Curso
Neste curso aprenderemos a implementar relacionamentos do tipo 1:N (um para muitos) utilizando o Entity Framework. Para isso mapearemos duas tabelas do banco de dados que estão relacionadas e veremos como configurar nossas classes para refletir esse relacionamento.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
11 horas
Iniciando nosso curso veremos o cenário que será utilizado como exemplo ao longo dos próximos vídeos e como ocorre o relacionamento 1:N (um para muitos).
Uma das formas de estabelecer o relacionamento 1:N no Entity Framework é criar uma propriedade do lado “N”, nesse caso, no produto. Isso adicionará automaticamente uma chave estrangeira no banco de dados.
Também é possível estabelecer o relacionamento 1:N criando uma lista de objetos do tipo N na classe que representa o lado 1. Ou seja, criando uma lista de produtos na marca.
Para definir a obrigatoriedade no relacionamento e fazer com que todo produto esteja vinculado a uma marca é preciso explicitar a chave estrangeira por meio de uma propriedade na classe Produto, como veremos nesse vídeo.
A inclusão de um novo produto no banco de dados se dará em três cenários possíveis: com uma marca ainda não cadastrada, com uma marca existente e sem marca. Veremos aqui como a aplicação se comporta nos três casos.
Veremos agora como modificar a marca de um produto, apontando para outro registro já existente no banco de dados.
Como veremos neste vídeo, também é possível inserir uma marca com uma coleção de produtos vinculados a ela e todos os registros serão gravados no banco na mesma operação.
Ao carregar um produto do banco de dados veremos que automaticamente teremos acesso à sua marca. Isso é feito internamente pelo Entity Framework, que se encarrega de preencher a propriedade Marca.
Agora veremos como listar os produtos pertencentes a uma marca, acessando para isso a propriedade Produtos da classe Marca, que é preenchida automaticamente pelo Entity Framework.
Por padrão, o Entity Framework efetua o delete em cascata, ou seja, ao remover uma marca excluímos também todos os produtos vinculados a ela. Neste vídeo analisaremos esse comportamento e veremos como desabilitá-lo.
Hello World com a linguagem C#
Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET
O que é .NET Core?