Curso
Neste curso desenvolveremos uma aplicação padrão de arquitetura MVC e como exemplo faremos um cadastro de usuário persistindo no banco de dados. A estrutura criada neste curso permite que a aplicação ou sites sigam uma organização, respeitando os padrões da arquitetura. A estrutura é bem similar a de um framework MVC, e já está inclusa a conexão com banco de dados, views, páginas de erro e o formulário. O desenvolvimento seguindo padrões nos facilita na criação de uma aplicação em PHP.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
20 horas
Neste curso aprenderemos a desenvolver uma aplicação web em PHP seguindo o padrão arquitetural MVC. A fim de compreender a aplicação desse padrão na prática, analisaremos os componentes do sistema e o relacionamento entre eles.
A fim de construir uma estrutura de fácil compreensão e extensível, separamos os vários arquivos da aplicação em pastas e usamos namespaces para dividir as classes.
Neste vídeo falaremos sobre a estrutura do banco de dados que será usado nesse curso. Aqui utilizaremos o MySQL e para gerenciá-lo empregaremos o Workbench.
O index.php é o arquivo inicial da aplicação. É ele que recebe as requisições e as direciona para os demais componentes do sistema. Neste caso veremos que o index.php instancia a classe App, que é o núcleo da nossa estrutura de classes.
Neste vídeo vamos falar sobre como será feito o tratamento de erros da aplicação. A classe Error foi criada com a finalidade de renderização de erros em uma forma amigável para o usuário, baseando-se nos códigos de status do HTTP (400, 404, 500, etc)
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre quem é responsável por iniciar e intermediar todas as nossas solicitações. A classe App é a principal da nossa aplicação, pois é responsável por tratar as solicitações e integrar os componentes da aplicação.
O método url() foi criado para para converter a URL solicitada e traduzir essa solicitação para a aplicação, de maneira que seja possível identificar qual controller e método foi solicitado.
O htaccess é um arquivo de configuração do servidor Apache. Com ele é possível configurar como o usuário acessará as pastas e arquivos do nosso sistema. Aqui configuraremos a aplicação para receber URLs amigáveis e direcioná-las para o index.php.
O método run() é o principal da classe App. É ele que que inicia as rotas da aplicação através da URL amigável e instancia os objetos dos controllers baseado no que foi solicitado.
O Controller pai da aplicação é responsável pelos controles do sistema e tem como responsabilidade renderizar as views, incluir variáveis nas mesmas, e métodos para redirecionar.
O que é Lumen?
Criando uma API Restful com Lumen
Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP