Curso
Neste curso veremos uma introdução a algoritmos, utilizando como linguagem de apoio o Portugol. Para isso, abordaremos assuntos como descrição narrativa, fluxogramas e pseudocódigos, fundamentais para quem está iniciando na programação. O curso aborda tópicos iniciais no processo de elaboração de algoritmos a partir da descrição narrativa, fluxogramas e pseudocódigos. Como linguagem para o desenvolvimento dos algoritmos o curso vai utilizar o Portugol, junto a ferramenta Portugol Studio.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
16 horas
Este curso tem como objetivo introduzir o estudante aos conceitos básicos e iniciais de algoritmos. Usando na parte prática a ferramenta Portugol Studio.
Neste vídeo serão abordados alguns conceitos básicos sobre o que são algoritmos e também dois tipos de representação de algoritmos, a Descrição Narrativa e o Fluxograma.
Neste vídeo serão abordadas as representações de algoritmos por meio de Pseudocódigo, Português Estruturado e Portugol. Além disso, vamos instalar a ferramenta Portugol Studio para o desenvolvimento de algoritmos.
Neste vídeo serão demonstrados os tipos de dados usados para se criar variáveis no Portugol, como também, uma lista de operadores aritméticos e de atribuição.
Neste vídeo serão demonstradas as regras e conceitos que tangem os operadores lógicos, assim como os operadores relacionais existentes no Portugol.
Neste vídeo serão apresentadas as estruturas condicionais se, senão e senão se, bastante utilizadas na construção de algoritmos.
Neste vídeo serão apresentadas a estrutura condicional escolha-caso, utilizada na construção de algoritmos em substituição ao se, senão e senão se.
Neste vídeo será apresentada a estrutura de repetição ou laço de repetição ‘para’, a qual tem como objetivo permitir que um conjunto de instruções seja executado repetidas vezes até que se atenda a condição desejada.
Neste vídeo será apresentada a estrutura de repetição ‘enquanto’, a qual tem como objetivo permitir que um conjunto de instruções seja repetido até que se faça a condição desejada.
Neste vídeo será apresentada a estrutura de repetição ‘faça-enquanto’, a qual se diferencia das demais porque o conjunto de instruções que deve ser repetido sempre será executado pelo menos uma vez.
Programando com Smartphone
Publique seu site na internet
API - Application Programming Interface