Curso
Neste curso você vai aprender a criar sua primeira API REST baseada nos recursos do Spring Framework. Veremos como declarar corretamente os verbos HTTP em cada recurso consumido e também como definir, de forma apropriada, o status de cada resposta fornecida pela API. Por fim, você verá como tratar exceções lançadas pela API com o auxílio de um recurso específico do Spring Framework e como enviá-las de forma mais sofisticada ao cliente. Vale ressaltar, ainda, que na camada de persistência faremos uso da JPA com o Hibernate.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
26 horas
Neste curso serão apresentados os passos iniciais para que você desenvolva uma Web API RESTful com os recursos do Spring Framework, Spring MVC e Hibernate, e assim, obter um alto ganho de produtividade no desenvolvimento de web services.
Conhecer a estrutura do projeto é uma importante etapa para se ter a visão geral do que será abordado ao longo do curso. Além disso, facilita na compreensão dos recursos da tecnologia em análise e como esses recursos são empregados.
Aprenda a criar um projeto Maven na IDE IntelliJ IDEA. Veja quais dependências serão incluídas no arquivo pom.xml e como configurar o plugin para gerenciamento e execução do servidor Tomcat via Maven.
Ao trabalhar em um projeto Spring é necessário configurar os recursos que serão utilizados no projeto. Esses recursos podem ser, por exemplo, o Spring MVC, a integração com a JPA e as classes que devem ser escaneadas para o processo de DI/IoC.
Uma etapa essencial ao desenvolver um projeto baseado em JPA é o mapeamento objeto-relacional entre a classe de entidade e o banco de dados. Veja como esse processo será realizado na classe Curso, com o uso de anotações da especificação JPA.
Fazer uso de padrões de projeto é sempre uma boa prática no desenvolvimento de aplicações. Um padrão bastante explorado ao se trabalhar com persistência de dados é o Data Access Object (DAO), o qual fará parte deste web service.
A separação de responsabilidades entre camadas é uma excelente forma de organizar um projeto. Uma camada de serviço (Service Layer) pode ser usada para este propósito. Dito isso, vamos criar esta camada no pacote br.com.devmedia.curso.service.
Dando continuidade na análise do código fonte da classe CursoServiceImpl, veremos os métodos findById() e findAll(), sobrescrevendo o controle de transações adicionado no topo da classe pela anotação @Transactional.
Todos os web services possuem classes que recebem e respondem às requisições dos clientes. Com o Spring, essas classes podem ser gerenciadas pelo Spring MVC. Sendo assim, serão marcadas como um controller que vai responder às requisições REST.
Após ter trabalhado na classe CursoRestController e em seu método listar(), vamos usar o Postman para testar o consumo desse recurso e ver como executar o Tomcat no IntelliJ IDEA.
O que é Spring?
Hello world com Spring Boot
Primeiros passos com Spring Security