Curso
Neste curso vamos dar o próximo passo no estudo de APIs e construir um sistema administrativo que nos permita listar os dados de todos os usuários cadastrados. Contudo, nossa API contará com um sistema de autenticação baseado em troca de token (Token Exchange) utilizando o padrão JWT, e só vai permitir o acesso a lista de usuários para requisições autenticadas.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
10 horas
Nesta aula vamos aprender um pouco sobre a proposta do curso, além de descobrir como o conteúdo aprendido vai nos ajudar na jornada de programador empreendedor.
Nesta aula vamos entender em mais detalhes como o nosso projeto de API com autenticação vai funcionar. A ideia é entender o que acontece quando uma autenticação falha e como isso é tratado pela API.
Nesta aula vamos avançar no entendimento do processo de autenticação. A ideia é entender o conceito de token, utilizado quando a autenticação é bem-sucedida.
Nesta aula vamos avançar no entendimento do processo de autenticação. A ideia é entender como a API sabe que um token é válido para poder autorizar o acesso aos dados.
Nesta aula vamos entender dois importantes conceitos do nosso projeto antes de iniciar o estudo do código. O objetivo é compreender dois pontos: por que utilizar POST para o login e como nossa aplicação lida com usuários administrativos
Nesta aula vamos começar a entender o código da nossa aplicação. O objetivo é entender como os processos descritos nas aulas anteriores são feitos no código.
Nesta aula vamos avançar no entendimento do código da nossa aplicação, conhecendo o processo de geração do token. A ideia é entender o que é JWT e como utilizamos esse padrão para gerar os tokens da nossa aplicação.
Nesta aula vamos conhecer o processo de recebimento do token, ou seja, como a API recebe o token vindo do front-end. A ideia é entender como o endpoint /lista-leads sabe que o token foi recebido e como ele é acessado.
Nesta aula veremos o processo de validação do Token, ou seja, como a API sabe que o token recebido é válido. A ideia é entender como o endpoint /lista-leads faz para saber se deve liberar o acesso aos dados para quem está fazendo a requisição
Nesta aula veremos como utilizar o retorno da validação do token para permitir o acesso a API de leads. O objetivo é que, ao fazer a requisição com o token válido, a listagem dos leads seja retornada.
Node.js: API com INSERT
Node.js: APIs e bancos de dados
Node.js: Publique sua API na internet