Curso
Neste curso aprenderemos a utilizar o Hibernate em nossas aplicações Java para gravar e ler informações do banco de dados. Aqui veremos o que é necessário para instalar esse framework em nosso projeto utilizando o Maven, como configurá-lo para acessar o MySQL e como realizar as operações de CRUD utilizando uma entidade. Para isso seguiremos a especificação da JPA, aplicando em nossa entidade anotações como @Entity e @Id, contidas no pacote javax.persistence.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
13 horas
Iniciando nosso curso falaremos sobre as tecnologias utilizadas e teremos uma visão inicial do projeto utilizado para explorar as funcionalidades do EntityManager. Também falamos sobre a importância de usar o Hibernate como implementação da JPA.
Para facilitar a configuração do ambiente de desenvolvimento usaremos o Maven. Ele será responsável por gerenciar as dependências do projeto e ainda por seu processo de construção. Neste vídeo veremos como criar um novo projeto do Maven.
O gerenciador de projetos Maven realiza diferentes tarefas a partir de uma unidade central de informação: o pom.xml. Em nosso projeto, o Maven será responsável por gerenciar as dependências e construir a aplicação.
No exemplo apresentado nesse curso vamos persistir uma entidade que abstrai as informações de um lembrete, como título e descrição. Sendo assim, precisamos criar essa classe dentro do projeto.
O processo de criação de uma entidade se inicia com a adição de algumas anotações à classe Java. Neste vídeo veremos quais são essas anotações, sua função dentro do Mapeamento Objeto-Relacional, bem como as orientações para sua utilização.
Agora que temos uma classe devidamente mapeada, podemos partir para a configuração da conexão com o banco de dados, dentre outras necessárias para o funcionamento do framework. Faremos isso através do arquivo de configuração da JPA, o persistence.
A tarefa mais básica do nosso código de persistência será a criação de uma EntityManagerFactory. Mas, apesar de trivial, essa classe realiza inúmeras ações. Falaremos sobre o carregamento das configurações declaradas no arquivo persistence.xml.
Nesse vídeo veremos como persistir uma entidade utilizando o EntityManager. Ao final desse vídeo, observaremos a criação do banco de dados, assim como da tabela de lembretes, a partir do código criado nos vídeos anteriores.
É comum precisarmos de consultas personalizadas para a localizar dados em um banco de dados relacional. Neste vídeo veremos como construir uma consulta com a linguagem HQL, equivalente a um SELECT * FROM, que lista todas as entidades disponíveis.
Sabendo seu identificador, podemos utilizar o método find para localizar uma entidade. Neste vídeo veremos como utilizar esse método, seu retorno no caso da entidade não existir, bem como quais parâmetros ele recebe e como fornecê-los.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo