Curso
Aprenda a implementar uma Web API RESTful em sistemas que possuam relacionamentos N:N, isto é, do tipo muitos para muitos, no banco de dados. Neste curso veremos como realizar o mapeamento objeto-relacional para que o framework ORM - Hibernate, por exemplo - saiba como lidar com esse tipo relacionamento. Veremos, também, como aplicar o conceito de subrecursos do Jersey para a construção de URIs e, assim, possibilitar o acesso ao subrecurso, o que nos levará a um endereço como recurso/id do recurso/subrecurso. A partir disso podemos aproveitar os verbos HTTP para executar os métodos de um CRUD, bem como criar ou desfazer um relacionamento, ou mesmo recuperar dados de duas ou mais entidades tirando proveito desse relacionamento.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
11 horas
Aprenda a programar web services RESTful quando em nosso banco de dados existe um relacionamento do tipo muitos para muitos.
Conheça a arquitetura do projeto que utilizaremos como base para o desenvolvimento deste curso. Vamos analisar a estrutura de pacotes e as classes que serão necessárias para que você possa acompanhar a implementação da nossa Web API.
Para que duas entidades possuam um relacionamento do tipo muitos para muitos, é preciso declará-lo com a anotação @ManyToMany da API JPA. Aprenda como fazer esse mapeamento e criar relacionamentos desse tipo no banco de dados do seu projeto.
Com o relacionamento N:N mapeado, podemos começar a atualizar a camada de acesso a dados para programar os métodos que trabalhem sobre esse relacionamento. Assim, vamos ensinar como persistir a ligação entre um projeto e um empregado.
Para consultar dados a partir um relacionamento do tipo N:N, é bastante comum o uso de um recurso comum em consultas ao banco e que não poderia faltar na JPQL. Aprenda neste vídeo quando e como realizar consultas utilizando o JOIN.
Assim como é importante criar um relacionamento, todo sistema também precisa oferecer uma forma de desfazê-lo, visto que um relacionamento entre um empregado e um projeto pode ter sido cadastrado de forma equivocada ou deixar de ser válido.
Com a camada de acesso a dados pronta, vamos atualizar a camada service, a qual foi criada para evitar o acoplamento entre nosso DAO e nossos web services. Veja nesta aula o que precisa ser feito para manter essa boa prática no projeto.
Em web services RESTful, para lidar com relacionamentos de qualquer tipo, é bastante comum adotar o conceito de recurso- subrecurso. Aprenda como utilizar esse conceito em seus projetos.
Para recuperar dados, vamos fornecer duas opções em nossa Web API. O cliente poderá listar todos os empregados que trabalham em um projeto, assim como todos os projetos em que um determinado empregado trabalha.
Para recuperar dados, vamos fornecer duas opções em nossa Web API. O cliente poderá listar todos os empregados que trabalham em um projeto, assim como todos os projetos em que um determinado empregado trabalha.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo