Curso
A parte do sistema onde acontece a interação do usuário também é chamada de UI (User Interface). Aplicativo mobile = User Interface (UI) + dados. Aplicativos descentralizados têm foco na User Interface e consomem os dados de um sistema externo, chamado Back-end. Apps descentralizados se conectam a sistemas back-end. O que permite conectar um app mobile a um sistema back-end são as APIs. Para conectar nosso app React com uma API usaremos a biblioteca Axios, muito comum na programação com React. Ao final deste curso você conseguirá construir aplicações React Native que consomem dados de sistemas back-end, através de APIs.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
15 horas
Nesta aula vamos falar sobre aplicativos stand alone e a sua evolução natural: aplicativos descentralizados, ou seja, que se conectam a sistemas back-end. Chamamos esse tipo de app de Aplicativo Cliente.
Vamos rever o papel de APIs, verbos HTTP, formato JSON e códigos de status, por exemplo. O objetivo dessa aula é reforçar esses conceitos pois eles serão utilizados de forma prática daqui para frente.
Nesta aula veremos como utilizar os conceitos que vimos e relembramos para consumir uma API pública na prática no React Native. A API será consumida através do Axios, uma biblioteca de APIs que utilizaremos em nosso projeto React Native.
Nesta aula vamos conhecer o Axios, uma biblioteca que possibilita o consumo de APIs no React Native. O objetivo será entender como o Axios funciona, além de aprender a instalá-lo em nosso projeto.
Nesta aula vamos criar uma aplicação simples utilizando o Axios. Este primeiro exemplo vai consumir a API de UFs e imprimir a lista de UFs no console. Vamos conhecer também o conceito de operações assíncronas, essencial para quem vai trabalhar com APIs.
Nessa aula veremos como acessar apenas os dados das UFs, assim como no Postman.
Quando fazemos uma requisição para uma API pode ser que ocorram erros. Nesta aula vamos aprender como identificar e tratar esses erros utilizando o Axios. O objetivo é que nossa aplicação seja capaz de tratar qualquer erro que ocorra na requisição ou na resposta da API.
Vimos anteriormente que é possível tratar erros com os mais diversos códigos de status. Nessa aula veremos como tratar erros sem resposta, ou seja, erros que ocorrem e não retornam um código de status como o 400, 500 ou 403, além de erros de timeout.
Nessa aula vamos abordar tudo que aprendemos nas aulas anteriores de forma prática para começar a construir uma aplicação de UFs. Ao fim dessa aula seu app será capaz de buscar uma lista de UFs de uma API e listá-las na tela utilizando o array.map.
Nesta aula vamos adicionar ao app de UFs o recurso de busca, permitindo ao usuário encontrar uma UF pelo termo digitado em uma caixa de texto.
React Native: Consumindo APIs Públicas de Terceiros
React Native: Usando Array.map e Array.filter
React Native: Criando um jogo da velha passo a passo