trabalho vai evoluindo, e o cliente vai cada vez mais colhendo os frutos do serviço. Como o BI, diferentemente de outras, soluções foi criado para dar suporte ao negócio e não à TI, como grande parte das tecnologias, sua incorporação na empresa se torna bem mais facilitada em vista de tecnologias que não influenciam diretamente no negócio do cliente.

Em linhas gerais, o Data as Services aplicado ao Data Warehousing e BI tem o mesmo objetivo final de qualquer outro projeto de BI. Consiste em fazer um aproveitamento dos dados mais importantes do ponto de vista do negócio do cliente, trabalhá-lo, e extrair desses dados informações de caráter gerencial. Tudo isso para que, ao final do processo de desenvolvimento de um projeto de BI, o cliente consiga ter à sua disposição o maior número de informações de qualidade para gerir o seu negócio e tomar as decisões de forma mais assertiva. A diferença é o formato de trabalho, que é o desenvolvimento um projeto de BI e vender as informações trabalhadas ao cliente em forma de serviço.

Artigos relacionados