Curso
Você aprendeu anteriormente a criar APIs que retornam registros de um banco de dados. Neste curso vamos dar o próximo passo no estudo de APIs com bancos de dados e aprender como criar uma API que cadastra informações em um banco de dados MySQL. Dessa forma poderemos criar APIs que atendam a sistemas com dados dinâmicos, que vão mudar com o tempo.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
14 horas
Nesta aula vamos aprender um pouco sobre a proposta do curso, além de descobrir como o conteúdo aprendido vai nos ajudar na jornada de programador empreendedor.
Nesta aula vamos dar início a construção da nossa API de cadastro. Faremos isso através da criação da tabela de leads que será usada no armazenamento dos dados cadastrados pela API. O objetivo é ao final desta aula termos um banco de dados e uma tabela criados.
Nesta aula nós vamos relembrar o comando INSERT, utilizado para inserir registros no banco de dados. O objetivo é reforçar o entendimento desse comando antes de utilizarmos ele no nosso código JavaScript.
Nesta aula vamos iniciar o código da nossa API nos conectando ao banco de dados e inserindo um registro na tabela. Nesse momento nós ainda não criaremos um endpoint, vamos apenas construir a função na camada de serviço e utilizá-la para inserir um registro no banco de dados.
Nesta aula vamos relembrar um pouco sobre o padrão REST e o uso dos verbos HTTP. Além disso, veremos como front-end e back-end se comunicam no processo de requisição e resposta de uma API. Ao final desta aula você terá um entendimento sólido sobre o processo de consumo de uma API.
Nesta aula vamos dar sequência na construção da nossa API de Leads. O objetivo aqui é criar o endpoint /usuários de modo que ele receba nome e email e cadastre essas informações no banco de dados. Ao final dessa aula nossa API terá o endpoint /usuarios concluído e cadastrando dados.
Nesta aula veremos o que são SQL Injections e como esse tipo de ataque malicioso pode ser perigoso. O objetivo é entender seu funcionamento, para então podermos proteger nosso código contra esse tipo de ataque.
Nesta aula vamos dar continuidade ao assunto SQL Injection e veremos como proteger nossos dados desse tipo de ataque. O objetivo é conhecer os prepared statements, recurso do banco de dados que transforma ataques SQL Injection em textos inofensivos.
Nesta aula falaremos sobre o processo de validação de dados. A validação de dados é um processo que tem como objetivo filtrar informações recebidas do usuário para garantir sua integridade.
Nesta aula vamos utilizar os conceitos de validação vistos na aula anterior e implementá-los na prática no nosso código JavaScript. A ideia é construir um código inicial das validações para vermos como esse processo funciona na prática
Node.js: API com Autenticação
Node.js: APIs e bancos de dados
Node.js: Publique sua API na internet