Curso
O Spring é um dos frameworks mais utilizados dentro na linguagem Java. Entre suas principais características temos a injeção de dependências e a inversão de controle, recursos essenciais na integração de ferramentas junto ao Spring. Um bom exemplo dessa integração é o uso do Hibernate e da especificação JPA para a persistência em bancos de dados relacionais. Neste curso, será demonstrado como realizar esta integração em uma aplicação web desenvolvida com o Spring MVC.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
16 horas
Em uma aplicação web é quase certo que você vai trabalhar com banco de dados. Para isso, o Spring Framework fornece um recurso de integração de frameworks ORM e JPA. Neste curso, veremos como fazer essa integração a partir de uma aplicação Spring MVC
Aprenda a importar um projeto no Eclipse. Com o projeto configurado nesta IDE, executaremos o mesmo e conheceremos a aplicação que terá a camada de acesso a dados aprimorada, passando a utilizar JPA/Hibernate.
Conhecer a estrutura do projeto é uma importante etapa para se ter a visão geral do que será abordado ao longo do curso.
Ao trabalhar em um projeto Spring é necessário incluir algumas bibliotecas externas referentes a recursos que serão utilizados durante o desenvolvimento. Aprenda a incluir, via Maven, as bibliotecas do Spring, Hibernate/JPA e MySQL.
Uma etapa essencial ao desenvolver um projeto baseado em JPA é o mapeamento objeto relacional entre a classe de entidade e a tabela do banco de dados.
Ao trabalhar com persistência de dados junto ao Spring Framework é preciso configurar os dados de conexão com o SGBD que será utilizado. No Spring, essa configuração é baseada em um bean denominado DataSource, o qual será apresentado neste vídeo.
Para realizar a integração do Hibernate, JPA e o Spring, é necessário criar alguns métodos que configuram os recursos necessários. Desta forma, o Spring passa a gerenciar a conexão e as transações com o banco de dados.
Após realizar a integração entre o Spring e o Hibernate/JPA, vamos alterar a classe de persistência UsuarioDaoImpl, para receber um objeto EntityManager, da JPA, por meio do processo de injeção de dependências do Spring.
Para recuperar, a partir da aplicação, todas as linhas de uma tabela de um banco de dados, é necessário ter um método responsável por isso. Sendo assim, a classe UsuarioDaoImpl vai receber o método getTodos(), o qual será baseado em JPA.
Nesta aula será demonstrado como criar um método para a ação de inserção na classe UsuarioDaoImpl. O Spring torna esta operação muito simples, ficando basicamente restrita a uma linha de código.
O que é Spring?
Hello world com Spring Boot
Primeiros passos com Spring Security