Curso
Neste curso você aprenderá a implementar uma Web API RESTful quando seu sistema possuir relacionamentos do tipo 1:N no banco de dados. Para isso, aprenderemos como fazer o mapeamento objeto-relacional para que o JPA/Hibernate saiba como lidar com esse tipo relacionamento, e conheceremos o conceito de subrecurso em web services, aprendendo como implementá-lo utilizando o Jersey. A partir disso, vamos demonstrar como construir a URI para possibilitar que o subrecurso também seja especificado através dela, o que nos levará a um endereço como recurso/id do recurso/subrecurso. Com esse caminho, mantendo a base dos conceitos empregados por web services RESTful, será possível realizar todas as ações de um CRUD para ambas as entidades envolvidas no relacionamento.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
13 horas
Neste curso você aprenderá a criar web services RESTful que possibilitam acessar e manipular dados quando lidamos com relacionamentos do tipo 1 para N no banco de dados. Para isso, vamos falar sobre subrecursos e como implementá-los com o Jersey.
Conhecer a arquitetura do projeto é importante para saber como ele está organizado e compreender o processo utilizado para seu desenvolvimento. Com ela é possível enxergar a solução de forma menos dependente do código.
A criação e configuração do projeto é um passo simples e fundamental a toda solução. Aprenda como fazer isso e configurar as dependências relacionadas ao JPA/Hibernate, Jersey e MySQL utilizando o Maven.
Este curso utilizará como base o código implementado no curso Jersey e Hibernate: Criando um web service RESTful. Para finalizar a criação do projeto, veremos como importar as classes já implementadas e migrar o projeto do Eclipse para o Intellij.
Aprenda a programar a entidade Marca (fazendo o mapeamento objeto-relacional), assim como a classe MarcaDAO, a qual fornecerá as funcionalidades básicas para realização das funcionalidades de um CRUD.
Com o DAO de Marca implementado é possível criar a classe da camada service relacionada a essas funcionalidades, assim como o recurso do web service que possibilitará aos sistemas clientes consumirem as funcionalidades relacionadas ao CRUD de macas.
Para saber se tudo está funcionando, vamos realizar alguns testes em nossos web services. Ao fazer isso, será demonstrado que os web services estão funcionando, mas ainda não existe nada que represente o relacionamento do tipo 1:N.
Aprenda como fazer o mapeamento objeto-relacional utilizando anotações da API JPA para sinalizar, no código, que existe um relacionamento do tipo 1 para muitos (1:N) no banco de dados. Conheça, portanto, as anotações @OneToMany e @ManyToOne.
Com um relacionamento do tipo 1:N entre as entidades Marca e Produto, é preciso fazer mudanças na classe ProdutoDAO para que a realização de algumas operações nessa entidade agora envolvam, também, a marca relacionada.
Entre os métodos de ProdutoDAO a serem modificados estão save() e update(). Aprenda o que fazer em cada um deles para que ao criar um produto este seja criado com uma marca e a atualização possibilite, também, a mudança da marca a ele relacionado.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo