Curso
Você já criou suas primeiras APIs REST. Agora é o momento de dar um passo adiante e publicar suas APIs na internet. Quando sua API estiver publicada na internet, ela estará disponível para ser consumida por qualquer sistema front-end, em qualquer lugar do mundo. É um passo importante na sua carreira Programador Full Stack. Com isso, você terá dois ambientes: a API rodando na sua máquina e a API rodando na internet. A sua máquina local será o ambiente de teste e desenvolvimento. Na internet você terá o ambiente de produção, ou seja, a API rodando e sendo consumida por outros programadores. Para publicar uma API na internet você precisará de um provedor de hospedagem. Como nossas APIs foram escritas em JavaScript, o provedor de hospedagem precisa ter o Node.js. O processo de publicação de uma API na internet é simples. Veja nesse curso o passo a passo necessário para essa evolução no seu conhecimento prático com APIs.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
6 horas
Neste curso avançaremos no conhecimento prático em APIs, entendendo como publicar uma API na internet.
Nesta aula vamos aprender a usar o GitHub para armazenar o código da sua API. Você entenderá como enviar seu código para o GitHub e como isso pode ajudar a publicar sua API na internet.
Nesta aula você aprenderá a enviar o código para o repositório GitHub usando o terminal. Esse processo é mais ágil, porém é um pouco mais complexo e recomendado para quem já tem alguma familiaridade com a plataforma GitHub.
Nesta aula vamos ver, passo a passo, como realizar a publicação da API de histórico IPCA, feita no projeto da missão anterior, no provedor de hospedagem Render.
Nesta aula veremos passo a passo como realizar a publicação da API de histórico IPCA, feita no projeto da missão anterior, no provedor de hospedagem Azure. Vamos criar uma conta na plataforma, além de instalar a extensão do Azure no VS Code para realizar o deploy no servidor.
Na segunda parte desta aula nosso foco será finalizar o processo de publicação da API no Azure. Para tornar esse processo mais simples, utilizaremos o editor de código Visual Studio Code, que possui uma extensão especial para o Azure.
API com INSERT
Node.js: APIs e bancos de dados
Node.js: APIs RESTful e Coleção de Dados