Curso
O objetivo deste curso de C# é apresentar todos os conceitos envolvidos na refatoração de código e o suporte a essa técnica usando o IDE do Visual Studio 2010. Refatoração é uma boa prática de desenvolvimento que visa modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar o seu comportamento externo. O curso mostra desde refatorações primitivas (primitive refactorings) bem como as refatorações mais complexas obtidas através de composição (composte refactorings). Para aplicação das refatorações são apresentados alguns estudos de caso, como a relação com Testes Unitários, Design Patterns, técnicas avançadas de POO e ferramentas de suporte.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
37 horas
Nesta video primeira aula será mostrada uma introdução a refatoração de código com C# e o suporte oferecido pelo ambiente de desenvolvimento do IDE do Visual Studio 2010.
Nesta video será mostrada a aplicação das refatorações Extract Method e Reorder Parameters suportadas pelo IDE do Visual Studio 2010. Extract Method removerá código redundante (“bed smell”) porém agora fazendo uso de parâmetros.
Nesta video será mostrada a aplicação das refatorações Encapsulate Field e Extract Interface suportadas pelo IDE do Visual Studio 2010. Encapsulate Field reforça um conceito importante da Programação Orientada a Objetos.
Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Adjust Namespaces. Uma boa prática em grandes projetos com o .NET é organizar frameworks de classes em subpastas.
Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Change Signature. Veremos como criar um método que possui uma dada assinatura, com seus devidos parâmetros, nomes e tipos.
Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Convert Abstract Class to Interface. Classes abstratas são largamente utilizadas na programação orientada a objetos para criar estruturas e frameworks mais adaptáveis a mudanças.
Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Convert Anonymous to Named Type. Uma classe anônima no C# é usada para designar uma estrutura com atributos que não estão projetados dentro de um tipo (classe).
Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Convert Extension Method to Plain Static. Um método estático de extensão serve para injetar funcionalidades em uma classe pré-existente.
Nesta vídeo será mostrada a aplicação da refatoração ConvertIndexertoMethod. Um indexador no contexto de uma classe é uma propriedade especial que permite a manipulação de um índice passado diretamente após o nome da instância.
Nesta vídeo será mostrada a aplicação da refatoração Convert Interface to Abstract Class. No exemplo, veremos que uma interface serve para reduzir o acoplamento entre uma classe que precisa acessar um framework de classes derivadas.
Hello World com a linguagem C#
Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET
O que é .NET Core?