Curso
A evolução das nossas APIs é separar os dados do código, permitindo que nossas APIs passem a lidar com dados dinâmicos. Isso é útil em sistemas onde os dados podem mudar com o tempo: por exemplo, sistemas e-commerce, onde o preço do produto vai mudar. Neste curso vamos dar o próximo passo no estudo de APIs e aprender como integrar nossas APIs com um banco de dados MySQL, externo ao código. Dessa forma poderemos criar APIs que atendam a sistemas com dados dinâmicos, que vão mudar com o tempo.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
18 horas
Nesta aula vamos entender as vantagens de integrar nossas APIs com bancos de dados, ao invés de escrever as coleções de dados diretamente no código da API.
Nesta aula vamos ver o que será feito no projeto do curso e faremos a modelagem dos dados, que é o primeiro passo na criação de uma API conectada a um banco de dados SQL.
Nesta aula você aprenderá sobre a normalização de dados. Vamos entender porque a normalização é importante e como ela melhora a qualidade do banco de dados. Vamos explorar também o contexto de tabelas desnormalizadas.
Nesta aula veremos o processo de instalação do servidor de banco de dados MySQL.
Nesta aula iremos criar um banco de dados para o projeto Copa Libertadores utilizando o MySQL Workbench. Veremos o processo de criação tanto por meio de códigos SQL quanto pela interface gráfica do Workbench.
Nesta aula você aprenderá como lidar com vários bancos de dados no MySQL, algo importante ao trabalhar em diversos projetos de API. Exploraremos como criar novos bancos de dados e a importância de configurar usuários e senhas de acesso exclusivos para cada um.
Nesta aula veremos como criar uma tabela no nosso banco de dados e configurar o campo id como uma chave primária de incremento automático. O objetivo desta aula é preparar a tabela para que possa receber os dados que serão armazenados nela posteriormente.
Na aula anterior nós configuramos nossa tabela campeonatos e deixamos ela pronta para inserção de dados. Nessa aula veremos como inserir registros na nossa tabela através do comando INSERT e também de forma gráfica, utilizando o MySQL Workbench.
Nesta aula vamos entender como funciona o processo que nos permite acessar um banco de dados via JavaScript. Para isso vamos conhecer e instalar a biblioteca mysql2. Através dessa biblioteca vamos nos conectar e consumir dados das tabelas criadas no MySQL, diretamente da nossa API.
Nesta aula vamos conhecer os tipos de conexão existentes no mysql2, além de escolher qual o mais indicado para o nosso projeto. O objetivo é explorar o createConnection e o createPool para entender suas diferenças e determinar o modo mais adequado para cada situação.
Node.js: API com Autenticação
Node.js: API com INSERT
Node.js: Publique sua API na internet