Curso
Neste curso vamos trabalhar com sub-recursos em uma Web API RESTful desenvolvida com o Spring Framework. Um sub-recurso é formado por registros que estão diretamente relacionados à existência de outros registros ou recursos. Um exemplo bastante comum de sub-recursos em uma API RESTful é encontrado quando temos um relacionamento no banco de dados do tipo um para muitos (1:N). Dito isso, o curso vai apresentar algumas técnicas de como lidar com situações em que sub-recursos são necessários.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
18 horas
Neste curso será demonstrado como trabalhar com sub-recursos em um web service RESTful desenvolvido com Spring Framework e JPA. Veja como lidar com o relacionamento entre o recurso e o sub-recurso para persisti-los na base de dados.
Conhecer a estrutura do projeto é uma importante etapa para se ter a visão geral do que será abordado ao longo do curso. Além disso, facilita na compreensão dos recursos da tecnologia em análise e como esses são empregados para atender à demanda
Ao trabalhar com um relacionamento do tipo 1:N no banco de dados, é preciso saber como mapear esse relacionamento junto à JPA. Essa etapa será apresentada nesta aula.
O relacionamento 1:N em sistemas com persistência de dados via JPA pode vir a lançar uma exceção do tipo LazyInitializationException em operações de consulta. Veja como resolver este problema com um simples recurso do Spring Framework.
StackOverflowError é um problema que pode acontecer ao se tentar converter um objeto Java em um objeto JSON quando temos um relacionamento 1:N em um sistema JPA. Saiba porque ele acontece e como resolvê-lo.
Na JPA, um relacionamento 1:N pode realizar a operação de inserção via modo cascata. Para isso, no entanto, é necessário saber lidar com esse tipo de operação e evitar um problema no relacionamento entre as duas tabelas. Veja que problema é este
Para uma operação de insert em cascata com a JPA, em um relacionamento 1:N, é necessário vincular as duas entidades envolvidas nesta operação. Aprenda a criar esse vínculo e a garantir que o relacionamento seja salvo com sucesso no banco de dado
Nesta aula veremos como lidar com o objeto Curso que foi enviado pelo cliente ao web service e como recuperar a lista de videoaulas que deverá ser salva em modo cascata e torná-la apta à operação de insert.
Ao consultar a lista de cursos no web service, o retorno ao cliente trás para cada curso também sua lista de videoaulas. Veja então, como criar um método de consulta via JPA que não retorna a lista de videoaulas para cada curso retornado.
Veja nesta aula como criar um recurso no web service que retorna para o cliente uma lista de cursos com sua lista de videoaulas apenas se o cliente pedir na solicitação por esta opção. Caso contrário, o retorno será sem a lista de videoaulas.
O que é Spring?
Hello world com Spring Boot
Primeiros passos com Spring Security