Curso
Node.js é um ambiente de execução JavaScript, que trouxe essa linguagem para fora do navegador. Ele é também uma das soluções mais performáticas para a programação de softwares que necessitam funcionar em rede, incluindo aplicações web, principalmente por causa do seu modelo de I/O não bloqueante. Nesse curso veremos como criar uma API RESTful com essa tecnologia combinando-a com o Express e o Sequelize ORM, alguns dentre os seus frameworks mais utilizados.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
9 horas
Conheça a API que criaremos ao longo do curso e todas as tecnologias utilizadas. Aqui apresentamos também a estrutura do projeto, seus principais arquivos, bem como a integração entre cada um dos seus componentes.
Entenda qual é a importância do Express para uma aplicação web programada com o Node.js, bem como o papel de cada uma dessas tecnologias neste contexto.
Criaremos neste vídeo o entry point da aplicação com o Express. Veremos como instalar esse framework com o NPM, bem como as alterações necessárias no app.js para utilizá-lo.
Isolar os dados de configuração do banco é uma boa prática e neste vídeo veremos como fazer isso no Node.js. Falaremos também sobre variáveis de ambiente e como o Node.js permite a troca entre os ambientes de desenvolvimento e produção.
Conheça o modelo de configuração baseado em metadados do Sequelize, com os quais programamos tanto os dados do modelo quanto a sua validação. Com essas informações, o Sequelize cria um objeto através do qual acessamos a sua API de persistência.
Apesar do Express não necessitar de um controller para funcionar corretamente, devido ao seu modelo de execução através de middlewares, como uma boa prática criaremos esse módulo para a aplicação neste vídeo.
Agora que temos os métodos do módulo controller criados, precisamos instruir o Express como chegar até eles. Para isso criaremos um módulo de rotas, no qual conectamos as URIs dos recursos da aplicação com os métodos do controller que os processam.
Neste vídeo veremos como sincronizar o modelo e o banco de dados, criando assim as tabelas necessárias para persisti-lo. Por fim, adicionaremos na aplicação a capacidade de tratar erros inesperados sem quebrar o contrato de retorno via JSON.
Agora que você já sabe programar com o Node, veja quais podem ser os seus próximos passos com essa tecnologia.
API com INSERT
Node.js: APIs e bancos de dados
Node.js: Publique sua API na internet